Diagnóstico Situacional para Equipamentos de Saúde: uma Abordagem para a Engenharia Clínica

Médica trabalhando em sala de cirurgia usando monitores de verificação de equipamento

Objetivos gerais

  • Compartilhar a teoria que embasa um diagnóstico situacional de equipamentos de saúde; 
  • Disponibilizar tecnologias em realidade imersiva para que o aluno possa simular uma atividade prática (hands-on) e fixar os conhecimentos aprendidos;
  • Desenvolver senso crítico sobre diagnóstico situacional de equipamentos de saúde, que capacite o profissional a executar esta atividade em qualquer tipo de serviço de saúde, desde o planejamento, execução e elaboração de relatório.

Justificativa do curso

Justifica-se pela necessidade de formação de profissionais com capacidade de realização de um diagnóstico situacional de qualquer parque de equipamentos de saúde. A disponibilidade de cursos focados em atividades práticas, típicas da rotina de um serviço de engenharia clínica, é baixa, frente a uma demanda crescente de profissionais no mercado de trabalho. Em particular, o diagnóstico situacional é a primeira atividade que deve ser realizada pelo profissional responsável por gerenciamento de equipamentos de saúde e o conhecimento teórico sobre esta temática encontra-se fragmentado em diversos acervos técnicos. Como se trata de atividade prática, exercícios desenvolvidos em ambientes de realidade imersiva possibilitarão que os participantes do curso vivenciem a experiência de realizar um inventário do parque de equipamentos de saúde, parte integrante de um diagnóstico situacional em um serviço de saúde, de forma interativa. Além disso, este formato remoto não limita que somente profissionais próximos a grandes centros urbanos tenham acesso a cursos desta natureza, o que faz a distância geográfica não ser um limitante para a ampla participação. Assim, este curso apresentará não somente o embasamento teórico, mas também proporcionará experiências práticas compartilhadas pelos instrutores que possuem mais de 10 anos de atuação neste campo.

Público-alvo

Profissionais do segmento saúde que atuam ou visam atuar com gestão de tecnologias; alunos de graduação e especialização em áreas relacionadas à gestão de equipamentos de saúde.

Conhecimentos necessários para participação no curso

    1. Tecnologias em saúde, em especial equipamentos de saúde;
    2. Mínimos de informática (navegador, word, excel, power point);
    3. Acesso à plataforma de reuniões online (Teams, Zoom ou Meets).

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174
  • Endereço de contato: Bloco B - Sala 8

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

  • Período: 
  • Carga Horária: 04h/a
  • Duração: 02 dias

Horários do curso

  • Modalidade: Online
  • Horário: 18h30 às 22h30, 19h às 21h (aula bônus)

Matrículas

  • Vagas: 24

    1. PREMISSAS DO CURSO
    2. CONCEITOS E DEFINIÇÕES
    3. FUNDAMENTAÇÃO, VISÃO E OBJETIVOS DO DIAGÓSTICO SITUACIONAL
    4. SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DO DIAGÓSTICO SITUACIONAL
    5. DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO
    6. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PARA LEITURA
    7. FECHAMENTO E FEEDBACK

Fernanda Vieira

Graduada em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia; Especialista em Engenharia Clínica pela Universidade de Brasília e em Economia da Saúde pela Universidade de Goiás; Mestra em Gestão e Inovação em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Atua na área de engenharia clínica desde 2013, sendo a maior parte com desenvolvimento de diretrizes e ações de estruturação de engenharia clínica em uma grande rede de hospitais públicos. Foi uma das idealizadoras das compras de equipamentos de alta complexidade na modalidade turnkey e da gestão por processos em sua instituição. Impulsionada pela inovação, hoje tem foco no compartilhamento de suas experiências, por meio de palestras, aulas e publicação de artigos. Do ciclo de vida da tecnologia, se dedica a estudar a fase de incorporação e aquisição. Faz parte da Comissão Feminina Ernestina Marques, da Associação Brasileira de Engenharia Clínica.

Fernando Oliveira

Analista de sistemas, mestre e doutor em Engenharia Elétrica com ênfase em Engenharia Biomédica pela Universidade Estadual de Campinas. Experiência profissional no desenvolvimento de projetos na área da Engenharia Clínica, atuando principalmente com: desenvolvimento e implantação de soluções digitais, análise e criação de modelos e indicadores. Experiência na área de educação e treinamento profissional como criador, coordenador e professor do curso de Gestão de Tecnologias da Informação em Saúde, oferecido pela Universidade federal de Itajubá e curso de especialização em Engenharia Clínica oferecido pela Universidade Estadual de Campinas.

Gustavo Vivas

Atua na área de Engenharia Clínica há mais de 15 anos, onde já desenvolveu projetos de expansão, implantação e gestão de serviços de engenharia clínica no RJ, MA e ES. É graduado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Espírito Santo, possui Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Estadual de Campinas e Especialização em Engenharia Clínica pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Atualmente desenvolve trabalho como Chefe do Setor de Engenharia Clínica em um Hospital Universitário, e atua principalmente com gestão de serviços e pesquisas na área de engenharia clínica, além de treinamentos e capacitação de estudantes e profissionais da área da Saúde. 

Forma de Pagamento

Matrícula de R$ 385,00

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: informamos que o pagamento por cartão de crédito, parcelado ou não, está disponível na forma online, no ato se sua Inscrição.

OBS3.: na forma de pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

 

Termos de cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.