null 13ª Mostra Unifor de Cinema celebra 15 anos do Curso de Cinema e Audiovisual

13ª Mostra Unifor de Cinema celebra 15 anos do Curso de Cinema e Audiovisual

Com a exibição de 15 filmes realizados por estudantes e egressos da Unifor, o evento gratuito acontecerá de 21 a 24 de novembro, no Cinema do Dragão.

Realizadores da 13ª Mostra Unifor de Cinema (Foto: Divulgação)

Encantar o cinema e povoá-lo com outras histórias, novas formas, diferentes experiências sensoriais. A 13ª edição da Mostra Unifor de Cinema (MUC) chega ao Cinema do Dragão de 21 a 24 de novembro,  para celebrar os 15 anos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz

Na ocasião, serão exibidos 15 filmes, sendo um longa-metragem e 14 curtas realizados por estudantes e egressos do curso. A primeira noite do evento é marcada pela pré-estreia do longa premiado no Festival de Cannes “A Flor do Buriti" (2023), dirigido pela brasileira Renée Nader e o português João Salaviza. Com parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Cinema do Dragão,  as exibições iniciam sempre às 19h e são abertas ao público.

“A experiência social contemporânea nos convoca a pensar especialmente sobre a diversidade, em todas as suas dimensões. Como podemos pensar sobre isso na experiência do cinema?”, questiona Bete Jaguaribe, professora e coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. “A propositura é Encantar o Cinema, na perspectiva de aprofundar experiências inclusivas, e colocar na pauta uma série de questões que precisam engajar, especialmente, os espaços de formação, tanto no que se refere à produção quanto à fruição audiovisual”, destaca a docente.

Com curadoria assinada por Andrea Pires, Isaac Pipano e Samuel Brasileiro, a mostra traz às telas nove filmes, que se juntam a outros cinco do Cine Experiência Lab, iniciativa acadêmica inédita de desenvolvimento de projetos ficcionais de audiovisual.  O Laboratório mobiliza alunos numa imersão criativa de quatro semestres, em que seus projetos são desenvolvidos e realizados com o acompanhamento e a orientação de professores e profissionais de mercado.

“A curadoria procurou se nortear pelo mote da mostra, a ideia do “encantamento”, ao compor um arranjo que destaca a heterogeneidade da produção cinematográfica do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Optamos por selecionar obras que possuem gestos e movimentos de criação muito diversos, que apontam para a pluralidade de possibilidades de criação cinematográfica”, explica o professor Isaac Pipano, sobre a seleção das obras.

Resultado de dois anos de discussões, pesquisa e aprendizado, Nicole Nasser atuou pela primeira vez na direção audiovisual. “Vai ser a primeira vez que vou ver esse filme no cinema, e se torna mais especial por ser meu primeiro filme como diretora. Vai ser muito bom ver a equipe toda assistindo o resultado de vários meses de trabalho”, afirma a estudante e realizadora do curta-metragem “A parte que falta” (2023).

15 anos de Cinema e Audiovisual da Unifor

Primeira graduação na área do Ceará, o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor chega aos 15 anos conquistando o campo do cinema no estado. “Nestes 15 anos, o curso tem contribuído com a formação de jovens talentosos que atuam no mercado nacional e internacional. Estamos presentes no debate público sobre políticas públicas, contribuindo com o aperfeiçoamento dessas políticas”, afirma a coordenadora Bete Jaguaribe, que ressalta ainda a construção constante de novas metodologias de ensino, com experiências exitosas como o Programa de Laboratórios de Criação.

“Ao celebrar 15 anos, o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor conquista  um lugar de maturidade e singularidade no panorama nacional”, afirma Isaac Pipano. Para o professor, a produção se destaca pela heterogeneidade, que transita entre obras experimentais, animações, documentários, séries e ficções, dialogando com a tradição de determinados gêneros cinematográficos com a interação com outras artes, como o teatro, a instalação, a música e a performance.

Confira a programação da MUC

21/11 | Sala 02 do Cinema do Dragão, às 19h

• A flor do buriti (2023) - 125', Ficção, Direção: João Salaviza e Renée Nader Massora

22/11 | Sala 02 do Cinema do Dragão, às 19h