null 5 coisas que toda empresa espera de um estagiário

Qui, 2 Abril 2020 11:54

5 coisas que toda empresa espera de um estagiário

Conheça habilidades e competências valorizadas para conseguir um estágio de sucesso no currículo.

Professora Karol Mota, coordenadora da Central de Carreiras da Universidade de Fortaleza, dá dicas para os estudantes (Foto: Ares Soares)

Estudar e também dar início a uma rotina de trabalho, nem sempre é fácil. Ao adentrar no mercado profissional, os estagiários muitas vezes se deparam com algumas dificuldades, afinal, estão em processo de aprendizado, mas também querem começar sua carreira. É necessário esforço e certa cautela para atender ao que a empresa pede.

A coordenadora da Central de Carreiras da Universidade de Fortaleza, professora Karol Mota, explica que o estagiário deve preparar-se previamente  e, antes mesmo de uma seleção, , deve conhecer o perfil da empresa na qual deseja estagiar. “Algumas empresas pedem um perfil mais formal, informal ou requerem uma postura mais firme ou mais flexível, o candidato precisa avaliar o seu próprio perfil e colocar na entrevista que ele está ali porque reconhece que aquela empresa é um espaço no qual ele deseja contribuir”, alerta Karol.

Esclarecendo melhor o assunto, a professora cita as cinco coisas que toda empresa espera ao contratar um novo estagiário. Confira:

1 - Conhecer a organização

Segundo a professora, as organizações estão esperando cada vez mais que os estudantes procurem participar de processos seletivos em que eles saibam como funciona o cargo, a empresa. “Já está ficando um pouco clichê, mas é algo que sempre é pedido: os candidatos devem conhecer a organização e estar alinhados às propostas dela.As empresas se interessam por candidatos que possam contribuir de forma efetiva com o que é pedido”, fala.

2 - Comprometimento

A organização vai se interessar mais facilmente pelo estudante que se compromete com o que ela acredita. “Por isso, vão ser sempre preferíveis candidatos comprometidos com a missão, visão e valores do estabelecimento”, ressalta.

3 - Flexibilidade

A capacidade de o funcionário se adaptar às novas condições, muitas vezes, sendo pegos de surpresa.

4 - Bom relacionamento

A capacidade de se relacionar bem com as pessoas da empresa também é algo muito pedido. “Principalmente em situações de adversidades ou crise, se o estagiário consegue propor novas soluções, ele vai chamar cada vez mais atenção da organização”, fomenta.

5 - Visão Crítica

“As empresas, sem dúvida, também requerem visão crítica dos estagiários para colocarem em prática sua competência técnica”, reforça a professora.

Plataforma Unifor Carreiras

A área de Carreiras Unifor conta com a maior plataforma para gestão de carreiras no mundo. Através desta nova ferramenta, alunos e empresas têm acesso a diversos recursos oferecidos pela Unifor, visando o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos e afirmando o compromisso da Universidade em promover a interação entre a Universidade e empresas, desta forma oportunizando o contato inicial com o mundo do trabalho.

O banco de oportunidades online conecta alunos e empresas em uma só plataforma e possibilita à empresa publicação de vagas de trabalho e estágio de forma gratuita. Empresas podem receber os currículos dos alunos por e-mail ou acumular na plataforma para revisar ao final do período de candidaturas. Além disso, permite acesso a banco de currículos de alunos por área de atuação, aproximando empresas com suporte a atividades no campus, como palestras e feiras de carreiras.