null Alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz recebem óculos de grau gratuitamente

Qua, 21 Novembro 2018 16:48

As doações partiram de parceria entre as empresas Aliança de Ouro, Varilux e Sociedade Cearense de Oftalmologia

A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz oferece educação de qualidade às crianças das comunidades circunvizinhas à Unifor. Foto: Ares Soares.

A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, recebeu no último dia 20 de novembro a ação social “Um por Um”, fruto do projeto Aliança Solidária, criada pela empresa Aliança de Ouro, e que visa beneficiar entidades e instituições focadas no bem estar da população carente do Ceará com a proposta de que a cada um óculos vendido, um seja doado. Por meio da ação, mais de 100 crianças da Escola puderam participar de testes de visão e receber óculos de grau gratuitamente, custeados pelos parceiros da ação.

A ação social surgiu diante dos dados do Programa de Alfabetização Solidária do Ministério da Educação (MEC), demonstrando que 23% das crianças abandonam os estudos por dificuldades visuais e distúrbio oculares não identificados. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 25% dos estudantes do ensino fundamental podem apresentar alguma perturbação oftalmológica, dos quais 10% podem necessitar de óculos.

Por meio de promoção válida até o último dia 11 de novembro, a cada par de lentes Varilux vendida, um óculos foi doado para a instituição. A ação é uma parceria do Grupo Aliança de Ouro, com patrocínio das lentes Varilux Brasil e da Sociedade Cearense de Oftalmologia. Para Erivan Ferreira, diretor presidente da Aliança de Ouro, a ideia da empresa é beneficiar a maior quantidade de crianças possível com a campanha. “Essa ação é mais do que uma atividade solidária, é um projeto importante para garantir o futuro das nossas crianças, que precisam de atenção e cuidados para não desistirem da educação”, ressalta.

Erivan relata ainda que em 54 anos de existência da empresa, sua equipe sempre teve o desejo de promover uma ação social. “Foi então que nós criamos o projeto Aliança Solidária, que presta apoio a pessoas carentes do Ceará, pois nós somos uma empresa genuinamente cearense. Escolhemos a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz pelo belo trabalho que ela desenvolve na comunidade do Dendê. Achamos esse trabalho lindo”, conclui.

Já a diretora da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, professora Mônica Galeão, diz que se sente muito feliz por ter a instituição a qual dirige sendo beneficiada pela ação. “A Escola foi grandemente presenteada com a ação da Aliança de Ouro. Acho essa ação muito importante porque é uma forma de a Escola saber as necessidades dos alunos quanto a sua saúde ocular e através disso podemos ter alunos muito mais motivados a estudar, pois aquilo que poderia atrapalhar o seu desempenho, que é a dificuldade de enxergar, já não existe mais”, destaca a professora.

Ex-aluno do curso de graduação em Medicina pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Regis Soares, hoje médico oftalmologista e membro da Sociedade Cearense de Oftalmologia, foi um dos responsáveis por realizar os testes de visão nos alunos da Escola Yolanda Queiroz. Ele diz que sempre é uma satisfação retornar ao campus da Universidade que o formou. “Eu tive uma formação muito sólida aqui na Unifor e a gratidão de retribuir um pouco do que eu aprendi nessa instituição é muito grande. Eu me sinto muito bem toda vez que venho aqui e estou honrado em contribuir com essa ação aqui na Universidade”, declara.

Sobre a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

Inaugurada em 1982, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz oferece educação de qualidade às crianças das comunidades circunvizinhas à Universidade de Fortaleza (Unifor), a fim de proporcionar ensino diferenciado aos alunos. Localizada dentro do campus, a Escola proporciona anualmente educação gratuita a cerca de 540 crianças do Infantil 5 até a 5ª série do ensino fundamental. Os alunos recebem gratuitamente também material escolar, refeições e fardamento. A matriz curricular da escola é enriquecida com atividades como informática, artes plásticas, ludoteca, música, leitura e educação física.

A Escola Yolanda Queiroz é também campo de prática de estágio para alunos dos cursos dos Centro de Ciências da Saúde (CCS), como Educação Física e Psicologia. A instituição se renova nas formas de ensinar, aprender, avaliar, organizar e de como trabalhar com o conhecimento, de forma a respeitar singularidades do desenvolvimento humano.