Medicina Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Estudante realiza simulação de atendimento

Esse curso é para quem quer…

...a melhor formação em Medicina de Fortaleza e deseja transformar vidas ao cuidar da saúde das pessoas. Para isso, é essencial avaliar, sistematizar e decidir condutas com base em critérios técnicos e científicos, considerando benefícios, riscos e recursos disponíveis, sempre pensando no indivíduo e na coletividade.

e deseja…

… atuar como promotor da saúde integral do ser humano por meio do desenvolvimento de ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Período
Integral

Duração
6 anos

Vagas
100

Informações para contato

Coordenação: Profa. Rejane Brasil Sá

  • E-mail de contato: medicina@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3676
  • Endereço de contato: Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) | 3º andar

Por que cursar Medicina na Unifor?

No curso de Medicina da Unifor, você é preparado para exercer uma profissão complexa, com muitas opções de atuação profissional no campo clínico, nas várias especialidades e espaços de prática (hospitais, ambulatórios e consultórios), na pesquisa, na saúde pública e na gestão. Considera-se que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim um estado de bem-estar em que a pessoa se encontra em plenas condições físicas, psicológicas, emocionais e até mesmo sociais.

Avaliada com nota máxima (5) pelo MEC, a graduação está estruturada com todos os recursos para propiciar a você o pleno seguimento da carreira profissional. Para isso, conta com uma estrutura arrojada de laboratórios, biblioteca, centros de saúde, recursos de tecnologia da informação, aliada a um corpo docente com formação acadêmica e experiência clínica de alto nível. Isso permite que que você desenvolva sólido domínio dos conhecimentos necessários à compreensão dos processos relacionados à prática médica, com ênfase na ética e no interesse permanente pelo aprendizado.

Aqui você estuda em um curso centrado no desenvolvimento pleno das competências profissionais, aliando um currículo inovador a uma abordagem metodológica moderna e estrutura completa.

O conteúdo curricular é estruturado em uma base integrada de conhecimentos, práticas e atitudes que se manifesta nos eixos profissional-humanístico, técnico-científico e assistencial-comunitário, onde a ferramenta pedagógica principal é o PBL (Problem-Basead Learning — Aprendizagem Baseada em Problemas).

A matriz curricular, inovadora, fundamenta-se na organização das Redes de Atenção à Saúde e das Linhas de Cuidado do SUS, tendo como eixo a APS, com foco na formação profissional voltada às necessidades da população, aos determinantes sociais e às missões sociais e humanísticas.

No curso de Medicina, você tem módulos que integram ciências básicas e clínicas com conteúdo orientado por sistemas orgânicos, ciclos de vida, linhas de cuidado e apresentações clínicas, com inserção precoce nos campos de prática e interação ensino-serviço-comunidade.

O curso conta também com diversos projetos e eventos especiais, entre eles a Cerimônia do Jaleco, a Cerimônia do Interno, o Pet-Medicina, as Ligas acadêmicas e os grupos de estudos.

Desenvolvido de acordo com os principais documentos relativos à educação médica mundial, o curso de Medicina da Unifor qualifica você a atingir os conhecimentos, habilidades e atitudes que o médico do século 21 deve possuir.

Para isso, coloca à sua disposição um parque tecnológico de última geração com simuladores avançados e UTI simulada e oportunidade de integração com outros 12 Cursos do CCS a favorecer o trabalho em equipe.

Na Unifor, o curso insere o aluno em ações de responsabilidade social que mostram o compromisso da universidade com a população cearense. Enquanto os professores dispõem de um Programa de Desenvolvimento Docente bem estruturado e contínuo, os preceptores do internato têm vinculação trabalhista com a Unifor e oportunidades de desenvolvimento docente dentro do curso e da instituição.

Outro dado importante é o obedecimento ao indicador de quantidade de professor por aluno em práticas assisteciais em pequenos grupos, conforme o preconizado pelo SAEME (Sistema de Acreditação das Escolas Médicas - CFM). Além disso, as aulas práticas são feitas com acompanhamento obrigatório do professor da instituição.

Destaca-se também a valorização da internacionalização com estímulos à prática do inglês como língua estrangeira em todos os semestres, além da possibilidade de intercâmbios internacionais, inclusive durante o internato, com apoio do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI).

Espaço de estágio para os alunos do Centro de Ciências da Saúde, o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) é referência em toda a região por oferecer atendimento médico de excelência. Sob a supervisão dos professores, você vai poder aliar, ainda na Universidade, teoria e prática da vivência profissional.

Além disso, o curso de Medicina da Unifor mantém convênios com toda a rede de atenção à saúde da Secretaria do Estado do Ceará, Secretaria Municipal de Fortaleza, Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar e muncípios da região metropolitana de Fortaleza e de todo o interior do Estado, colaborando com a interiorização da formação médica.

O curso de Medicina da Unifor possui nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC).

O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

18 anos formando médicos com excelência e sensibilidade

18 anos formando médicos com excelência e sensibilidade

Referência na educação médica brasileira, curso da Unifor forma profissionais aptos a resolver problemas clínicos complexos, oferecendo estrutura de ponta, amplo espaço de prática, oportunidades de internacionalização e estímulo à pesquisa

SAIBA MAIS

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Experiência de Primeira!

Experiência de Primeira

Faça uma tour pelo curso dos sonhos na Unifor. Conheça professores, desbrave o #CampusMaisLindo e vivencie a realidade de ser aluno(a) da Melhor!

Agende seu horário

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8