Educação Física Universidade de Fortaleza

Estudante auxilia jovem a executar exercício

Esse curso é para quem quer…

… a melhor formação em Educação Física de Fortaleza, e atuar na docência, na educação básica, na promoção da saúde, no treinamento e na preparação física das diversas modalidades desportivas, na prescrição e orientação de exercícios físicos, na avaliação física, na recreação e na gestão em educação física e desportos.

e deseja...

… trabalhar em instituições de educação públicas e privadas, academias, centros de lazer, instituições e órgãos de saúde, clubes, centros de treinamento desportivo, instituições de administração e prática desportiva pública ou privada, logradouros públicos, condomínios e outros onde estiverem sendo aplicados exercícios físicos e/ou desportivos.

Período
Manhã

Duração
4 anos

Vagas
90

Informações para contato

Coordenação: Profa. Diane Nocrato

  • Fone de contato: (85) 3477.3205
  • E-mail de contato: educacaofisica@unifor.br
  • Endereço de contato: Bloco H | Sala 04
Experiência de Primeira!

Experiência de Primeira

Faça uma tour pelo curso dos sonhos na Unifor. Conheça professores, desbrave o #CampusMaisLindo e vivencie a realidade de ser aluno(a) da Melhor!

Agende seu horário

Por que cursar Educação Física na Unifor?

O curso de Educação Física da Unifor possibilita a você graduação na modalidade Bacharelado ou Licenciatura. O curso conquistou nota 4 (em um intervalo de zero a cinco) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A nota é o reconhecimento do grau bacharelado, e garante a manutenção da Unifor na posição de melhor curso em Educação Física oferecido no estado do Ceará.

Na Unifor, você se prepara para atuar em um mercado emergente em razão do crescente interesse por melhoria da qualidade de vida e da saúde, com campo de trabalho extenso e diversificado.

Como bacharel, você estará apto a atuar em diversos segmentos da organização social, assim como na orientação para o desenvolvimento de atividades físicas e/ou recreação em hospitais, hotéis, programas para a terceira idade, programas de educação física adaptada, programas de atividades físicas e de lazer, programas de ginástica laboral em empresas e indústrias, organização e arbitragem de torneios esportivos, personal training, consultoria e prestação de serviços a órgãos públicos, assessorias esportivas, empreendimentos particulares e meios de comunicação de massa.

Na qualidade de licenciado, você pode trabalhar em todos os níveis da educação básica — educação infantil, ensino fundamental e ensino médio — no planejamento, implantação e avaliação de programas do componente curricular da Educação Física e na gestão escolar.

O curso de Educação Física oferece espaços privilegiados para a prática acadêmica, como campo de futebol, estádio de atletismo, ginásio poliesportivo, a Academia Unifor, quadras de tênis e piscina semiolímpica. Esses locais também sediam eventos e competições consolidados como referência no calendário esportivo local e nacional, como a Corrida de Rua Unifor, o Unifor Open de Tênis e Campeonatos Estaduais e Brasileiros de Atletismo.

Aqui, você estuda no curso de maior destaque no estado por seus resultados e investimento constante em pesquisa, com o envolvimento de bolsistas e voluntários, na inclusão de alunos com deficiência, além de diversos projetos sociais de extensão como campo de formação dos alunos. Entre eles, estão o Caminhada da Saúde (Programa de condicionamento físico para idosos), Escola de Formação Desportiva (Iniciação esportiva para crianças e adolescentes) e Atividade Física Adaptada (para pessoas com limitações físicas e sensoriais).

Como aluno de graduação, você tem à disposição durante o curso a Academia Unifor. Moderna e totalmente equipada, a academia funciona inserida no complexo esportivo ao lado do Ginásio Poliesportivo e oferece espaço de prática e pesquisa aos alunos dos cursos de Educação Física.

A academia tem ainda uma equipe de profissionais de Educação Física, todos especialistas, responsáveis pela avaliação, planejamento, prescrição e acompanhamento dos programas de exercícios, individuais e coletivos. Como aluno de Educação Física das disciplinas de Estágio, você contribui com o atendimento aos usuários da Academia, na atividade de musculação, sob a supervisão direta de um professor da graduação.

Como aluno de graduação em Educação Física da Unifor, você pode aproveitar o mais completo parque desportivo do Norte e Nordeste na sua formação. Com uma estrutura moderna, dentro dos padrões das confederações brasileiras e até internacionais de cada modalidade esportiva, ele oferece equipamentos e instalações que estimulam a prática desportiva, promovem a revelação de novos talentos, complementam as atividades acadêmicas, sediam projetos sociais e abrigam eventos de porte regional, nacional e internacional. O parque é composto de academia, ginásio poliesportivo, sala multifuncional, campo de futebol, quadras poliesportivas, piscina semiolímpica, estádio de atletismo, complexo de quadra de tênis, e campo society.

O aluno do curso de Educação Física possui a oportunidade de estágios extracurriculares através da Central de Carreiras, onde o aluno recebe orientação curricular e de carreira. A que orientação pode acontecer individualmente, a partir de agendamento, ou coletivamente em treinamentos programados ao longo do semestre letivo, direcionados para processos seletivos e programas de estágio específicos.

O curso de Educação Física da Unifor possui Nota 4 (o índice máximo é de 5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Formação em Educação Física

O aluno escolhe entre 2 trilhas acadêmicas

Matriz Curricular do curso de Educação Física

Semestre 1

R608 - JOGO E LAZER - CH 72

R622 - ESTUDOS INTEGRADORES I - CH 36

R675 - PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - CH 108

R679 - SAÚDE E SOCIEDADE - CH 72

S003 - SISTEMAS REGULADORES - CH 108

Semestre 2

B081 - DESENVOLVIMENTO HUMANO - CH 72

R610 - ATIVIDADES RÍTMICAS - CH 72

R616 - GINÁSTICA I - CH 72

R651 - ESTUDOS INTEGRADORES II - CH 54

R681 - CIÊNCIA E PESQUISA - CH 36

S002 - DINÂMICA CELULAR - CH 108

Semestre 3

B074 - ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS - CH 54

B084 - CICLO AVALIATIVO I - CH 0

R478 - PRIMEIROS SOCORROS - CH 36

R612 - VOLEIBOL - CH 72

R618 - FUTEBOL E FUTSAL - CH 108

R623 - FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DA ATIVIDADE FÍSICA - CH 72

R652 - ESTUDOS INTEGRADORES III - CH 54

Semestre 4

R611 - ATLETISMO - CH 72

R614 - HANDEBOL - CH 72

R617 - GINÁSTICA II - CH 72

R619 - LUTAS - CH 72

R653 - BIODIN MICA DO CORPO HUMANO - CH 108

Semestre 5

B085 - CICLO AVALIATIVO II - CH 0

R613 - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - CH 72

R615 - BASQUETEBOL - CH 72

R654 - ESTÁGIO I - CH 144

R656 - ESTUDOS INTEGRADORES IV - CH 54

S172 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - CH 36

Semestre 6

B068 - METODOLOGIA E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - CH 72

H799 - LIBRAS - CH 36

R620 - NATAÇÃO - CH 72

R655 - ESTÁGIO II - CH 144

R661 - EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA GRUPOS ESPECIAIS - CH 72

Semestre 7

B069 - ATIVIDADES CORPORAIS HOLÍSTICAS - CH 54

B070 - ESTÁGIO III - CH 108

R660 - ESTUDOS INTEGRADORES V - CH 54

R676 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - CH 36

R683 - SAÚDE COLETIVA - CH 72

R689 - GESTÃO E EMPREENDEDORISMO - CH 72

Semestre 8

B071 - ESPORTES COM A NATUREZA - CH 54

B072 - ESTÁGIO IV - CH 108

B073 - ESTÁGIO ELETIVO EM LICENCIATURA - CH 162

B080 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES - CH 72

B086 - CICLO AVALIATIVO III - CH 0

Disciplinas optativas

B075 - HIDROGINÁSTICA - CH 54

G368 - RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL - CH 72

H726 - ARTE E CULTURA BRASILEIRA - CH 72

R625 - TREINAMENTO FUNCIONAL - CH 36

R662 - MUSCULAÇÃO - CH 72

R664 - AVALIAÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO - CH 108

R665 - PERSONAL TRAINING - CH 36

R666 - TREINAMENTO DESPORTIVO AVANÇADO - CH 36

R667 - ESPORTES NA AREIA - CH 36

R668 - GRUPOS DE CORRIDA - CH 36

R678 - APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE - CH 72

R716 - ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I - CH 36

R717 - ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II - CH 72

S007 - SISTEMA DE DEFESA - CH 108

S798 - NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO FÍSICO - CH 72

S915 - ATENÇÃO AO IDOSO - CH 72

T227 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CH 72

Semestre 1

R608 - JOGO E LAZER - CH 72

R622 - ESTUDOS INTEGRADORES I - CH 36

R675 - PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA - CH 108

R679 - SAÚDE E SOCIEDADE - CH 72

S003 - SISTEMAS REGULADORES - CH 108

Semestre 2

B081 - DESENVOLVIMENTO HUMANO - CH 72

R610 - ATIVIDADES RÍTMICAS - CH 72

R616 - GINÁSTICA I - CH 72

R651 - ESTUDOS INTEGRADORES II - CH 54

R681 - CIÊNCIA E PESQUISA - CH 36

S002 - DINÂMICA CELULAR - CH 108

Semestre 3

B074 - ATIVIDADES FÍSICAS ADAPTADAS - CH 54

B084 - CICLO AVALIATIVO I - CH 0

R478 - PRIMEIROS SOCORROS - CH 36

R612 - VOLEIBOL - CH 72

R618 - FUTEBOL E FUTSAL - CH 108

R623 - FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E DA ATIVIDADE FÍSICA - CH 72

R652 - ESTUDOS INTEGRADORES III - CH 54

Semestre 4

R611 - ATLETISMO - CH 72

R614 - HANDEBOL - CH 72

R617 - GINÁSTICA II - CH 72

R619 - LUTAS - CH 72

R653 - BIODINÂMICA DO CORPO HUMANO - CH 108

Semestre 5

B085 - CICLO AVALIATIVO II - CH 0

R615 - BASQUETEBOL - CH 72

R656 - ESTUDOS INTEGRADORES IV - CH 54

R661 - EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA GRUPOS ESPECIAIS - CH 72

R664 - AVALIAÇÃO E TREINAMENTO DESPORTIVO - CH 108

R683 - SAÚDE COLETIVA - CH 72

Semestre 6

B071 - ESPORTES COM A NATUREZA - CH 54

B075 - HIDROGINÁSTICA - CH 54

R620 - NATAÇÃO - CH 72

R662 - MUSCULAÇÃO - CH 72

R669 - ESTÁGIO EM INICIAÇÃO DESPORTIVA - CH 108

S172 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - CH 36

Semestre 7

B076 - ATIVIDADES CORPORAIS HOLÍSTICAS - CH 54

B077 - ESTÁGIO EM ESPORTES DE RENDIMENTO - CH 108

R660 - ESTUDOS INTEGRADORES V - CH 54

R689 - GESTÃO E EMPREENDEDORISMO - CH 72

S817 - ESTÁGIO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA - CH 72

Semestre 8

A500 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES - CH 36

B078 - ESTÁGIO EM ATIVIDADES FÍSICAS PARA GRUPOS ESPECIAIS - CH 108

B079 - ESTÁGIO ELETIVO EM BACHAELADO - CH 144

B086 - CICLO AVALIATIVO III - CH 0

R671 - ESTÁGIO EM FITNESS - CH 108

S173 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - CH 36

Optativas

G368 - RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL - CH 72

H726 - ARTE E CULTURA BRASILEIRA - CH 72

H799 - LIBRAS - CH 36

R613 - EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - CH 72

R625 - TREINAMENTO FUNCIONAL - CH 36

R657 - METODOLOGIA E AVALIAÇÃO EM ED. FÍSICA ESCOLAR - CH 54

R665 - PERSONAL TRAINING - CH 36

R666 - TREINAMENTO DESPORTIVO AVANÇADO -  CH 36

R667 - ESPORTES NA AREIA - CH 36

R668 - GRUPOS DE CORRIDA - CH 36

R678 - APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE - CH 72

R716 - ATIVIDADES EXTENSIONISTAS I - CH 36

R717 - ATIVIDADES EXTENSIONISTAS II - CH 72

S007 - SISTEMA DE DEFESA - CH 108

S798 - NUTRIÇÃO E EXERCÍCIO FÍSICO - CH 72

S915 - ATENÇÃO AO IDOSO - CH 72

T227 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL - CH 72

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.