Medicina Veterinária Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Um médico veterinário cuida de uma vaca.

Esse curso é para quem quer...

… a melhor formação em Medicina Veterinária de Fortaleza; e atuar na assistência à saúde de animais domésticos e silvestres, cuidar da saúde de animais e do ser humano, desenvolver manejo alimentar, produtivo e reprodutivo de rebanhos, e inspecionar a manipulação e fabricação de produtos de origem animal.

e deseja…

… trabalhar nas áreas de clínica e cirurgia, sanidade, nutrição e reprodução animal, produção de alimentos, produtos biológicos, pesquisa, saúde pública ou no setor empresarial com habilidades em gestão e empreendedorismo.

Duração
10 semestres

Período
Integral

vagas
280

Informações para contato

Coordenação: Profa. Marília Taumaturgo

  • E-mail de contato: marilia.taumaturgo@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3206 | 3477-3896
  • Endereço de contato: Bloco H | Sala 04
  • Endereço de contato: Laboratório de Habilidades em Veterinária

Por que cursar Veterinária na Unifor?

Na Unifor você encontra um curso de Medicina Veterinária completo! Carreira com vasta área de atuação como saúde única, vigilância sanitária, bem-estar animal, produção, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, clínica e cirurgia de animais de pequeno e grande porte, agronegócio, áreas emergentes e outras. Para capacitar nossos alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Unifor desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação.

Aqui você estuda em um curso com currículo inovador associado a metodologias modernas, corpo docente altamente qualificado e estrutura completa constituída por laboratórios equipados, além de fazendas e outros ambientes facilitadores da integração entre as diversas áreas do conhecimento.

A matriz curricular está estruturada nos eixos básicos de competências definidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como epidemiologia, incluindo programas de prevenção e controle de doenças, saúde única, zoonoses e doenças emergentes e re-emergentes; clínicas e cirurgia; higiene e inspeção de produtos de origem animal; bem-estar animal, legislação e ética profissional. Tais competências são atingidas por meio de um programa que integra ensino, pesquisa e empreendedorismo.

Em cada competência o aluno tem na vivência a principal ferramenta pedagógica. Áreas como agronegócio têm estratégias fundamentadas na sua capacitação para tomada de decisões, liderança, comunicação em diferentes classes sociais, administração e gerenciamento de pequenas e grandes empresas.

O currículo integrado se dá entre ensino e prática profissional, distribuídos em módulos. O caráter interdisciplinar é também forte diferencial do curso. O futuro profissional de Medicina Veterinária formado na Unifor adquire conhecimentos por meio de conteúdos que compreendem estratégias educacionais norteadas pela integração entre os aspectos de inserção em ambientes de prática profissional desde o início do curso, diversidade de áreas abordadas e pesquisas científicas.

Um dos diferenciais mais importantes do curso é o Laboratório de Habilidades em Veterinária. Nele você conta com uma moderna estrutura constituída por salas apropriadas ao estudo e compreensão da atividade diária do médico veterinário. No local, alunos e professores discutem e desenvolvem habilidades necessárias ao exercício da profissão desde a ética profissional até o ensino de técnicas de contenção e exames físicos. O curso conta ainda com um laboratório morfofuncional em Veterinária onde teoria e prática de anatomia, histologia, diagnóstico por imagem e fisiologia são integrados.

Outros equipamentos importantes e exclusivos são o Centro de Treinamento Veterinário (com área total de 757,10 m²) e o Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX), onde funciona um sofisticado centro de pesquisa experimental em animais. Dessa forma, o curso qualifica você a atingir os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à excelência na execução da profissão em todas as áreas de atuação do Médico Veterinário.

Como aluno de Medicina Veterinária da Unifor, você tem à disposição um espaço dedicado às práticas e vivência com animais de fazenda, onde o ambiente rural é simulado. O Centro de Treinamento Veterinário contém uma área para ensino e manejo dos animais. Nesse local, você desenvolve habilidades específicas da profissão, que incluem rotina de manejo, alimentação e cuidados para aves, caprinos, ovinos, bovinos, suínos e equinos, além de usufruir de ambiente agradável e compatível com a vivência profissional.

Na Unifor, você tem acesso ainda a um complexo centro de estudos composto por instalações adequadas para pesquisa envolvendo animais. No Núcleo de Biologia Experimental (NUBEX), é evidenciado o cumprimento das normas de Bem-Estar Animal e biossegurança. O núcleo conta com dois centros cirúrgicos aptos à realização de procedimentos cirúrgicos experimentais nas diversas áreas da ciência.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor em 2020.2

A partir de 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Medicina Veterinária

"O curso de Medicina Veterinária da Unifor proporciona práticas e contato com os animais desde o início. Aliando isso às metodologias ativas, estrutura, conhecimento científico e professores de excelência, temos a formação de um profissional ético e completo".

Mariana Braz, aluna do curso de Medicina Veterinária

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4