null Alunos de Engenharia apresentam projetos de inovação tecnológica

Sex, 21 Junho 2019 14:46

Alunos de Engenharia apresentam projetos de inovação tecnológica

Projeto: Estacionamento inteligente (Foto: Ares Soares)

Desde o primeiro semestre, os alunos dos cursos do Centro de Ciências Tecnológicas da Unifor são incentivados a colocar em prática projetos estudados em sala de aula. Pensar, planejar e executar são alguns dos primeiros passos feitos no desenvolvimento desses projetos.

Semestralmente, o Dia T promove a apresentação dos trabalhos inovadores, em um grande evento realizado no Ginásio Poliesportivo, com a participação de universitários, professores, alunos de ensino médio e convidados.

De acordo com o professor Rodrigo Paulino, do curso de Engenharia Elétrica, ressalta que as equipes de alunos e professores são integradoras, ou seja, um mesmo projeto pode envolver os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação.

Na edição do primeiro semestre de 2019, destacaram-se projetos como o limpador de painel solar, o estacionamento inteligente, o contador de moeda inteligente, o jogo para motivar à Fisioterapia, a construção e programação de drones e o carregador fitness acoplado à bicicleta. Confira a seguir um resumo de cada um desses projetos.

Limpador de painel solar
Projeto tem o objetivo de proporcionar maior eficiência na geração de energia elétrica das placas fotovoltaicas após sua limpeza com baixo custo.

Estacionamento inteligente
A ideia surgiu após alguns problemas serem detectados em estacionamentos, pagos ou não, onde os alunos que trabalharam nesse conceito, observaram a necessidade em construir algo para sinalizar de forma correta a existência de vagas disponíveis dando maior dinamismo e eliminando ociosidade do espaço. No projeto, uma cancela de entrada não autoriza o acesso quando todas as vagas estiverem preenchidas e, imediatamente permite a passagem quando, em qualquer local, mesmo que não visível, houver disponibilidade.

Contador de moeda inteligente
Máquina que conta moedas e emite o troco automaticamente. Pode ser utilizada em comércios e sistemas de catracas de transportes públicos, como ônibus e metrô.

Jogo para motivar à Fisioterapia
Os alunos de Engenharia da Computação desenvolveram jogo de corrida para motivar/auxiliar as pessoas durante sessões de fisioterapia. Para jogá-lo, é necessário fazer o movimento correto instruído pelo fisioterapeuta. Apesar de ser indicado para todas as idades, tem um público-alvo focado em crianças, por elas terem dificuldade de concentração ao fazer movimentos repetitivos.

Construção e programação de drones
O projeto visa o desenvolvimento de um drone e de um sistema de controle de estabilidade autônomo. Um sensor informa a posição do drone e o piloto controla a velocidade dos motores baseado na percepção do sensor de forma que mantenha o veículo estável. No momento o projeto está na fase de calibração do sistema de estabilização.

Bicicleta Elétrica Motorizada (B.E.M.)
A mobilidade elétrica urbana vem ganhando destaque nos últimos anos por conta da sustentabilidade, praticidade e eficiência. O grupo de estudos Arretado Unifor E-Racing que mobiliza alunos dos cursos de engenharia do CCT formando um time multidisciplinar, visando o desenvolvimento de veículos elétricos, aproveitando os ensinamentos teóricos e práticos aprendidos nas salas de aula, para buscar soluções integradas de problemas. Desta forma, surgiu a ideia de adaptar uma bicicleta, utilizada pelos funcionários da Unifor, em uma bicicleta com tração elétrica, a partir de diversos subsistemas de mercado como: um motor de tração, eletrônica de acionamentos, sistema estruturais de fixação, design do produto final, análise de custo e prazo, entre outros fundamentos da gestão de um projeto, cuja a finalidade é o desenvolvimento de tecnologia para uso interno, visando a mobilidade sustentável no campus.