angle-left Autocuidado na quarentena: confira dicas para aumentar o bem-estar na sua rotina

Qui, 4 Junho 2020 15:30

Autocuidado na quarentena: confira dicas para aumentar o bem-estar na sua rotina

Docente do curso de Estética e Cosmética fala sobre a importância da atenção com o corpo para a saúde mental e sugere procedimentos simples para o dia a dia


Aline Teixeira, professora do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e coordenadora do Programa Tutorial Acadêmico do Centro de Ciências da Saúde (PTA/CCS) (Foto: Arquivo pessoal)
Aline Teixeira, professora do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e coordenadora do Programa Tutorial Acadêmico do Centro de Ciências da Saúde (PTA/CCS) (Foto: Arquivo pessoal)

Durante este período de pandemia, é recorrente encontrar relatos de tensão, desorganização na rotina e muitos outros desconfortos para quem tem tentado se adaptar a essa nova realidade. Em meio a tantos sentimentos à flor da pele, é comum que os cuidados consigo mesmo sejam negligenciados, o que pode afetar consideravelmente a qualidade do bem-estar da pessoa.

“Os zelos com o corpo e com a mente fazem parte de um conjunto de cuidados que deveremos ter nesse período para auxiliar no bem-estar em geral”, explica a fisioterapeuta Aline Teixeira, professora doutora do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, e coordenadora do Programa Tutorial Acadêmico do Centro de Ciências da Saúde (PTA/CCS).

“Devemos estar atentos aos sinais que o nosso corpo nos dá, como cansaço mental, dores no corpo, irritação a pequenos gatilhos, dificuldade de pegar no sono. Esses podem ser alguns dos sinais de que precisa cuidar do seu corpo e mente.” - Aline Teixeira, fisioterapeuta e docente do curso de Estética e Cosmética.

A professora afirma que é possível retomar o gosto por cuidar de si mesmo durante esse período ao realizar cuidados básicos. O somatório dessas pequenas atitudes no dia-a-dia trará um crescente interesse pela atenção pessoal, de acordo com ela.

“Sugiro começar com pequenas atitudes, como passar um hidratante no corpo, usar batom para uma reunião online, fazer uma hidratação facial ou capilar, fazer a barba de forma mais bem elaborada, se arrumar num sábado à noite para curtir aquela live em casa com a família, dentre outras coisas”, aconselha Aline.

SPA em casa

Para ajudar nos momentos de autocuidado, a professora Aline traz algumas dicas para simular um ambiente de spa em casa e aproveitar o momento de zelo a si mesmo(a). Confira:

– CUIDADOS FACIAIS

Rotina de cuidados com a pele:
1º passo: Iniciar com um sabonete adequado ao seu tipo de pele;
2º passo: Aplicar um tônico facial (opcional);
3º passo: Utilizar um hidratante facial;
4º passo: Aplicar o fotoprotetor, mesmo que esteja em home office (a luz azul dos computadores e celulares causa danos à nossa pele).
 

Hidratação facial relaxante:
- 1 ml de óleo vegetal de abacate;
- 5 gotas de óleo vegetal de jojoba, semente de uva, amêndoa doce ou qualquer outro que tenha em casa;
- 1 gota de óleo essencial de lavanda.
 
Modo de uso: Misturar os óleos essenciais aos óleos vegetais e aplicar na face através de movimentos leves circulares até a integral absorção dos óleos. Ideal para usar à noite.

– CUIDADOS CAPILARES

Hidratação para cabelos ressecados:
- 5 ml de óleo vegetal de abacate
- 1 gota de óleo essencial de ylang-ylang
- 1 gota de óleo essencial de alecrim
 
Ou então:
- 7,5 ml de óleo vegetal de abacate
- 3 gotas de óleo essencial de lavanda
 
Modo de uso: Misturar os óleos essenciais aos óleos vegetais. Aplique a mistura no couro cabeludo massageando o produto com movimentos da raiz para os fios. Deixe agir por 5 minutos e lave em seguida com xampu de sua preferência. Aplique condicionador ou máscara finalizadora. Utilizar a cada 15 dias.

– MASSAGEM CORPORAL
​Com um creme corporal peça alguém da sua casa para executar uma massagem relaxante nas suas costas. Mesmo não sendo profissional da área, só o toque já trará sensação de bem-estar. Até mesmo os filhos podem participar e ser um momento de conexão em família.

– BANHO DE IMERSÃO 
(para quem tem banheira ou alguma opção que possa adaptar)
 
Preparo:
- Banheira (tamanho adulto) cheia de água a 37° C (por até 20 minutos)
- 10 ml de óleo vegetal (pode ser óleo de abacate, semente de uva, amêndoa doce, jojoba ou qualquer outro que tenha em casa)
- 10 gotas de Óleo Essencial de lavanda
- 1 xícara de café de leite morno
 
– ESCALDA-PÉS
- 10 gotas de Óleo Essencial de lavanda
- 2 colher de sopa de sal grosso 
 
Modo de uso: Misture o óleo essencial em 2 colheres de sal grosso. Diluir em uma bacia com água morna e fazer o escalda-pés por 15 minutos. Manter a parte superior do corpo coberta e aquecida. Aplicar 1 vez ao dia até o desaparecimento dos sintomas.

Estude Estética e Cosmética na Unifor

O mundo mudou e você também pode mudar. Conheça as novas possibilidades de estudar na Universidade de Fortaleza no próximo semestre e juntos estaremos preparados para o futuro. Aproveite as inscrições gratuitas*, o novo vestibular online e confira as demais vantagens para ingressar em um das melhores Universidades do mundo aqui. Esperamos você!

*exceto Medicina