null Boas-Vindas! A Universidade de Fortaleza está pronta para receber você no semestre 2021.2

Qua, 28 Julho 2021 18:09

Confira a programação de acolhida promovida pelos Centros de Ciências da Universidade

Aulas retornam já nesta segunda-feira, 02 de agosto. (Foto: Ares Soares)

Após tanto tempo longe do campus mais lindo do Brasil, é hora de matar as saudades! A partir da próxima segunda-feira, 02 de agosto, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, dá início às atividades do semestre letivo 2021.2 com aulas acontecendo em modalidade online e presencial (verifique as circunstâncias de retorno às aulas com a coordenação de seu curso). A Unifor está preparada para receber você seguindo todos os protocolos de biossegurança.

A tradicional acolhida não poderia deixar de acontecer: ao longo das primeiras semanas de aula, os cursos de cada Centros de Ciências realizarão ações de recepção aos ingressantes. Eles terão a oportunidade de participar de conversas introdutórias e atividades facilitadas pelos coordenadores dos cursos, professores das disciplinas e professores convidados.

Abaixo, confira a programação elaborada por cada Centro de Ciências para recepcionar os alunos neste momento de boas-vindas.

Acolhida 2021.2

De 02 a 06 de agosto, o Centro de Ciências Tecnológicas promove a Semana de Integração CCT, que acontecerá durante o horário das aulas. A ação tem como objetivo receber os alunos recém-ingressos, bem como fomentar o espírito de pertencimento ao Centro, o engajamento dos discentes entre si e a dinâmica da Universidade. Para tanto, a Direção do Centro se fará presente nas aulas de turmas de primeiro semestre, visando recepcioná-los com uma mensagem de boas-vindas.

Além disso, na sexta-feira (06), as turmas de primeiro semestre participarão do encontro “Acolhida CCT”. A iniciativa apresentará aos alunos os coordenadores de curso e o corpo gestor do Centro, bem como os serviços e projetos de suporte aos discentes. A Semana de Integração CCT também realizará ações de acolhimento aos alunos veteranos com participações do corpo gestor do Centro em turmas de 2º a 10º semestre dos cursos.

Durante o horário das aulas na primeira semana de retorno, o Centro de Ciências da Saúde realizará acolhimento dos alunos nas disciplinas e módulos pelos professores e coordenadores, ressaltando as orientações de Biossegurança contidas no Protocolo da Universidade a serem adotadas nos espaços de aula.

O CCS também fará apresentação da operacionalização das disciplinas e módulos quanto à presencialidade das aulas, além do desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, dos instrumentos de acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento de competências dos alunos em concordância com o projeto de ensino.

O CCG promoverá, de 02 a 06 de agosto, o evento Semana Modo On, que integra a acolhida dos alunos novatos e veteranos. Parte da programação acontece em parceria com o projeto Expresso 21 e oferece palestras gratuitas e abertas para o público externo.

Confira a programação completa clicando aqui.

O Centro de Ciências Jurídicas realizará, no dia 18 de agosto, uma Acolhida Virtual para os alunos do 1º semestre. O momento acontecerá em dois horários diferentes: MCD (9h30min às 11h10min) e NAB (19h às 20h40min). Na ocasião, acontecerá um bate-papo entre os alunos e os gestores do curso. Também serão apresentados vídeos de alguns setores da instituição importantes para os alunos, como a Central de Carreiras, e os principais projetos do Centro.

NOTA SOBRE RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS EM 2021.2

Car@s alun@s,

Bem-vindo ao semestre 2021.2!

É com muita satisfação que recebemos a tod@s!

Este semestre nos trará a oportunidade do retorno ao convívio no agradável Campus da Universidade de Fortaleza e à retomada de nossas interações presenciais no processo de ensino e aprendizagem.

Aproveitamos o ensejo para manifestar a grande alegria de tê-los de volta à nossa convivência e para lembrá-los que continuamos em um contexto pandêmico, situação que requer, ainda, alguns cuidados.

Assim, a Universidade de Fortaleza, reafirmando seu compromisso com a educação, a responsabilidade social e também com a saúde de toda a comunidade acadêmica, ressalta algumas medidas que devem ser observadas por aqueles que optaram ao retorno às aulas presenciais:

• O uso obrigatório de máscaras durante toda a permanência no Campus, inclusive durante a aula;
  • O respeito ao distanciamento social no Campus e na sala de aula;
  • O respeito às demarcações dos locais de cadeiras e mesas, não sendo permitido seu deslocamento da posição indicada;
  • Evitar aglomerações ou atividades em grupos;
  • No caso de sintomas gripais, comunicar, imediatamente, à coordenação do seu curso para as providências necessárias;
  • E, em obediência às normas de biossegurança, a ocupação da sala de aula só poderá se dar pelos alunos regularmente matriculados na turma presencial, respeitando horário e local da oferta.

Cumprindo com esses protocolos, temos certeza de que será um semestre de muito êxito e aprendizado para todos nós.

Fortaleza, 30 de julho de 2021
Reitoria da Universidade de Fortaleza