angle-left Portinari: Universidade de Fortaleza lança livro sobre o artista com palestra de João Candido Portinari

Portinari: Universidade de Fortaleza lança livro sobre o artista com palestra de João Candido Portinari

A programação faz parte dos 40 anos do Projeto Portinari, que cuida da preservação do legado artístico de Candido Portinari. Livro conta com cerca de 190 poesias do artista.


João Candido Portinari, professor e filho único do artista Portinari, durante atividade do Projeto Curumim das Artes, da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz (Foto: Ares Soares)
João Candido Portinari, professor e filho único do artista Portinari, durante atividade do Projeto Curumim das Artes, da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz (Foto: Ares Soares)

O Projeto Portinari completa 40 anos em prol da preservação e disseminação do legado do artista Candido Portinari. Dentro do calendário de comemoração, a Universidade de Fortaleza recebe João Candido Portinari, professor e filho único do célebre pintor, em uma programação que conta com a palestra “Candido Portinari: Um Homem, Um tempo, Uma Nação” e o lançamento do livro “Poemas de Portinari”, ambos no dia 11 de novembro, segunda, às 19h, no Auditório da Biblioteca da Unifor, aberto ao público.

O evento inclui uma vivência de João Candido Portinari com crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, mantida pela Fundação Edson Queiroz, no Projeto Curumim das Artes. Haverá ainda um bate-papo com João Candido Portinari no dia 12 de novembro, terça, às 17h, no Espaço Cultural Unifor, dentro da exposição Da Terra Brasilis à Aldeia Global, para professores, alunos e interessados em arte.

Multiartista

Disseminar a atuação artística de escritor de Candido Portinari é uma dos objetivos na comemoração do Projeto Portinari. Para isso, o Projeto reeditou o livro “Poemas de Portinari”, em parceria com a Funarte. A obra é dividida em três partes: a primeira contempla a alegria do menino no interior paulista; a segunda traz os medos da infância; e a terceira, de cunho social, aborda a revolta que o homem feito sentiu ao se dar conta dos horrores da fome e da miséria; ainda há uma quarta parte extra, Odes, na qual Portinari faz homenagens poéticas.

Outra novidade do livro são as ilustrações de Portinari relacionadas aos seus poemas, diferentemente da primeira edição, pois “Candinho” não queria aproveitar-se da boa fama de pintor para vender o livro. Além disso, a maior parte dos quadros é de pouco conhecimento público por ser de coleção particular.  

Candido Portinari: Um Homem, Um tempo, Uma Nação

A palestra de João Candido Portinari divide o tema em três aspectos: a vida e obra de Portinari, o trabalho do Projeto Portinari e sua mais recente iniciativa, o “Projeto Guerra e Paz”. O público poderá conferir os bastidores do processo desenvolvido pela instituição de levantamento, catalogação, pesquisa, disponibilização do amplo acesso à obra e vida do pintor, além das novas iniciativas.

Projeto Curumim das Artes

O Projeto Curumim das Artes é realizado com crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, localizada no campus da Unifor. Durante o mês de outubro, elas conheceram a faceta poética de Candido Portinari através de oficinas ministradas na própria Escola. Entre as atividades realizadas, as crianças fizeram pesquisas e tiveram a oportunidade de conhecer as obras do pintor.

A partir daí, elas fizeram poesias baseadas na obra do artista e vão recitá-las para João Candido em uma vivência na Escola, junto da apresentação da Orquestra Sanfônica da Escola Yolanda Queiroz. O projeto é uma realização da Vice-Reitoria de Extensão em parceria com o Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor, organizado por alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual, Eventos, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, na disciplina de Gestão e Produção Cultural, com a orientação da professora Adriana Helena S. Moreira.

Legado

João Candido Portinari é PhD pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos. Cursou Matemática no Lycée Louis-Le-Grand e Engenharia na École Nationale Supérieure des Télécommunications, em Paris, onde se formou como Engenheiro de Telecomunicações. Voltou ao Brasil a convite da Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) para fundar o Departamento de Matemática da Pontifícia. Após 13 anos de atividades acadêmicas, concebeu e implantou o Projeto Portinari.

Serviço

“Candido Portinari: Um Homem, Um tempo, Uma Nação”
Palestra com João Candido Portinari e lançamento do livro “Poemas de Portinari”
Dia: 11 de novembro de 2019 (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da Biblioteca 

Bate-papo com João Candido Portinari
Dia: 12 de novembro de 2019 (terça-feira)
Horário: 17h
Local: Espaço Cultural Unifor, exposição Da Terra Brasilis à Aldeia Global