null Central de Carreiras e Oportunidades da Unifor auxilia alunos

Qui, 10 Janeiro 2019 10:42

Central de Carreiras e Oportunidades da Unifor auxilia alunos

Karol Mota, coordenadora da Central de Carreiras e Oportunidades da Unifor (Foto: Ares Soares)

Na Unifor, o aluno é incentivado a buscar atividades que colaboram para sua formação profissional através da Central de Carreiras e Oportunidades.

Aqueles que desejam ter contato com as oportunidades do mercado de trabalho têm à disposição uma plataforma online voltada para isso: a Unifor Carreiras.

Entre os recursos ofertados estão candidatura à vagas de estágio e emprego; acesso ao cadastro de empresas a fim de identificar oportunidades; informações sobre documentação; criador de currículos online; blog de carreiras; pesquisas para melhor compreender os desafios enfrentados e buscar soluções; orientação de carreiras e workshops.

Quando inicia a vida profissional?

Não é fácil decidir qual profissão seguir nem perceber, de fato, quando se inicia sua vida profissional. Essa parte importante da trajetória de todos nós, às vezes, é percebida no momento da colação de grau, ou seja, quando o aluno está saindo da universidade. Por ser um passo tão importante para os estudantes, faz com que alguns deles fiquem inseguros.

Esse fechamento de ciclo pessoal marca a passagem de estudante para a ocupação do papel de trabalhador. Essa é a etapa que costuma ser denominada pelos estudantes como o início de suas vidas profissionais.

"É muito comum aos acadêmicos acharem que devem deixar para pensar em carreira quando estão mais próximos da finalização de seus cursos. Chamamos atenção, no entanto, para o fato de que tudo o que ele vive pode ser importante para sua carreira profissional. Nesse sentido, viver todas as oportunidades relacionadas a cada momento da sua vida acadêmica é absolutamente importante”, comenta a coordenadora da Central de Carreiras e Oportunidades da Unifor, Karol Mota.

Capacitação é imprescindível

As vivências durante o curso na universidade influenciam diretamente na formação do perfil profissional do aluno. Isso é o que afirma a psicóloga Nayana Ferreira, que atua na Central de Carreiras e Oportunidades da Unifor. “O campus oferece várias atividades que capacitam e auxiliam o aluno na sua formação profissional. Desejamos que o aluno compreenda que as atividades extra sala de aula são fundamentais para a construção da identidade e perfil profissional dele”, ressalta.

A Unifor, por exemplo, possui inúmeras atividades que podem contribuir fortemente com a formação dos alunos para além da sala de aula, o que é excelente para o currículo, para a carreira e para a vida.  Buscando facilitar esse processo, desde o primeiro semestre, a Unifor oferece oportunidades de ingressar mais cedo no mercado de trabalho por meio de estágio. Sendo uma forma dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula ao lidar com situações concretas de prática profissional.

Além de auxiliar os alunos na busca de uma empresa para atuação enquanto profissional, a Central de Carreiras e Oportunidades da Unifor oferece semestralmente um programa de capacitação para o mercado de trabalho. “Focamos em oficinas vivências, ou seja, em vivencias para que o aluno aprenda como elaborar um currículo, como se comportar numa entrevista, em dinâmicas de grupo, como montar seu marketing pessoal e perfil de liderança. Essas são algumas das temáticas que abordamos nesses encontros para que o aluno na prática, se perceba e desenvolva um pouco desses fatores tão importantes para o mercado de trabalho”, destaca a psicóloga.

Central de Carreiras e Oportunidades na Unifor

A plataforma online da Unifor permite que o aluno entre no site e faça seu cadastro, colocando experiências profissionais, cursos já concluídos ou em andamento, projetos e habilidades. Ainda é possível anexar suas mídias sociais, já que a plataforma permite uma maior troca de informações entre empresa e aluno.

Na plataforma tem uma aba “Oportunidade”, em que aparecem as vagas de estágio disponíveis para os cursos. Fica a critério do aluno se candidatar ou não à vaga. A plataforma também permite a criação de um currículo no padrão da Unifor, ou, se o aluno preferir, poderá carregar o seu próprio currículo. Além disso, a plataforma disponibiliza notícias de eventos como palestras e workshops para os alunos participarem e agregarem em seus currículos.

Central de Carreiras e Oportunidades da Unifor
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas