null Com apoio da Unifor, Loja do Bem apresenta segunda edição da exposição Render-CE

Qua, 13 Abril 2022 16:06

Parceria tem o objetivo de dar suporte aos artesãos cearenses nas áreas de gestão, inovação e comunicação

Em comemoração aos 40 anos, o Iguatemi Bosque, por meio da Loja do Bem, inaugurou na última terça-feira, 12 de abril, na praça do Artesão, a segunda edição da Exposição Render-CE. O projeto é uma parceria entre a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, a Loja do Bem e o shopping. O objetivo é oferecer suporte aos artesãos cearenses, a fim de promover a industrialização inclusiva e sustentável, além da inovação e a visibilidade do artesanato local.

Já na praça do Sertanejo, foi inaugurada uma instalação superespecial: um grande lustre aéreo composto por 14.640 flores de crochê celebrando cada dia de vida do shopping. A obra foi desenvolvida em parceria com as crocheteiras cearenses da associação Artfio, localizada em São Gonçalo do Amarante (CE).

O projeto Render-CE teve início em 2021, envolvendo alunos e professores do curso de Design de Moda em parceria com as rendeiras de Aquiraz. Em 2022, a ideia foi ampliada. A Loja do Bem escolheu direcionar as ações para os artesãos das tipologias barro, cipó e macramê, das comunidades de Moita Redonda e Caponga, do município de Cascavel-CE. A escolha inspira-se em um dos filhos mais ilustres do município: Edson Queiroz, um dos maiores empresários cearenses, idealizador da Universidade de Fortaleza.

Com o desafio de trabalhar o tema “Ancestralidades e bem-estar: memórias e lembranças afetivas”, professores, alunos e artesãos estabeleceram conexão constante para idealizar, planejar e refletir sobre a criação dos seus produtos. “A exposição Render-CE visa refletir o que há de melhor no povo cearense: garra, generosidade, competência e afeto. Que a beleza das nossas tradições continue proporcionando boas memórias, na mente e nos corações! Um viva à tradição!”, destaca a professora Karol Mota, assessora de Apoio ao Discente da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor.

Sobre a Loja do Bem

Já a Loja do Bem nasceu da vontade de ajudar e fazer a diferença na vida das pessoas. Tudo começou no final do ano de 2015, quando o desejo de fazer o bem conquistou um espaço no Iguatemi e no coração dos seus clientes. De lá para cá, essa corrente de bondade se tornou ainda mais forte: o projeto ampliou seu alcance para tecer novas histórias.

O mercado artesanal ganhou um presente: a vitrine do Iguatemi. O trabalho dos artesãos ganhou visibilidade no principal shopping do Ceará. Ao mesmo tempo, centenas de famílias recuperaram sua principal fonte de renda realizando o papel fundamental de preservar a nossa cultura.

A Loja do Bem é um instituto sem fins lucrativos que ao longo dos anos tem sido incansável em divulgar o artesanato do Ceará, e 100% da renda é revertida para os artesãos. Hoje, a iniciativa do shopping ajuda milhares de famílias e possibilita a cada uma tirar o sustento do próprio trabalho. O projeto atualmente atinge mais de 50 municípios do Ceará e contempla mais de 300 artesãos.

Exposição Render-CE
Praça do Artesão, próximo à loja Itamaraty, piso térreo.

Loja do Bem
Localização: ao lado da Sorveteria 50 sabores, no piso térreo do Shopping
Telefone: (85) 3241.1374
WhatsApp: (85) 99113.3001
E-mail: lojadobem@institutodobemceara.com.br
Funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h; aos domingos, das 13h às 21h.