null Confira dicas de organização essenciais para encontrar objetos dentro de casa

Qui, 17 Dezembro 2020 17:43

Confira dicas de organização essenciais para encontrar objetos dentro de casa

Professora do curso de Design de Moda dá dicas de organização baseadas no Programa 5S.

Organização é fator essencial na sensação de bem-estar e contribui para a produtividade. (Foto: GettyImages)

A dificuldade em encontrar objetos em casa é muito frequente entre as pessoas que não têm o costume de aplicar métodos de organização no seu dia a dia. Sendo assim, é comum não conseguir lembrar com facilidade onde se colocou as chaves do carro ou do portão da casa, a carteira, os óculos ou outros objetos essenciais que fazem parte do cotidiano.

A professora Fabiola Mourão, docente do curso de Design de Moda da Universidade de Fortaleza ‒ instituição da Fundação Edson Queiroz ‒, explica que estamos em constante busca por uma memória que atenda a todas as nossas necessidades do dia a dia. “Entretanto, contraditoriamente, esquecemos que cobramos a nós mesmos uma quantidade absurda de informações e desempenho eficaz, o que faz com que possamos lembrar nitidamente de uma reunião de trabalho, mas por outro lado esqueçamos de lembrar onde colocamos a chave do carro”, exemplifica.

No intuito de amenizar situações como a citada anteriormente, a professora Fabiola aponta que uma boa alternativa é ter um porta-chaves ao lado da porta de casa e criar o hábito de colocá-las sempre lá. “Isso vai ajudar na hora de realizarmos tarefas de forma mecânica, visto que estamos fadados a esquecer tarefas que não prestamos muita atenção”, completa.

Para iniciar uma organização adequada dos objetos em casa, a professora sugere o Programa 5S e explica a seguir um pouco do seu funcionamento. O 5S consiste em um programa de gestão empresarial desenvolvido no Japão, que objetiva melhorar a produtividade no ambiente de trabalho. O programa pode ser aplicado em empresas e na vida pessoal

• Senso de utilização

Segundo Fabiola, o primeiro passo é separar o que é útil e o que não tem utilidade. “O que não tem utilidade, procure descartar ou doar”, comenta a professora.

• Senso de ordenação

O senso de ordenação é a etapa para organizar materiais, como produtos e alimentos, por exemplo, que podem ser identificados por prazo de validade ou organizados por aqueles que são mais usados. “Outro fator relevante é que seja fácil de identificar o que é comestível, inflamável. Essa mesma organização se aplica a documentos. Uma dica interessante é criar etiquetas de cores distintas para cada produto ou documento”, completa

• Senso de limpeza

Após tudo separado e organizado, é hora de investir na limpeza em armários, fogão, geladeira, por exemplo. “Bem como implementar a cultura da coleta seletiva e aprender a não deixar nada sujo”, sugere.

• Senso de asseio e padronização

Fabiola ressalta a importância em realizar um planejamento das tarefas diárias. “Organize compromissos e agendas de pagamentos. Evite excesso de trabalho em casa e estabeleça uma rotina, sobretudo, no tempo atual de pandemia de Covid-19”, salienta.

• Senso de autodisciplina

O quinto e último S do processo de organização incentiva a autodisciplina. “Continue praticando e compartilhando as etapas anteriores e transforme o 5S em um hábito diário. Seja criativo e persistente diante dos desafios e estimule todos em casa a fazer o mesmo”, destaca a professora.

Para aqueles que moram em espaços menores e vivenciam uma dificuldade de organização por não ter espaço suficiente em casa, a professora indica a utilização de organizadores. “Etiquetas de identificação, analisar o que é útil e necessário, usar a criatividade para dividir ou criar novos espaços. Por exemplo, uma arara construída com PVC, caixas organizadoras empilhadas e prateleiras de canto”, finaliza.