Design de Moda Graduação | Universidade de Fortaleza

Jovem ao lado de um manequim.

Esse curso é para quem quer…

... a melhor formação em Design de Moda de Fortaleza, e trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, na indústria têxtil e no comércio varejista/atacadista da moda

e deseja…

... atuar em qualquer uma das as etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.

Período
Integral

Duração
2,5 anos

Vagas
50

Informações para contato

Coordenadora: Profa Ana Cláudia Farias

  • E-mail de contato: designdemoda@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3124
  • Endereço de contato: Bloco R | Sala 04

Por que cursar Design de Moda na Unifor?

Seja aluno do curso de Design de Moda avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). Conquistada no final de 2015, a nota 5 representa, para o Ministério, um curso de excelência, tido como referência pelos demais. Lançado no primeiro semestre de 2014, a graduação formou sua primeira turma no final do ano de 2015. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o curso tem nota 4, com desempenho que mostra a qualidade do ensino.

Entre os fatores analisados pelo MEC durante a avaliação estão a equipe de professores e funcionários, instalações e laboratórios, projeto pedagógico, interlocuções com o mercado e outros cursos da própria Unifor, além da participação intensiva do curso em eventos da cidade e de fora (como o Dragão Fashion Brasil).

Na Unifor, você é preparado para o mercado em todas as suas exigências. Para isso, o curso de Design de Moda tem como diretrizes a criatividade, a gestão e a comunicação presentes em todas as disciplinas. Tudo isso em concordância com as práticas ambientalmente responsáveis e o respeito à diversidade cultural.

Ao final do curso, você será um profissional apto a interpretar e reconhecer as diferentes linguagens simbólicas, estruturais e funcionais e gerenciar o desenvolvimento de produtos de moda em empresas têxteis e de confecção. Irá conhecer e aplicar métodos e técnicas voltados à sustentabilidade do meio ambiente na concepção e desenvolvimento dos projetos, assim como elaborar propostas diferenciadas, criar conceitos e produtos de moda que sejam referência. Da mesma forma, vai poder buscar constante aprimoramento em sua área de atuação, considerando a diversidade cultural e as mudanças na sociedade.

Na Graduação Tecnológica da Unifor, o aluno recebe certificações intermediárias que lhe permitem concorrer no mercado de trabalho de forma mais rápida e com experiência comprovada. Ao final do terceiro semestre, por exemplo, você pode adquirir certificação como assistente em Design de Moda.

Aqui, você vai estudar com professores qualificados e com ampla experiência no mercado. O curso de Design de Moda da Unifor também mantém um relacionamento com profissionais renomados em atuação no mundo da moda e trabalha uma educação voltada ao empreendedorismo. Outro diferencial é que você vai atuar ainda na elaboração e gestão de projetos gráficos em design de moda, assim como tem à disposição laboratórios de última geração e programas integradores.

Desde o início do curso, o estudante de Design de Moda da Unifor têm a oportunidade de ver sua produção ser apresentada ao público em um desfile promovido pela própria universidade. O Unifor Moda Integra (UMI) é uma dessas oportunidades.

O trabalhos, looks, desenhos e demais produtos são desenvolvidos pelos alunos a partir dos Programas Integradores de cada semestre e avaliados por uma banca de professores, que por sua vez escolhem os mais maduros para o desfile. É uma experiência enriquecedora para a vivência do futuro profissional, que tem a chance de tirar a sua ideia do papel e defendê-la.

O curso de Design de Moda da Unifor possui Nota 5 em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4