Comércio Exterior Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Estudantes conversam com projeto em mãos

Esse curso é para quem quer...

... a melhor formação em Comércio Exterior de Fortaleza; e trabalhar com gerenciamento de processos de compra e venda de produtos e serviços entre empresas e governos de diferentes países.

e planeja...

... exercer funções gerenciais em empresas públicas e privadas, como funcionário ou consultor, ou atuar também na intermediação de operações de exportação e importação de companhias que estão iniciando na área de exportação (formação de trading company).

Período
Noite

Duração
4 anos

Vagas
60

Informações para contato

Coordenação: Profa. Alexandra Alencar Siebra

  • Fone de contato: (85) 3477.3087
  • E-mail de contato: comex@unifor.br
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 03
Eventos Unifor

Eventos gratuitos na melhor do Brasil

Participe de eventos especiais na Universidade de Fortaleza e tenha experiências únicas.

Inscreva-se

Por que cursar Comércio Exterior na Unifor?

A Universidade de Fortaleza possui o único bacharelado em Comércio Exterior no Estado do Ceará. Isto significa que você vai estar apto a atuar em Comércio Exterior e na Gestão de Negócios Internacionais. Reconhecido por duas vezes consecutivas com a nota máxima pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) - 2012 e 2015 -, o curso é o único dos 14 bacharelados em atividade no Brasil com esses resultados. 

O profissional de Comércio Exterior formado na Unifor está apto a analisar os mercados, conhecer as regras de legislação entre os vários países e também controlar e acompanhar de perto os processos de exportação/importação e negócios internacionais. Aqui, você vai estudar as regras de direito internacional e as culturas dos diversos países, com o objetivo de facilitar o entendimento entre as diversas culturas corporativas e criar ambiente favorável e amigável de cooperação. Da mesma forma, vai poder gerenciar processos de despacho de mercadorias para exportação e importação, e participar diretamente do processo de negociação, ao falar em nome da sua empresa e defender os interesses dela.

Nesse sentido, o curso de Comércio Exterior da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, apoia o projeto Ceará Global, maior evento voltado para a internacionalização da economia no Estado. Nesse cenário, os alunos passam a ter contato com autoridades, executivos e técnicos renomados em seus segmentos, e a cada novo cenário, auxilia o mercado, identificando a grande demanda por profissionais qualificados, com conhecimentos de gestão, negócios e tecnologia.

Como estudante do curso de Comércio Exterior da Unifor, você amplia sua possibilidades dentro do mercado de trabalho e pode ir além da gerência dos processos de Exportação e Importação.

Nosso curso é integralizado em no mínimo quatro anos e sua matriz curricular estruturada com base nos cursos de Economia e Administração. Isso vai permitir a você assumir qualquer função gerencial em empresas públicas e privadas, tanto como funcionário, quanto como consultor, entre elas a de diretor de marketing com formação em Marketing Internacional, diretor financeiro com conhecimento de Finanças Internacionais, e diretor de logística com conhecimento em Logística Internacional, entre outros.

Na área específica de Comércio Exterior, você vai poder explorar um grande nicho de mercado, no caso a formação de trading company, ou seja, empresas de comércio exterior que prestam assessoria na intermediação das operações de Exportação e Importação para companhias que estão começando na área de exportação. Existem mais de seis mil indústrias no Ceará e elas são atendidas por menos de cem empresas de trading.

Aqui você pode optar por ter aulas ministradas em inglês. Isso permite exercitar a língua estrangeira utilizada nos negócios e relações internacionais.

Estude em um curso com elevado índice de internacionalização. No curso de Comércio Exterior, cerca de 10% dos alunos são estrangeiros de diversos países que participam dos programas de intercâmbio na Unifor. Isso vai possibilitar a você a inserção em redes de relacionamento (networking) internacional.

Na busca por maior aderência às demandas mercadológicas, o aluno do curso de Bacharelado em Comércio Exterior tem a possibilidade de customizar sua formação com disciplinas de qualquer curso da Universidade de Fortaleza. Essa flexibilidade curricular é garantida pela Resolução 58/2000, a qual permite ao aluno que 10% dos créditos necessários à integralização de sua graduação sejam feitos em outro curso da Universidade. Além desta opção, são oportunizadas, as Trilhas de Formação. Uma vez que os alunos precisam obter 16 (dezesseis) créditos optativos para a devida conclusão do curso, disponibilizam-se trilhas compostas por disciplinas que aprofundam uma área de conhecimento. Para o profissional de Comércio exterior são estas: Marketing, Finanças, Cenários Econômicos e Accounting.

A opção por cada uma destas áreas de formação complementar decorre de extenso estudo feito pela coordenação e NDE junto ao mercado, procurando preencher as principais lacunas de formação de um gestor internacional de excelência, atendendo assim às demandas sociais e econômicas. Uma vez escolhida a trilha de interesse, o aluno tem a garantia de que ao final do curso receberá, além do seu diploma que conferirá o título de Bacharel em Comércio Exterior, um certificado de aprofundamento na área de interesse. Ressalte-se que tal certificação aumenta a empregabilidade do egresso e a conformidade do curso às demandas mercadológicas e acadêmicas, sem que haja nenhum tipo de custo adicional ao aluno, pois o mesmo já teria sua conclusão condicionada à obtenção desses créditos.

As Trilhas de Formação acima mencionadas são formadas por 04 (quatro) disciplinas cada, conforme mostradas a seguir:
 

TRILHAS DE FORMAÇÃO

TRILHA CENÁRIOS ECONÔMICOS
Código Disciplinas Carga horária
A561 ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA 72
G182 COMPETIÇÃO E MERCADOS 72
A272 FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL 72
A236 ECONOMIA MONETÁRIA 72
TRILHA MARKETING
Código Disciplinas Carga horária
G584 OMNICHANNEL E TRADE MARKETING 72
G339 BRANDING 72
G427 MARKETING DIGITAL 72
G043 MERCADO E CONSUMIDOR 72
TRILHA ACCOUNTING
Código Disciplinas Carga horária
G568 CONTABILIDADE BÁSICA 72
G538 CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA 72
G625 CONTABILIDADE AVANÇADA 72
G383 AUDITORIA 72
TRILHA FINANÇAS
Código Disciplinas Carga horária
G185 VALUATION 72
G506 FINANÇAS E RISCO 72
G183 ENGENHARIA FINANCEIRA 72
G638 FINANÇAS PESSOAIS 72


Cada uma das trilhas possui, além da justificativa mercadológica anteriormente mencionada, uma justificativa institucional que garante sua oferta e gera rede de relacionamentos entre os alunos do curso de Comércio Exterior com alunos de outros cursos da área de gestão.

A trilha de Cenários Econômicos corrobora para que o egresso do curso de Comércio Exterior conclua sua segunda graduação através do Programa de Dupla Graduação com o curso de Ciências Econômicas com apenas mais 01 (um) ano de estudos na Universidade de Fortaleza. Além deste claro benefício, permite ao egresso o conhecimento mais aprofundado das flutuações econômicas, bem como permite que o mesmo desenvolva ferramental teórico para construção de cenários econômicos para negócios.

A trilha de Marketing visa desenvolver no aluno a habilidade analítica sobre a distribuição de produtos, mercado e poder da marca auxiliando na elaboração dos planos de internacionalização.

A trilha de Accounting, conduz o egresso a um aprofundamento na contabilidade, aspecto importante para quem deseja construir uma carreira voltada para análise financeira de corporações, controladoria e auditoria, bem como participar do programa de dupla graduação com o curso de Ciências Contábeis.

A trilha de Finanças visa desenvolver no aluno a habilidade analítica sobre a saúde financeira da empresa e de suas concorrentes, desenvolver estratégias de financiamento internacional e de proteção às variações observadas nos mercados.

Percebe-se, por fim, que tal estratégia, além das ações já existentes na Universidade de Fortaleza, intensifica a flexibilidade acadêmica da nova matriz curricular do curso de Comércio Exterior, em consonância com diretrizes do Ministério da Educação, e acima de tudo, impacta positivamente a vida do futuro egresso.

O aluno pode concluir em cinco anos duas graduações na Unifor: Ciências Econômicas e Comércio Exterior.

O curso oferece integração com o mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas que lidam com comércio exterior e negócios internacionais e associações como Centro Industrial do Ceará (CIC), Centro Internacional de Negócios (CIN), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), Correios, Receita Federal, Banco do Brasil, Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), Comissão de Comércio Exterior e Câmara Temática de Comércio Exterior do Governo do Estado do Ceará, entre outras empresas e instituições. Essas parcerias proporcionam aos alunos a vivência profissional no setor por meio de estágios e participação em eventos da área.

No Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (NUPEX), você vai poder elaborar, sob a supervisão de professores, projetos de exportação, importação e em negócios internacionais para as micro, pequenas e médias empresas cearenses. As atividades fazem parte da disciplina de Estágio Supervisionado, na qual os alunos são divididos em grupos e, por meio do NUPEX, exercitam as competências e habilidades necessárias para atuar na gestão de negócios internacionais e no comércio exterior.

Aqui você pode obter duas graduações em quatro anos, sendo Comércio Exterior na Unifor e Gestão Internacional em Deggendorf Institute of Technology (Alemanha) ou Marketing Internacional na Novancia Business School (Paris).

Ao final do curso, você também pode obter dupla titulação estrangeira pela parceria entre a Unifor e Universidad Autónoma de Occidente (Colômbia).

O Programa de Dupla Titulação com a Universidad Autónoma de Occidente beneficia estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Comércio Exterior e Marketing (Bacharelado), que passarão um ano na instituição parceira colombiana e, ao final do seu curso de graduação na Unifor, receberão o duplo diploma dos dois países.
 

O curso de Comércio Exterior da Unifor possui nota máxima (5) em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo Ministério da Educação (MEC) aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil. O Conceito de Curso é obtido a partir da avaliação in loco, por análise de três dimensões na oferta do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex)

Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex)

O Núcleo de Práticas em Comércio Exterior (Nupex) tem como objetivo intensificar a formação prático-profissional dos alunos do curso de Comércio Exterior e, ao mesmo tempo, contribuir com projetos de internacionalização para empresas cearenses startups e tradicionais.

Saiba mais

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4