Publicidade e Propaganda Bacharelado

Alunos analisam computador.

Esse curso é para quem quer...

... atuar no mercado em suas diversas áreas, como produção, criação, planejamento e gestão dos processos relacionados ao Sistema Publicitário.

e planeja...

... trabalhar em agências publicitárias, na assessoria de empresas públicas e privadas, em veículos de comunicação, institutos de pesquisas e fornecedores de serviços publicitários, além da carreira acadêmica, dentre outras atividades relacionadas à área da comunicação

Duração
8 semestres

Período
Manhã

vagas
65

Informações para contato

Coordenação: Profª Alessandra Oliveira

  • E-mail de contato: alessandraoliveira@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3251
  • Endereço de contato: Bloco R | Sala 4

Diferenciais

No curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Unifor, você é preparado para atuar em um campo bem diversificado de atividades. Dentro de uma agência de publicidade, por exemplo, o profissional pode desempenhar as seguintes funções:

Atendimento - captação de clientes, interface entre agência e clientes, negociação de prazos e estabelecimento de briefing para a criação;

Criação - equipe que gera ideias, produz peças e campanhas para TVs, jornais, revistas, outdoors e sites;

Mídia - gerenciamento da difusão das peças, negociação de espaços para anúncios;

Planejamento - setor estratégico responsável pela criação do plano de comunicação e que estuda o mercado, a concorrência e o público consumidor)

Há ainda atribuições de Pesquisa, Arte Finalista, Fotografia, Marketing e Promoção de Vendas. Todas essas funções cabem em setores de empresas públicas e privadas, em veículos de comunicação, consultorias, institutos de pesquisa, produtoras de som e imagem, gráficas, empresas de web e organizadoras de eventos, onde você pode atuar tanto na equipe de colaboradores ou como como consultor.

O curso de Publicidade e Propaganda da Unifor, que alcançou 4 das 5 estrelas em 2017 no Guia do Estudante, foi o primeiro do estado e estabelece uma relação de proximidade com o mercado ao unir, com excelência, teoria e prática. O curso oferece uma estrutura de laboratórios diferenciada, onde você pode vivenciar na graduação a realidade do mercado de trabalho.

Os estúdios de TV, fotografia, rádio e multimídia são equipados com tecnologia de última geração. Aqui, você conta também com o Núcleo Integrado de Comunicação, que reúne em suas células uma Agência Experimental de Propaganda, para realizar trabalhos da própria Unifor e de ONGs. Há ainda uma Central de Rádio, que viabiliza diversos projetos, e a Central de Eventos, apta a atuar nos eventos do próprio curso, bem como nos de outras áreas da Universidade. A parceria com a TV Unifor viabiliza a veiculação da produção audiovisual da Instituição.

Na Unifor, você será qualificado para desenvolver os atributos de criatividade, dinamicidade, objetividade e praticidade para atuar em agência, rádio, TV, jornal, internet e em qualquer setor da área de comunicação. Com os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso de Publicidade e Propaganda, você será capaz de propor de soluções práticas e efetivas, poderá desenvolver espírito empreendedor, idealizador e de liderança. O curso de Publicidade e Propaganda da Unifor dá ênfase à excelência profissional, à responsabilidade e identidade sociopolítica voltada ao exercício da cidadania e à plena capacidade de comunicação.

O aluno de Publicidade e Propaganda também será estimulado a desenvolver conhecimentos de fenômenos referentes às manifestações comunicacionais em suas mediações culturais e de sua midiatização nas sociedades de consumo. A sua atuação profissional contribui para o desenvolvimento de princípios éticos, para a efetivação dos direitos humanos e para a realização de projetos e produtos com foco na sustentabilidade, inclusão social e implantação de tecnologias comunicacionais.

Com 2 mil m² de área, o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) é o maior laboratório na temática da região Norte e Nordeste. Criado em 2000, o NIC é um projeto permanente de extensão e principal espaço de experimentação e relação entre teoria e prática dos cursos de Publicidade, Jornalismo e de áreas afins como Eventos, Administração, Cinema e Audiovisual e Ciências da Computação.

O objetivo do NIC é aproximar a universidade e sociedade por meio da execução de projetos de comunicação realizados por alunos da Unifor, sob a orientação de professores. É integrado por 9 células. Nele desenvolvem-se trabalhos por meio de 36 ilhas de edição, 2 estúdios de TV, 4 estúdios de Rádio, 2 estúdios de fotografia analógica e digital, redação multimeios para produção de webjornalismo e impresso, revista impressa e digital, produtora de Web TV, célula de mídia interativa, assessoria de comunicação com abertura para comunicação corporativa, além da Rádio Unifor e da TV Unifor, cuja programação é aberta para todo o Ceará.

No NIC, você vai atuar na divulgação de produtos elaborados em suas células. Alunos participantes do NIC já ganharam vários prêmios conquistados em congressos estudantis de comunicação e também através de sua relação direta com o mercado de trabalho. O núcleo atende ainda demandas dos 4 centros do conhecimento da Universidade a partir de ações como a elaboração de cartazes, criação de sites e spots, entre outros produtos.

Como aluno do curso de Publicidade e Propaganda, você tem a chance também de estagiar na TV Unifor. Implantada em 2005, a TV Unifor é um espaço de experimentação e formação de novos comunicadores e modelos de conteúdo, por meio da realização de projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica. A emissora dá visibilidade à pesquisa, extensão e ensino bem como temas de interesse da sociedade.

A TV leva ao ar os programas audiovisuais produzidos pelos próprios alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual, além do programa institucional da Universidade, o Canal Unifor. É transmitida pelo Canal Universitário 14 da Multiplay, canal 181 da NET e TV Diário. Desde a sua fundação, conquistou parcerias c com Canal Futura, Associação Brasileira de TVs Universitária (ABTU), TV Assembleia, e Itaú Cultural, entre outros.

A programação da TVU é composta por interprogramas, documentários, revista eletrônica, jornal ao vivo, além de outras propostas com temas relacionados a saúde, meio ambiente, esporte, cultura e arte. O curso tem conceito Preliminar do MEC nota 3 (satisfatória) de acordo com avaliação de 2015.

O curso de Publicidade e Propaganda da Unifor possui 4 estrelas no Guia do Estudante.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6