Publicidade e Propaganda Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Alunos analisam computador.

Esse curso é para quem quer...

...a melhor formação em Publicidade e Propaganda de Fortaleza; e atuar na pesquisa e inovação, na estratégia, na criação, na produção e na gestão de produtos e processos publicitários e comunicacionais de marcas e empresas.

e planeja...

trabalhar no departamento de comunicação e marketing de empresas, em agências de publicidade, em veículos de comunicação, em institutos de pesquisas e em produtoras de conteúdos e de serviços, bem como na atuação liberal como freelancer e na carreira acadêmica em Publicidade e Propaganda.

Duração
8 semestres

Período
Manhã

vagas
65

Informações para contato

Coordenação: Prof Tarcísio Bezerra

  • E-mail de contato: publicidade@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3251
  • Endereço de contato: Bloco R | Sala 4

Por que cursar Publicidade na Unifor?

Em 1997, o Estado do Ceará recebia o primeiro curso de Publicidade e Propaganda. Foi da Universidade de Fortaleza que saíram os primeiros publicitários de formação, profissionais que transformam a comunicação dentro e fora do nosso Estado.

Além das agências de publicidade, os publicitários formados na Unifor atuam nos mais diversos segmentos produtivos da Comunicação no país, seja como profissionais freelancers até em departamentos de marketing e comunicação em empresas de diversos portes. A atuação do publicitário formado Unifor é pautada a partir do(a):

  • Desenvolvimento de estratégias de comunicação para problemas mercadológicos, utilizando ferramentas de comunicação integrada;
  • Criação e Produção de soluções criativas e persuasivas, em termos de estéticas e linguagens, nos âmbitos mercadológico, institucional e social.
  • Realização de pesquisas de mercado que investiguem consumo, tendências, motivação, concorrência e imagem.
  • Inovação de produtos e processos do meio publicitário e gestão de departamentos de marketing e de comunicação, agências de comunicação e produtoras do setor comunicacional.

O aluno Unifor formado em Publicidade e Propaganda, além das especificidades do curso, também desenvolverá competências para o complexo mundo do trabalho no século XXI com base nas quatro dimensões abaixo:

  • Acompanhar seu próprio desenvolvimento e aprendizagem a partir do autoconhecimento e da reflexão sobre os seus processos de pensamento, tomada de decisão, estudo, metas e feedback;
  • Trabalhar com respeito, propósitos compartilhados e contribuição assertiva para conhecimentos, compreensões e experiências;
  • Compartilhar pensamentos, questões, ideias e soluções;
  • Exercer o conjunto de direitos e deveres do indivíduo que vive em sociedade, com poder para nela intervir e transformar.

O Curso de Publicidade e Propaganda da Unifor foi desenvolvido a partir de quatro ciclos formativos. O estudante atuará em projetos que desenvolvem competências e habilidades que o tornaram um profissional polivalente para atuação em diversos setores da comunicação.

Ciclo I: Mercado e Consumo
- Refletir sobre os cenários políticos, econômicos, sociais e culturais, em escala global, nacional, regional e local, que influenciam o ambiente mercadológico publicitário;
- Realizar pesquisas de mercado que investiguem consumo, tendências, motivação, concorrência e imagem;
- Demonstrar domínio técnico na manipulação e no uso de ferramentas e instrumentos próprios da atividade publicitária.

Ciclo II: Criatividade e Produção
- Apresentar soluções criativas e persuasivas, em termos de estéticas e linguagens, nos âmbitos mercadológico, institucional e social, desde a concepção até a produção.

Ciclo III: Estratégia e Métrica
- Analisar mediações comunicativas da cultura de consumo, pelos processos de midiatização publicitária;
- Desenvolver estratégias de comunicação para problemas mercadológicos, utilizando ferramentas de comunicação integrada;
- Monitorar resultados mercadológicos, institucionais e sociais das campanhas e de ações publicitárias.

Ciclo IV: Inovação e Gestão
- Inovar em produtos e processos do meio publicitário para a garantia de princípios éticos, para a efetivação dos direitos humanos e para o desenvolvimento de projetos que contribuam para a sustentabilidade e a inclusão social.            
- Gerenciar departamentos de marketing e de comunicação, agências de comunicação e produtoras do setor comunicacional.

O Curso de Publicidade e Propaganda da Unifor disponibiliza 540 horas da formação do curso para a escolha do estudante na área de interesse por meio de disciplinas optativas. Desta forma, o aluno pode não só flexibilizar sua formação como também ser certificado com base em uma das seis trilhas abaixo:

  • Trilha de Pesquisa em Comunicação
  • Trilha de Marketing
  • Trilha de Criação Publicitária
  • Trilha de Arte e Design
  • Trilha de Planejamento Estratégico e Negócios Digitais
  • Trilha de Produção Audiovisual

Com 2 mil m² de área, o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) é um dos maiores espaços de prática em Comunicação no Brasil. Criado em 1999, o NIC é um projeto permanente de extensão e principal espaço de experimentação e relação entre teoria e prática no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza. O objetivo do NIC é aproximar a universidade e sociedade por meio da execução de projetos de comunicação realizados por estudantes da Unifor, sob a orientação de professores.

Funcionando todas as tardes, de segunda a sexta-feira, o NIC é formado semestralmente por mais de 100 alunos e professores de diversas áreas da Comunicação. Sua precursora, a Agência NIC, é a maior célula do Núcleo e já recebeu diversos prêmios regional e nacionalmente, tendo sido eleita 5 vezes a melhor agência experimental do Brasil no Expocom, prêmio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação.

Desde de 2006 ocorre anualmente a Mostra de Publicidade dos estudantes do curso. O projeto é uma importante vitrine do que é produzido no mercado em projetos experimentais de publicidade e propaganda. Sempre, no segundo semestre do ano, o evento traz ao campus grandes nomes da publicidade cearense e brasileira para oficinas, imersões e atividades premiativas.

Além da exposição na Mostra, os melhores trabalhos compõem a revista Sacada, portfólio anual do curso de Publicidade e Propaganda Unifor, produto editorial encaminhado para empresas, agências publicitárias e associações científicas de todo o Brasil.

Com o intuito de promover a pesquisa na graduação, ocorre sempre ao primeiro semestre do ano, o evento INDÍCIO UNIFOR - Seminário de Iniciação Científica em Comunicação. Trata-se de um evento que reúne professores, pesquisadores e alunos do curso para debater temas relevantes e pesquisas na área da comunicação. O INDÍCIO também prepara os alunos e selecionada os trabalhos a serem enviados aos congressos da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Mais de 1.000 profissionais formados ao longo de mais de 22 anos de história.

Melhor curso de Publicidade e Propaganda entre instituições privadas do Norte, Nordeste e Centro Oeste (Segundo RUF - Ranking Universitário Folha 2019);

Mais de 500 trabalhos de estudantes publicados em Anais de congressos e revistas científicas conceituadas ao longo de mais de 20 anos do curso;

1º Lugar em diversos prêmios locais, regionais, nacionais e internacionais de Comunicação como o Prêmio Gandhi, Prêmio Assis Santos, Prêmio Ban Ban Ban de Publicidade, Expocom, entre outros;

6 vezes Melhor Agência Experimental do Brasil (Prêmio EXPOCOM da Associação Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação).

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5