Ciências Econômicas Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Alunos usam um computador em cima de uma mesa.

Esse curso é para quem quer...

... a melhor formação em Ciências Econômicas de Fortaleza - área de Gestão com forte posição estratégica - e deseja dominar orçamentos, perícias e projetos complexos; garantir conhecimentos conectados a experiências internacionais e práticas imersivas; transformar negócios com soluções inteligentes; e atuar como executivo de empresas nacionais e multinacionais, analista financeiro, consultor econômico, analista de institutos governamentais e pesquisador.

e planeja...

… estudar os fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens e serviços, assim como ajudar a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos; ampliar repertório intelectual e desenvolver senso crítico para a tomada de decisões efetivas; analisar cenários que possibilitem maximizar indicadores positivos; e tornar-se profissional de destaque em mercados globais.

Período
Noite

Duração
4 anos

Vagas
40

Informações para contato

Coordenação: Prof. Felipe Albuquerque Sobral

  • E-mail de contato: economia@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3087
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 03
Meio século formando economistas inovadores

Meio século formando economistas inovadores

Curso de Ciências Econômicas da Unifor celebra 50 anos alinhado às demandas de um mercado cada vez mais tecnológico e inovador, com matriz curricular atualizada e infraestrutura de ponta para formar profissionais versáteis

SAIBA MAIS
Núcleo de Práticas em Economia (NUPE)

Núcleo de Práticas em Economia (NUPE)

O Núcleo de Práticas em Economia (NUPE) tem por objetivo propiciar ao aluno experiência prática das habilidades aprendidas durante o curso de Ciências Econômicas ao mesmo tempo que presta assessoria econômico-financeira às micro e pequenas empresas do Estado.

SAIBA MAIS

Por que cursar Ciências Econômicas na Unifor?


O curso de Ciências Econômicas da Unifor deu início ao processo de acreditação internacional junto à Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB).

A AACSB é uma organização estadunidense, fundada em 1916, que estabelece padrões de excelência e qualidade para instituições de ensino, garantindo que os programas de negócios estejam alinhados às melhores práticas internacionais.

Saiba mais

Um dos primeiros implementados na Unifor, o curso de Ciências Econômicas forma profissionais aptos a atuar nas linhas de finanças, economia de empresa e economia do setor público. O curso está com o currículo atualizado, adaptado às novas exigências e tendências do mercado de trabalho, e dispõe de um corpo docente de alta qualificação, com relevante atuação no mercado corporativo, sendo 100% deles mestres ou doutores. Além disso, quem é aluno da Unifor tem à disposição parcerias firmadas com empresas do segmento financeiro e institutos de pesquisas econômicas.

Neste curso, você será preparado para analisar com visão aguçada e senso crítico a realidade socioeconômica regional, nacional e internacional. Para isso, desenvolverá competências e habilidades técnicas ao conhecer métodos, ferramentas, instrumentos e orientações que fundamentam as teorias econômicas, além de apreender valores atrelados à ética, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.

No curso de Ciências Econômicas da Unifor, você desenvolve espírito empreendedor com capacidade para atuar em corporações públicas e privadas nas áreas econômico-financeiras e de mercado de capitais, bem como em instituições públicas ou privadas que promovem pesquisas econômicas e sociais.

A Unifor prepara você para atuar na construção de modelos econômicos que se adequem ao desempenho socioeconômico regional, nacional e global. Aqui você se torna apto a atender às demandas da economia regional e contribuir na concepção de políticas públicas. No sentido macroeconômico, o aluno será capaz de analisar suas perspectivas de crescimento, identificar suas vantagens comparativas para atração de investimentos e de novas oportunidades de negócios.

Como estudante de Ciências Econômicas, no plano microeconômico, você vai se capacitar para atuar no auxílio ao desempenho das unidades produtivas e dos agentes econômicos locais e regionais. Isso de maneira a tornar mais eficientes seus fatores de produção, prospectar e avaliar as melhores alternativas de captação e aplicação de recursos financeiros e assegurar a geração de ocupação e renda para a sociedade.

O aluno de Ciências Econômicas da Unifor é qualificado a lidar tanto com grandes questões – como as referentes a um país – quanto com problemas de empresas ou investidores individuais. Nesse sentido, recebe uma formação que propicia uma base cultural ampla, a permitir o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico-social. Trabalha também a sua capacidade de tomada de decisões e de resolução de problemas econômicos numa realidade diversificada e em constante transformação.

O curso conta com uma sólida formação em métodos quantitativos e vasto conhecimento de finanças corporativas. Proporciona a capacidade de entender os impactos sobre os agentes econômicos e sociais das mudanças nos ambientes micro e macroeconômicos, além de um excelente domínio sobre os instrumentos utilizados na avaliação econômica e de impacto ambiental de projetos de investimento. A graduação tem Conceito Preliminar 3 na avaliação do MEC (2015) em escala de 1 a 5 (satisfatória) e nota 4 no Guia do Estudante 2017.

Uma vez que os alunos precisam obter 16 créditos optativos para a devida conclusão do curso, disponibilizam-se trilhas compostas por disciplinas que aprofundam uma área de conhecimento. Para o profissional de Comércio Exterior são estas:

  • Finanças
  • Negócios Internacionais

Para conhecer mais sobre as trilhas, CLIQUE AQUI

O aluno pode concluir em cinco anos duas graduações na Unifor: Ciências Econômicas e Comércio Exterior. Ao final do curso, o aluno pode obter dupla titulação estrangeira pela parceria entre a Unifor e a Deggendorf Institute of Technology (Alemanha).

Saiba mais

Além disso, a Unifor é pioneira na oferta 12 de disciplinas em Língua Inglesa nos cursos da área de gestão. As disciplinas em língua inglesa possibilitam a você apreender o conteúdo na área de negócios e compartilhar da companhia de colegas de sala que são alunos estrangeiros em intercâmbio na Unifor.

 

O Núcleo de Práticas em Economia (NUPE) tem por objetivo propiciar ao aluno experiência prática das habilidades aprendidas durante o curso de Ciências Econômicas ao mesmo tempo que presta assessoria econômico-financeira às micro e pequenas empresas do estado.

O conceito preliminar de curso (CPC), de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é calculado no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em cada área. Atualmente, o curso de Ciências Econômicas da Unifor possui nota 3; a escala de notas do CPC varia de 1 a 5 e considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.

Unifor entre as melhores do mundo

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF), entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

PRÁTICAS DURANTE O CURSO

Boletim Mercado de Capitais

Boletim Mercado de Capitais

O Boletim de Mercado de Capitais, elaborado pelo curso de Finanças da Universidade de Fortaleza, tem como propósito trazer informações da seara financeira e análises dos principais fatos do mundo dos investimentos, em escala global, nacional, e especialmente do mercado financeiro cearense.

Saiba mais
Índice de Ações Cearense (IAC)

Índice de Ações Cearense (IAC)

O Índice de Ações Cearense (IAC) objetiva acompanhar o desempenho médio das cotações das empresas cearenses que possuem capital aberto em bolsas de valores e ser benchmark para aplicações financeiras, como (IBOV, CDI, S&P500, Dólar, etc.), fundos de investimentos, portfólios, entre outros.

Saiba mais
Experiência de Primeira!

Experiência de Primeira

Faça uma tour pelo curso dos sonhos na Unifor. Conheça professores, desbrave o #CampusMaisLindo e vivencie a realidade de ser aluno(a) da Melhor!

Agende seu horário

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

Semestre 7

Semestre 8

Não há resultados para sua busca.

Disciplinas optativas

Não há resultados para sua busca.