Ciências Contábeis Bacharelado | Universidade de Fortaleza

Estudante olha concentrada para um tablet enquanto estuda.

Esse curso é para quem quer...

... a melhor formação em Ciências Contábeis, e ser capaz de analisar as influências do ambiente econômico sobre as alterações patrimoniais. Produzir informações estratégicas para o sistema gestor de uma instituição em direção às soluções assertivas, direcionadas às questões financeiras, tributárias, e patrimoniais de uma empresa, por meio de atividades como registro de receitas, despesas, custos e lucro, assim como auxiliar no controle do negócio.

e planeja...

... atuar tanto no setor público quanto na esfera privada nas áreas de gestão contábil, controladoria, auditoria, perícia, compliance e gestões societária, tributária e governamental, como profissional gestor da informação que dá subsídio à tomada de decisões nas organizações.

Período
Manhã | Noite

Duração
4 ou 6 anos

Vagas
110

Informações para contato

Coordenação: Professora Alexandra Alencar Siebra

  • E-mail de contato: contabeis@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3193
  • Endereço de contato: Bloco R | Sala 04

Por que cursar Ciências Contábeis na Unifor?

Com mais de 47 anos de atuação, o curso de Ciências Contábeis da Unifor acompanha as transformações econômico-sociais e é estruturado para o atendimento do perfil moderno do gestor contábil das organizações, essencialmente estratégico, proativo e que se antecipa aos possíveis riscos do negócio e auxilia na percepção das oportunidades, sempre conectado às novas ferramentas tecnológicas. Alia as demandas de mercado a uma formação técnica e humana, a partir da oferta de uma matriz dinâmica de conteúdos.

Neste curso você participa de programas de interação acadêmica que compreendem monitoria, iniciação científica e o corpo docente é inteiramente formado por mestres e doutores, com acentuada experiência acadêmica e mercadológica a garantir a cooperação necessária para uma prática contábil sólida.

Em 2020, o curso recebeu nota 5 no Guia da Faculdade; aqui você vai dominar e interpretar a linguagem globalizada do mundo dos negócios. O currículo do curso vai inseri-lo no estudo das Normas Brasileiras de Contabilidade de acordo com o padrão internacional, e com ênfase na legislação societária e normas fiscais tributárias.

Você vivencia o uso de sistemas inteligentes em disciplinas e em laboratórios de práticas que adotam softwares utilizados por empresas de excelência no mercado e com plataformas inovadoras, atualizadas à legislação vigente.

Você tem a oportunidade de vivenciar na prática situações reais ao poder avaliar processos judiciais e realizar cálculos trabalhistas a partir das parcerias firmadas com TRT-CE e Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, sob as orientações de seus professores.

Tem a oportunidade de vivenciar a rotina do empresário contábil acompanhando suas atividades sejam nos escritórios de grandes consultorias contábeis quanto nas unidades de contabilidade de grandes empresas. Em atividades de extensão, como palestras, lives, congressos e viagens tem acesso à profissionais de referência nas áreas de perícia, controladoria, inteligência estratégica, compliance e todas as áreas mais promissoras do mercado.

Criado em 2014 com o objetivo de aprimorar o conhecimento acadêmico e prestar assistência aos contribuintes de baixa renda, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifor é um espaço onde alunos e professores do Curso de Ciências Contábeis realizam atendimento gratuito à população, tirando dúvidas e prestando orientação sobre assuntos das áreas contábil e fiscal. O núcleo promove ainda intercâmbio de experiências e conhecimentos técnicos entre o Fisco e a Universidade.

Como aluno de Ciências Contábeis da Unifor, você recebe auxílio dos professores sobre questões práticas do cotidiano, como declaração de Imposto de Renda, regularização do CPF, emissão de certidão negativa e verificação da situação perante a Receita Federal. Ademais, os alunos do NAF recebem treinamento ministrado por professores da Unifor e técnicos da Secretaria da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ) e da Secretaria de Finanças de Fortaleza (SEFIN), bem como outras capacitações advindas de parcerias com o próprio CRC-CE e Sebrae. Assim, o NAF amplia a visão dos estudantes sobre o universo da Contabilidade, por meio da promoção de atendimento, treinamentos e palestras que agregam valor ao conhecimento.

O atendimento prestado pelo Núcleo beneficia o público em geral, incluindo orientações a microempreendedores individuais (MEI). No NAF, os contribuintes têm acesso a serviços de orientação sobre como emitir CNPJ, boletos para pagamento de taxas e impostos, fazer cadastro na prefeitura ou na Sefaz para expedição de nota fiscal, bem como sanar outras dúvidas acerca de aspectos tributários em geral.

Uma vez que os alunos precisam obter 16 dezesseis créditos optativos para a devida conclusão do curso, disponibilizam-se trilhas compostas por disciplinas que aprofundam uma área de conhecimento. Para o profissional de Ciências Contábeis são estas: 

  • Negócios Internacionais
  • Finanças 
  • Marketing
  • Cenários e Negócios

Para conhecer mais sobre as trilhas, CLIQUE AQUI

Na Unifor, você pode concluir em cinco anos duas graduações: Administração e Ciências Contábeis. Além disso, a universidade é pioneira na oferta de 12 disciplinas em Língua Inglesa nos cursos da área administrativa. As disciplinas em língua inglesa possibilitam aprender o conteúdo na área de negócios e compartilhar da companhia de colegas de sala que são alunos estrangeiros em intercâmbio na Unifor.

O conceito preliminar de curso (CPC), de acordo com o Ministério da Educação (MEC), é calculado no ano seguinte ao da realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em cada área. Atualmente, o curso de Ciências Contábeis da Unifor possui nota 3; a escala de notas do CPC varia de 1 a 5 e considera, além do desempenho dos estudantes, o corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos, entre outros itens.

Unifor entre as melhores do mundo

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está entre as melhores universidades do mundo com até 50 anos, segundo THE Young University Ranking, elaborado pela Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento de educação. Do Brasil, constam apenas dez instituições de ensino superior, sendo a Unifor a única instituição particular, ficando em 2º lugar entre as brasileiras.

O ranking da THE avalia as universidades a partir de cinco critérios: ensino, pesquisa, citação, internacionalização e transferência de tecnologia.

 

Atividades de ensino-aprendizagem nos cursos de graduação da Unifor

Desde 17 de agosto de 2020, os cursos de graduação obedecem um plano que inclui, de acordo com as características de cada curso e disciplina, atividades presenciais e virtuais, obedecendo normas rigorosas de biossegurança e as determinações das autoridades governamentais.

CONFIRA OS TERMOS GERAIS E AS CONDIÇÕES DE CADA CENTRO DE CIÊNCIAS

 

Luis Gustavo Bandeira Rebouças

Hoje como Auditor na Deloitte Touche Tohmatsu e graduado pela Unifor em 2019, pude unir as ferramentas necessárias para alcançar o padrão de excelência exigido pelas grandes multinacionais. Sua estrutura, professores e qualidade do ensino foram condições essenciais e que me permitiram estar em uma das maiores prestadoras de serviço do mundo.

Luis Gustavo Bandeira Rebouças

Francisco de Assis Mendes Barbosa

Como graduado em Ciências Contábeis pela Unifor, e hoje Gestor da área de Informações Gerenciais do Grupo Edson Queiroz, entendi que a Contabilidade é um instrumento indispensável para a continuidade e desenvolvimento dos negócios, pois fornece informações fidedignas no processo de tomada de decisão.

Francisco de Assis Mendes Barbosa

Rubens Carlos Rodrigues

Hoje, doutorando em Administração pela Unifor, com bolsa ganha quando da Graduação em Contabilidade pela Unifor e pesquisador sobre Terceiro Setor e Auditoria Governamental com foco em Contabilidade, entendi que Contabilidade é acreditar no que os números falam e interpretá-los em busca de eficiência das entidades.

Rubens Carlos Rodrigues

Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4