Negócios BACHARELADO | UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

Jovens caminham pelos corredores da Universidade de Fortaleza

Esse curso é para quem quer...

...a melhor formação em Negócios e obter experiências de gestão que fomentam a autonomia do profissional e as habilidades para o trabalho colaborativo focado em resultados e orientado a prover soluções para a sociedade pautadas no empreendedorismo e inovação. 

e planeja...

...desenvolver competências socioemocionais e humanísticas que habilitem à tomada de decisões assertivas, orientadas por dados, com empatia, comunicação efetiva de forma gráfica, oral e escrita, emprego de análise de ambiente externo e interno, apoio de inteligência humana e artificial, mitigação de riscos sociais, ambientais e econômicos.

Período
Integral

Duração
3 anos

Vagas
30

Informações para contato

Coordenador: Prof. Josimar Souza Costa

  • E-mail de contato: negocios@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3192
  • Endereço de contato: Bloco Q | Sala 03
curso

Ministério da Educação dá nota máxima ao bacharelado em Negócios da Unifor

A nota 5 no Conceito de Curso do MEC foi conquistada após avaliação in loco com base nas dimensões organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

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Por que cursar Negócios na Unifor?


O curso de Bacharelado em Negócios da Unifor deu início ao processo de acreditação internacional junto à Association for Advance Collegiate Schools of Business (AACSB).

A AACSB é uma organização estadunidense, fundada em 1916, que estabelece padrões de excelência e qualidade para instituições de ensino, garantindo que os programas de negócios estejam alinhados às melhores práticas internacionais.

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No bacharelado em Negócios, você vai ser capacitado para ter uma aprendizagem baseada em experiências de gestão, que fomentam sua autonomia e as habilidades para o trabalho colaborativo focado em resultados, que o orientam a prover soluções para a sociedade pautadas no empreendedorismo e inovação.

O desenvolvimento de competências socioemocionais e humanísticas habilitam esse gestor à tomada de decisões assertivas, orientadas a dados, com empatia, comunicação efetiva de forma gráfica, oral e escrita, emprego de análise de ambiente externo e interno, apoio de inteligência humana e artificial, mitigação de riscos sociais, ambientais e econômicos, além de preparado para estratégias e adaptações que garantam a melhoria contínua, o aprendizado, e o crescimento das organizações e dos seus times.

Como profissional, você estará apto a atuar com uma visão estratégica e sistêmicas permeadas ao longo do curso, alcança desde o próprio egresso empreender, além de empresa privada ao setor público, passando por empresas de economia mistas, organizações não governamentais, em diferentes níveis de complexidade ou ainda, como profissional autônomo.

O Programa de Mentoria Executiva do curso de Bacharelado em Negócios oferece um suporte contínuo para o desenvolvimento de competências dos alunos, focando nas habilidades essenciais para o mercado global de trabalho. Estruturado em quatro etapas, o programa promove o desenvolvimento de soft skills, como liderança, empatia e comunicação, além de competências estratégicas como pensamento crítico e resolução de problemas. Cada etapa é adaptada ao progresso dos estudantes, desde a autoliderança até habilidades avançadas de gestão e inovação, preparando-os para desafios reais.

Os mentores são profissionais de destaque no mercado, e os mentorados passam por um rigoroso processo de seleção. O programa se baseia em três pilares: experiências empresariais práticas, desenvolvimento de carreira individualizado e fortalecimento das soft skills. As sessões de mentoria são personalizadas e registradas, permitindo um acompanhamento detalhado da evolução dos alunos, que participam de atividades práticas como projetos, estudos de caso e simulações.

Com uma avaliação contínua, o programa visa formar profissionais preparados para se destacar no mercado, aplicando as competências adquiridas de forma ética e inovadora. Através de workshops, networking e competições internacionais, os alunos ampliam suas perspectivas, tornando-se líderes e empreendedores versáteis.

O Programa de Laboratório de Liderança do curso de Bacharelado em Negócios da UNIFOR integra o estágio curricular obrigatório, oferecendo uma experiência prática estruturada para o desenvolvimento de competências de liderança. Com base nas diretrizes educacionais brasileiras, o programa conta com orientação contínua de professores que supervisionam atividades práticas, garantindo uma conexão direta entre teoria e prática em ambientes de estágio conveniados.

Dividido em três laboratórios, o programa aborda diferentes aspectos da liderança: o Laboratório de Liderança Situacional, que ensina os alunos a adaptar seu estilo de liderança conforme o contexto; o Laboratório de Liderança de Alto Impacto, que prepara para processos seletivos exigentes, e o Laboratório de Liderança Transformacional, onde os estudantes aplicam soluções inovadoras para desafios reais de empresas.

Cada fase é voltada ao fortalecimento de habilidades práticas e estratégicas essenciais para o mercado global. O diferencial do programa está na experiência prática intensa e na preparação global que oferece aos alunos, formando líderes completos e versáteis, prontos para atuar em cenários desafiadores e se destacar no mercado de trabalho.

A Unifor realiza, semestralmente, a avaliação institucional. Assim, a coordenação do curso realiza melhorias a fim de atender as necessidades dos alunos e do mercado. Seguem as melhorias anuais que fazemos no curso de Bacharelado em Negócios:

2024

  • Oferta professor/disciplina.
  • Maior assistência da coordenação aos alunos.
  • Incentivo aos professores de trazer mais atividades práticas e conversar com
  • profissionais para a sala de aula.
  • Investimento na contratação de professor com experiência no mercado de
  • trabalho.
  • Divulgação de edital e oportunidades de trabalhos por torpedo.
  • Desenvolvimento de soluções para empresas.
  • Maior contato com ambiente profissional.

2023

  • Incentivo aos professores a utilizarem o AVA (Ambiente Virtual de
  • Aprendizagem) como um apoio ao conteúdo para as atividades da disciplina.
  • Divulgação do grupo de pesquisa voltado para a área da Gestão.
  • Crescimento no número de alunos e maior comunicação com os estudantes.
  • Divulgação de participação para os alunos no Programa Institucional de
  • Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
  • Realização de Masterclass nas disciplinas de laboratórios e mentorias com
  • profissionais renomados.
  • Divulgação e ampliação da atuação dos laboratórios que estão trabalhando
  • com projetos diretamente com instituições de mercado.
  • Divulgação de vagas de trabalho.
  • Inserção de novos professores com experiência de mercado.
  • Lançamento de Conectacast do curso com objetivo de engajar os estudantes
  • na escuta e também na produção do produto.

2022

  • Comunicações mais diretivas aos estudantes.
  • Incentivo a aplicação de atividades práticas mais aplicável as exigências de mercado.
  • Identificação de softwares utilizados no mercado.
  • Utilização de atividades práticas mesmo em disciplinas teóricas.

 

Reconhecida como uma das melhores do mundo pelos maiores rankings internacionais (Times Higher Education / QS World University Rankings) e a melhor do Norte e Nordeste em um dos mais prestigiados rankings nacionais (RUF) entre instituições de ensino superior particulares, a Universidade de Fortaleza oferece a seus alunos uma experiência completa que vai muito além da sala de aula.

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Sistema de avaliação da aprendizagem

O sistema de avaliação da aprendizagem discente dos cursos de graduação, na modalidade presencial, da Universidade de Fortaleza, visa aferir o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) previstas para o perfil do egresso descrito no Projeto Pedagógico do Curso - PPC.

Na Unifor, a Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, estabelece normas referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso, na área de graduação e disciplina critérios de avaliação, revogando normativo anterior (Resolução CEPE Nº 16/2008). 

Trabalho de Conclusão de Curso é aquele que, elaborado sob o acompanhamento de professor orientador, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN de cada curso, compreende pelo menos uma das seguintes modalidades:

  • Monografia, decorrente de temas e/ou experiências das disciplinas do Curso;
  • Ensaio, artigo científico, relacionado ao campo de saber específico do Curso; 
  • Projeto técnico, protótipo, peça ou produto, baseado nos projetos de ensino do Curso acompanhando de relatório acadêmico.

Os Conselhos de Centro junto aos cursos definem e elaboram manuais instrucionais sobre a modalidade, orientação, o acompanhamento e a avaliação do TCC, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Na Universidade de Fortaleza, a Resolução CEPE Nº 20, de 04 de maio de 2017 define e normatiza o Estágio nos cursos de graduação e disciplina critérios de aprovação.

Estágio é definido no normativo como um processo de formação interdisciplinar, no qual se articulam teoria e prática, tendo como base o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, visando à capacitação do aluno para o exercício profissional.

Desse modo, o Estágio compreende as seguintes modalidades:

  • Obrigatório, considerado o estágio constante como componente da matriz curricular de cada Curso e cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Não obrigatório, referente a realização de atividades práticas extracurriculares e desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória”.

Os critérios de aprovação nos estágios obrigatórios são frequência e rendimento acadêmico. Os Centros determinam um percentual de frequência para aprovação variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como uma nota final única de AV3, a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

A Resolução CEPE Nº 45, de 11 dezembro de 2017, também estabelece normas referentes ao Componente Curricular Especial (CCE), aquele que previsto no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e descrito no respectivo Projeto de Ensino, apresenta pelo menos um dos seguintes critérios:

  • Oferta diferenciada quanto a sua duração reduzida, sendo menor que um semestre letivo regido pelo calendário acadêmico;
  • Natureza do trabalho docente vinculado ao componente curricular caracterizado por acompanhamento processual de supervisão, tutoria, mentoria e/ou preceptoria;
  • Formação de competências integradas ao desenvolvimento de projeto, programa e/ou produto, exceto TCC.

Os Conselhos de Centro definem a avaliação do CCE, considerando os critérios de aprovação de frequência variando entre 75% (setenta e cinco por cento) a 90% (noventa por cento), bem como de rendimento acadêmico com registro de nota final única de AV3 a qual não pode ser inferior a 6,0 (seis vírgula zero), podendo ser estabelecido valor a maior.

Para consulta dos atos regulatórios dos cursos de graduação da Universidade de Fortaleza, acesse a página do Diário Oficial da União (DOU).

Para consulta da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Fortaleza referente ao curso de Medicina Veterinária, clique aqui. Para o curso de Computação em Nuvem, clique aqui.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6

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Disciplinas optativas

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