angle-left Conheça benefícios financeiros ofertados pela Unifor

Qua, 22 Abril 2020 15:16

Conheça benefícios financeiros ofertados pela Unifor

A Universidade de Fortaleza possui diversos programas e condições especiais para ajudar você a realizar seus objetivos acadêmicos de forma cômoda.


Isabela Gondim, estudante de Psicologia, utiliza o Parcelamento Exclusivo da Unifor para financiar sua graduação (Foto: Ares Soares)
Isabela Gondim, estudante de Psicologia, utiliza o Parcelamento Exclusivo da Unifor para financiar sua graduação (Foto: Ares Soares)

Ingressar no ensino superior não é simples: além de todo o comprometimento com os estudos, o discente precisa, muitas vezes, arcar com os custos de sua formação acadêmica. Reconhecendo isso, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, se destaca por oferecer benefícios na área financeira que contemplam não somente os membros de sua comunidade, mas também os interessados em fazer parte dela. Conheça a seguir estes diferenciais, que incluem bolsas, descontos e condições especiais de parcelamento. 

Parcelamento Exclusivo

Planejar financeiramente a formação profissional é fundamental para que não ocorram atrasos e imprevistos. Para ajudar o aluno que está se preparando para ingressar na Unifor, e o veterano que está pensando em aderir ao parcelamento, a instituição possui o Programa de Parcelamento Exclusivo (PEX). Ele atende todos os alunos dos cursos de graduação, com exceção de Medicina e Odontologia.

Para participar, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de pelo menos dois salários mínimos, e de no máximo cinco salários mínimos. O parcelamento é feito somente por boletos, sendo 50% durante o período em curso (correspondente à integralização do respectivo curso) e 50% nos meses subsequentes à sua conclusão, com o pagamento iniciando já no mês seguinte ao término dos estudos. "Com o PEX consigo colocar mais disciplinas, com menos custo, assim não atraso a minha graduação", ressalta Isabela Gondim, aluna do 8º semestre de Psicologia.

Para a mensalidade ser parcelada, o aluno deve cursar a matriz curricular completa do semestre em questão. Além disso, o valor da taxa de adesão, que corresponde a 50% do valor da mensalidade média, pode ser parcelado no cartão de crédito em até 12x (sem juros). “A maior vantagem do PEX é a facilidade e, claro, não ter juros, só uma pequena taxa de adesão. Posso fazer as cadeiras do meu semestre, sem atrasar o curso, por um preço acessível”, declara Lorena Cabral, aluna do 3º semestre de Jornalismo

Para saber mais sobre o PEX,  basta acessar o chat da Unifor ou enviar um e-mail para centraldeatendimento@unifor.br 

Novo programa de bolsas

Um dos benefícios mais celebrados pelos alunos veteranos é o novo programa de bolsas da Universidade de Fortaleza, uma iniciativa que visa reconhecer o mérito dos estudantes e incentivar a formação profissional de excelência. A partir do semestre 2020.1, os estudantes regularmente matriculados que têm média no semestre anterior igual ou maior a nove serão contemplados com bolsa que dá desconto de 25% nas mensalidades. Ao todo, 581 alunos já foram beneficiados.

“Um dos pilares da Universidade de Fortaleza é a qualidade da formação e isso depende muito do desempenho dos alunos. O programa de bolsas é fundamental para reconhecer o mérito deles e valorizar seu esforço acadêmico nas mais diversas áreas”, destaca o Vice-Reitor de Ensino de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá.

O programa beneficia alunos de todos os cursos, exceto Medicina. Para ser contemplado, além do requisito de média, é necessário não ter reprovação; possuir, no mínimo, 16 créditos cursados no semestre de referência, ou ter feito matriz cheia, no caso de curso seriado; e realizar o pagamento até a data de vencimento padrão. 

Para o programa de bolsas de veteranos é importante não ter outros benefícios. A bolsa não é cumulativa. 

Mais benefícios em 2020

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2019 podem concorrer a bolsas de estudos na Universidade de Fortaleza. Para participar, é necessário ter obtido a partir de 600 pontos na avaliação, sendo possível ter até 100% do valor integral das mensalidades. O percentual de desconto varia de acordo com a nota obtida.

O programa de bolsas também contempla alunos de outras instituições que desejam ingressar na Unifor. Para ter acesso ao benefício, o estudante precisa ter obtido na instituição de origem média igual ou superior a 8, ou nota média no Enem igual ou superior a 550 pontos. Os descontos podem chegar até 40%, dependendo do curso, e têm validade durante toda a graduação.

Outro benefício concedido em 2020 é o valor zero no reajuste de mensalidades e taxas para todos os cursos; assim, estudantes veteranos e novatos poderão estudar pagando os mesmos valores praticados em 2019. Além disso, para quem se encontra com sua matrícula da graduação em abandono e quer reabrir no próximo semestre, a Unifor oferece desconto de 30% nas mensalidades. Houve ainda, no mês de abril, a redução em 30% no valor da mensalidade, para todos os cursos de graduação, incluindo Medicina, e pós-graduação.