null Conhece os “ODSs” da ONU? Saiba como colaboram para um mundo sustentável

Seg, 23 Maio 2022 19:27

Conhece os “ODSs” da ONU? Saiba como colaboram para um mundo sustentável

A Universidade de Fortaleza implementa e fortalece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em seu campus por meio de projetos e parcerias que visem uma sociedade mais justa

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são metas interconectadas e foram criados com o objetivo de erradicar problemas de desenvolvimento enfrentados por diversos países (Foto: Getty Images)

Em setembro de 2015, durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), líderes de diversas nações ao redor do globo definiram a nova agenda mundial que serviria de guia para os quinze anos seguintes. Nela, foram estabelecidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), constituídos por temas humanitários que devem ser encarados como prioridade em políticas públicas nacionais e internacionais até 2030.

Ao total, os ODS são compostos por 17 objetivos e 169 metas, os quais todos os países presentes na Cúpula devem cumprir e implementar em suas sociedades. Esse projeto, ainda que ambicioso, leva em consideração as diferentes realidades das nações envolvidas, e pode ser traduzido como um compromisso unânime dos envolvidos em busca de um mundo mais igual e sustentável, com os Objetivos como bússola norteadora.

É importante notar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável surgem como um apelo global que visa reduzir e eliminar os principais desafios de desenvolvimento do mundo atual, como a pobreza, a fome, as mudanças climáticas e as desigualdades. Em sua essência, essa resolução se propõe a garantir que as pessoas ao redor do globo tenham uma vida digna em seus mais diversos significados.

Os ODSs na prática

Muitas ações da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, estão alinhadas com os princípios inseridos na “Agenda 2030” da ONU. Uma prova disso pode ser encontrada na edição 2022 do THE Impact Rankings, tabela de desempenho da organização britânica Times Higher Education (THE), divulgada no último mês de abril. De acordo com o documento, a Unifor recebeu destaque em relação à aplicação dos ODSs em seu campus.

A Universidade de Fortaleza foi ranqueada em cinco indicadores relativos aos Objetivos, sendo eles: o ODS 3 - “Saúde e Bem-Estar”; ODS 9 - “Indústria, Inovação e Infraestrutura”; ODS 11 - “Cidades e Comunidades Sustentáveis”; ODS 16 -  “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”; e ODS 17 - “Parcerias e Meios de Implementação”, no qual se destacou pela primeira vez. Você pode conhecer e saber mais sobre todos os objetivos clicando aqui.

“A Universidade de Fortaleza é vocacionada para a responsabilidade social, na formação do capital humano, principalmente para eliminar a vulnerabilidade na sociedade, a pobreza, e para poder capacitar as pessoas, de modo a apoiar o desenvolvimento integral da sociedade”
Randal Pompeu, Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor.

Unifor à frente da transformação

“A Unifor tem evoluído ao longo dos anos nas questões sociais. Uma de suas missões é essa: a questão da responsabilidade social. A instituição sempre esteve muito associada a isso. É tanto que os serviços de saúde e bem-estar caminham juntos desde o início da Universidade de Fortaleza”, complementa, por sua vez, a professora Nise Sanford Fraga, coordenadora do Núcleo de Avaliação Institucional da Unifor.

Em relação ao tópico mencionado por Fraga, a instituição obtém o seu reconhecimento a partir de projetos e equipamentos de prática acadêmica e atendimento em saúde presentes em seu campus, como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), as Clínicas Odontológicas e o Complexo Desportivo, assim como a partir de diversas pesquisas científicas que colaboram diretamente para o bem-estar e desenvolvimento da comunidade cearense.

A coordenadora reforça o objetivo da instituição na melhoria das comunidades em seu entorno e na formação de recursos humanos, e menciona a intenção da Universidade de que todas as suas ações sejam, de fato, pautadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma, ainda que a Unifor tenha sido reconhecida apenas em cinco de 17 objetivos no último relatório do THE, isso não significa que os doze restantes não são aplicados em seu campus.

De acordo com o professor Marcus Mauricius Holanda, coordenador da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, podem ser citados como exemplos de ações guiadas pelos ODSs dentro da Universidade a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, pela qual já passaram mais de vinte mil alunos, e o Centro de Formação Profissional, responsável por modificar a vida de quase cinquenta mil pessoas.

“Essa formação humana, de dar um ensino de qualidade para as pessoas da comunidade gratuitamente, faz parte do DNA da Unifor. E, lógico, a gente acaba ajudando a sociedade como um todo, porque conseguimos inserir novos profissionais qualificados no mercado de trabalho, que, dessa forma, vão conseguir viver com dignidade. Então, responsabilidade social é a palavra de ordem dentro da Universidade de Fortaleza e é o foco principal das nossas ações de desenvolvimento da sociedade”, finaliza Marcus Mauricius.