null “Conversa com Artista” recebe José Guedes, artista homenageado na 22ª Unifor Plástica

Esta é a terceira edição do evento com artistas da 22ª Unifor Plástica, que está em cartaz no Espaço Cultural Unifor

José Guedes celebra seus 50 anos de carreira com instalação imersiva no salão de arte da Unifor (Foto: Ares Soares)

No dia 16 de novembro, a partir das 19h, o Núcleo Diálogo do Espaço Cultural Unifor recebe mais uma edição do “Conversa com Artista”. A iniciativa consiste em um bate-papo sobre o processo criativo de artistas que estão em cartaz nas exposições em cartaz no Espaço Cultural da instituição. Este próximo encontro será com José Guedes, artista cearense homenageado na 22ª Unifor Plástica, salão bienal de arte contemporânea da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz. A conversa será mediada pelo artista plástico Roberto Galvão.

Segundo Adriana Helena, chefe da Divisão de Arte e Cultura da Unifor, a iniciativa objetiva aproximar o espectador dos autores das obras em exibição, visando democratizar a arte, tornando-a mais acessível, sendo este um dos objetivos do Espaço Cultural Unifor.

Na edição comemorativa pelo jubileu de ouro da Unifor Plástica e da Universidade de Fortaleza, José Guedes está sendo homenageado porque, em 2023, está celebrando cinquenta anos de carreira. O artista é uma referência nas artes visuais cearenses e um nome de projeção nacional, com exposições que percorreram diversas partes do mundo e obras em importantes coleções.

José Guedes tem uma longa história com o salão e com a Universidade de Fortaleza. "Na Unifor Plástica, já fui premiado, participei como convidado e como artista selecionado. Integrei o júri de seleção e premiação, além de já ter exposto no Espaço Cultural Unifor com uma obra pertencente à magnífica coleção da Fundação Edson Queiroz. Meus 25 anos de trabalho artístico foram comemorados neste espaço", enumera o artista que, além disso, foi aluno da instituição nos anos 1980.

A instalação do artista na 22ª Unifor Plástica, intitulada “Ad Infinitum” (em tradução livre, a expressão latina significa “até o infinito”, “sem fim”), ocupa uma sala inteira e convida o público a uma imersão. Cores, tridimensionalidade, dobras e amassados das superfícies: procedimentos presentes na obra recente de José Guedes podem ser contemplados nos detalhes deste cenário, que provoca os sentidos. Um dos elementos da instalação é a música, um trecho de "Paixão de São Mateus", de Johann Sebastian Bach, executada pela Camerata da Unifor.

“Conversa com Artista” - José Guedes
Data: 16 de novembro
Horário: 19h
Local: Núcleo Diálogo | Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)