null Curso de Cinema e Audiovisual da Unifor tem filmes selecionados para o Cine Ceará

Ter, 1 Dezembro 2020 19:44

Festival Ibero-americano de Cinema acontecerá de 5 a 11 de dezembro. Quatro produções produzidas por alunos e egressos da Unifor foram selecionadas pelo evento e poderão ser conferidas online.

Curta-metragem
Curta-metragem "Cacau" é uma das produções escolhidas para integrar a mostra "Olhar do Ceará", que faz parte do Festival. (Foto: Divulgação)

Mais um vez a graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, integra a programação do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema. Para a 30ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 5 e 11 de dezembro, foram selecionados quatro curtas-metragens dirigidos por alunos e egressos da Unifor.

Farão parte do Festival as produções “Aqui Entre Nós”, de Alexia Holanda e Daniel Sobral; “A Fome Que Devora o Coração”, de Raiane Ferreira; “Noite de Seresta”, de Sávio Fernandes e Muniz Filho; e “Cacau”, de Ton Martins. Todos integrarão a mostra “Olhar do Ceará”, que se preocupa em dar visibilidade aos talentos locais, bem como valorizar o cinema universitário.

“O Cine Ceará é um dos mais importantes festivais de cinema do Brasil. É um espaço de distinção simbólica para os realizadores que integram a programação, pois sua seleção mobiliza muitos filmes”, afirma Bete Jaguaribe, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. “Nossos alunos e ex-alunos desenvolveram obras potentes, resultado de muito envolvimento nos processos formativos do curso. Estamos, mais uma vez, muito felizes”.

Este ano, o Cine Ceará contará com formato híbrido (online e presencial), medida implementada para respeitar as normas de distanciamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus. Os longas da mostra serão exibidos presencialmente em Fortaleza, em local a ser confirmado, e os curtas poderão ser conferidos pela TV Ceará e pelo canal do Cine Ceará no Youtube.

Confira aqui a programação completa do Festival.

Espaço de realização

“As disciplinas de criação e desenvolvimento de roteiro ofertadas pelo curso de Cinema da Unifor me deram a principal conquista: realizar o desejo de fazer cinema”, relata Ton Martins, diretor do filme “Cacau”. O curta-metragem, que tem a paisagem sertaneja como elemento de destaque, começou a ser produzido sob orientação de Valdo Siqueira, cineasta e docente da Unifor.

A produção “Aqui Entre Nós”, por sua vez, foi roteirizada pela aluna Alexia Holanda em disciplina ministrada pelo professor e cineasta Glauber Filho. Sobre a jornada criativa do curta, ela, que o dirigiu ao lado do colega Daniel Sobral, compartilha: “Eu amadureci junto com o filme. Quando fiz o roteiro, estava apenas no segundo semestre, então quando tivemos a oportunidade de produzi-lo na cadeira de Cine Experiência V, eu já tinha desenvolvido um outro olhar sobre o filme e sobre o fazer do cinema em si”.

Sobre a realização do filme e sua seleção para o Festival, Daniel acrescenta que “não seria possível realizar esse curta-metragem sem o curso de Cinema e Audiovisual da Unifor. Eu fico muito feliz, é um reconhecimento incrível para nós, que trabalhamos com cinema universitário e independente. Conseguir a visibilidade de um festival como o Cine Ceará é muito importante”.

30º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema

Data: 5 a 11 de dezembro de 2020.

Produções em curta-metragem poderão ser vistas online ou pelo canal TV Ceará.

Produções em longa-metragem serão exibidas presencialmente.

Detalhes e programação completa podem ser conferidos aqui.

A sinopse dos curtas pode ser lida na galeria abaixo.