angle-left Curso de Cinema e Audiovisual recebe professor especialista em Roteiros para ministrar disciplinas

Seg, 19 Agosto 2019 15:41

Curso de Cinema e Audiovisual recebe professor especialista em Roteiros para ministrar disciplinas

O profissional formado pela Escola Cubana de Cinema assinou importantes obras de produções da cinematografia e do audiovisual contemporâneos


Daniel Tavares é cineasta, escritor, roteirista e professor. Foto: Luiza Ester.
Daniel Tavares é cineasta, escritor, roteirista e professor. Foto: Luiza Ester.

A Unifor convidou o cineasta, escritor, roteirista e professor Daniel Tavares para ministrar duas disciplinas no Curso de Cinema e Audiovisual, a partir do semestre 2019.2, relacionados a área de roteiros.

Daniel Tavares compõe o grupo de docentes da graduação, que possui mais de 19 profissionais nomeados no mercado, já que, como pioneira na esfera da cinematografia acadêmica do estado, sempre prezou pela alta qualificação dos seus professores.

O longa-metragem de ficção “Além do Homem” (2018), de Willy Biondani, e a série de documentários “Vocês Del Mar” (2016), de Tania Escobar, foram umas das 37 importantes obras de produções da cinematografia e do audiovisual contemporâneos assinadas por Tavares.  Os documentários “Minha Vida é no Meio do Mundo”, dirigido por Tiago Carvalho, e “Ventos de Valls”, dirigido por Pablo Lobato, e o curta-metragem de ficção “Terra Incógnita” (2010), de Rodrigo Melo são outros exemplos.

Sobre Daniel Tavares

Graduado em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da UFRJ (2005), Tavares formou-se em Cinema em 2009, no curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV), em Cuba. Na EICTV, coordenou a cátedra de roteiro cinematográfico no período de 2011 a 2013. É Mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), e contribui como assessor em laboratórios de desenvolvimento de roteiro e em comissões técnicas de avaliação de projetos.

Além disso, participou como consultor no “Nuevas Miradas” (Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador no “Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens” (Foz do Iguaçu, 2017). Integrou comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; e FAC, Distrito Federal, 2016). Ministrou oficinas de roteiro no Brasil (Centro Audiovisual Norte-Nordeste, 2013 a 2018, e Porto Iracema das Artes, 2015 a 2016), no México (Campamento Audiovisual Itinerante, 2014) e em Cuba (EICTV, desde 2013). É um dos orientadores do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba 2019, laboratório de desenvolvimento de roteiros organizado pela Tambor Multiartes.

Sobre o Curso de Cinema e Audiovisual

Há 11 a Universidade de Fortaleza criou o curso de Graduação em Audiovisual e Novas Mídias. Sendo este voltado para as artes cinematográficas, com intuito de incentivar os jovens estudantes a criarem e realizarem projetos autorais, de audiovisual, direção de cinema e vídeo, de fotografia e arte, roteiro, produção de TV e de cinema, edição de som e imagem. Ao longos dos anos o curso foi se inovando e algumas mudanças foram realizadas, uma delas em relação a nomenclatura, quando em 2016 foi intitulado como Graduação em Cinema e Audiovisual.