null Curso de Design de Moda da Unifor realiza a 10ª edição do UMI

Sex, 15 Março 2019 15:09

Curso de Design de Moda da Unifor realiza a 10ª edição do UMI

O Unifor Moda Integra é um evento que expõe o trabalho de moda dos alunos do 1º ao 5º semestre e acontece duas vezes ao ano.

A 10ª edição do evento exibiu os trabalhos realizados pelos alunos do 1º ao 5º semestre do curso de Design de Moda. Foto: Ares Soares.

Inclusão social e valorização cultural foram alguns dos temas trazidos na Edição de Ouro do Unifor Moda Integra (UMI). A 10ª edição do evento exibiu os trabalhos realizados pelos alunos do 1º ao 5º semestre do curso de Design de Moda da Unifor, com a orientação da profa. Renata Santiago.

O desfile aconteceu no Ginásio Poliesportivo da Universidade de Fortaleza, na última quarta-feira, 13 de março, e contou também com a participação dos idosos do Lar Torres de Melo.

Renata Santiago, fala sobre a concepção do desfile. “A ideia principal desta edição é reforçar a identidade do nosso curso, como a questão da festa que está presente em todas as nossas ações. Além disso, trouxemos temas como a inclusão social e a valorização da nossa cultura. Outra questão importante do nosso desfile é que sempre pensamos nos setores marginalizados da sociedade, por isso desta vez trouxemos os idosos do Lar Torres de Melo. Temos também outros temas presentes no desfile como a vanguarda dos anos 60 e a Roma antiga”, explica.

Ana Cecília Palácio, aluna do 4º semestre, fala da sua inspiração para a realização do seu trabalho. “Meu trabalho fala sobre a minha essência. Meu nome é Cecília porque a minha mãe é fã da Cecília Meireles e cada poema da escritora está relacionado com a criação de cada produto. O look que será desfilado pela Sra. Maria Zélia é uma homenagem a minha mãe, que me inspira e que move mundos por mim. Ela faz parte da minha essência e do que eu sou e todos os produtos desenvolvidos foram pensados para ela”, confessa emocionada.

Maria Zélia, residente do Lar Torres de Melo, nos conta sobre essa experiência de participar do UMI. “Eu faço parte do grupo há 16 anos e fui escolhida para desfilar e eu estou gostando da oportunidade de participar em algo novo. E também gostei muito do trabalho feito pela Ana Cecília”, conta.

UMI

O UMI é um evento criado para a exposição de trabalhos de moda dos alunos do 1º ao 5º semestre e acontece duas vezes ao ano. O evento aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de março. A programação contou com workshops, palestras e desfile de trabalhos dos alunos do curso de moda que foram produzidos no semestre anterior.

Os desfiles foram assistidos por jurados, profissionais do mercado de moda, que foram convidados para julgarem os trabalhos dos alunos.

Design de Moda na Unifor

O curso de Design de Moda da Unifor tem duração de 2,5 anos e é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), oferecendo certificações intermediárias que permitem o aluno ingressar no mercado de trabalho mais rápido e com experiência comprovada.

O curso é para quem quer atuar em qualquer uma das as etapas da cadeia produtiva do setor, como consultoria, assessoria técnica, design/estilismo, editoria de moda, fotografia, gerenciamento, modelagem, produção e negócios.

Na Unifor, o aluno é preparado para o mercado em todas as suas exigências. Por isso o curso de Design de Moda tem como diretrizes a criatividade, a gestão e a comunicação presentes em todas as disciplinas. Tudo isso em concordância com as práticas ambientalmente responsáveis