angle-left Curso de Enfermagem da Unifor é contemplado com cinco estrelas pelo Guia do Estudante

Seg, 10 Dezembro 2018 14:55

Curso de Enfermagem da Unifor é contemplado com cinco estrelas pelo Guia do Estudante

Bacharelado investe em formação focada na humanização dos cuidados e inovação contínua.


Karoline Oliveira, professora e coordenadora do curso de Enfermagem. Foto: Diego William.
Karoline Oliveira, professora e coordenadora do curso de Enfermagem. Foto: Diego William.

Referência no Ceará, criado há 45 anos, o curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza (Unifor) recebeu cinco estrelas (pontuação máxima) do Guia do Estudante. O sistema da Editora Abril avalia há 22 anos a qualidade de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil, sendo a principal publicação sobre ensino superior do País. 

“O curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza manifesta orgulho com o resultado da avaliação do Guia do Estudante, por dois anos consecutivos alcançamos o conceito máximo representado por cinco estrelas. Este resultado comprova o compromisso do grupo gestor e competência do corpo docente. Seguimos uma trajetória de 45 anos caracterizada por grandes desafios, vitórias e conquistas”, destaca a coordenadora do curso, professora Karoline Oliveira. 

O bacharelado também ficou em 1º lugar nas regiões Norte e Nordeste segundo a avaliação Ranking Universitário do Jornal Folha de São Paulo (RUF) deste ano, além de possuir nota 4 em Conceito de Curso (CC), atribuída pelo Ministério da Educação. 

Os estudantes que optam pela formação em Enfermagem da Unifor têm à sua disposição uma gama de incentivos direcionados à prática, trabalhando com especialidades em diversas áreas como de atendimentos pré-hospitalar, saúde coletiva, neonatologia e oncologia. 

“Atualmente o curso concentra estratégias educacionais que capacitam o profissional do século XXI, com o desenvolvimento de competências socioemocionais capazes de intervir em situações existenciais concretas e complexas. A prática docente dos nossos mestres e doutores acontecem de forma dinâmica, efetivando a integração ensino-prática profissional, a integração professor-aluno, a busca de esclarecimentos e propostas e principalmente a utilização de metodologias educacionais de ensino que fortalecem a formação de um profissional  para atuar nos diversos cenários do campo da Enfermagem”, afirma a coordenadora. 

Entre os diferenciais está o corpo docente formado exclusivamente por mestres e doutores, além dos convênios firmados com as redes da secretaria municipal e estadual de saúde, o que possibilita a inserção dos estudantes nos campos de prática já durante os primeiros semestres.

Atividades de extensão também são incentivadas: há diversas Ligas Acadêmicas oferecidas pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS) para aqueles que desejam enriquecer sua experiência profissional. Algumas delas contemplam áreas como Violência e Acidentes, Cardiologia, Promoção da Saúde e Centro Cirúrgico.

Formação humanizada

Uma das vertentes presentes no curso de Enfermagem da Unifor é a formação pautada na humanização dos cuidados à saúde individual e coletiva. O NAMI (Núcleo de Atenção Médica Integrada) é o campo de prática no qual os futuros enfermeiros aplicam os conteúdos visto em sala de aula e prestam atendimento à população. 

Projetos de voluntariado como o Anjos da Enfermagem e Jovem voluntário auxiliam no desenvolvimento das características fundamentais à humanização dos cuidados, sobretudo, na solidariedade e atenção para com o próximo.

Realizado por meio da parceria firmada entre a Unifor e a Instituição Anjos da Enfermagem, órgão que atua em 19 estados brasileiros, os anjos proporcionam momentos de brincadeiras e atividades educativas às crianças em tratamento oncológico. Já o Jovem Voluntário, criado em 2002, promove atividades lúdicas em hospitais e instituições filantrópicas para pessoas que estão em tratamento e também para seus acompanhantes, levando afetividade aos assistidos e prazer aos alunos que participam das ações. 

Processo Seletivo Unifor

A Unifor realiza o Processo Seletivo Continuado 2019.1. Nesta etapa serão utilizados três critérios para a seleção: a Prova, que acontece dia 15 de dezembro, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Escore Unifor, aberto aos candidatos que participaram do Vestibular 2019.1 aplicado no dia 21 de outubro, mas cuja pontuação não foi alta o suficiente para entrar no curso de sua escolha.

Será aceito o uso da nota do Enem de 2015 a 2017, contanto que o candidato não tenha zerado nenhuma prova objetiva, nem a Redação. Nessa fase, a classificação dos candidatos inscritos na modalidade será feita obedecendo-se a ordem decrescente da média aritmética das notas do Enem até o limite de vagas ofertadas. Para esta modalidade, não será cobrada taxa de inscrição.

Já para quem vai optar pela modalidade de Prova Unifor, as inscrições já estão abertas para cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura). A prova será aplicada no dia 15 de dezembro, de 8h30 às 11h30, no campus da Unifor. A taxa de inscrição para a modalidade de Prova Unifor será de R$ 50,00 para cursos de Bacharelado e Licenciatura.

O Escore Unifor é aberto aos candidatos que participaram do Vestibular 2019.1, aplicado no último dia 21 de outubro, mas cuja pontuação não foi alta o suficiente para entrar no curso de sua escolha. Dessa forma, o escore obtido anteriormente pelo candidato poderá ser usado para classificação em outro curso.