null Curso de Estética e Cosmética da Unifor realizará sua primeira “Cerimônia do Jaleco”

Solenidade é “rito de passagem” para os estudantes e acontecerá em 07 de março

Evento busca despertar ética e compromisso entre os futuros profissionais (Foto: Getty Images)

O curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizará no próximo dia 07 de março, às 9h30min, no auditório da Biblioteca Central, sua primeira Cerimônia do Jaleco. A solenidade, voltada aos alunos ingressantes da graduação e seus familiares, marca um capítulo importante na jornada acadêmica e profissional de cada um e simboliza um “rito de passagem”.

Tradicional em cursos na área da saúde, a Cerimônia do Jaleco é realizada no 1º semestre de estudos e tem o objetivo de despertar nos alunos o profissionalismo e a ética. A partir da ocasião, o estudante fará uso da típica vestimenta, que é um importante símbolo da profissão escolhida e será utilizada em atividades prático-acadêmicas do seu cotidiano universitário.

“É a primeira vez que o curso de Estética e Cosmética está realizando a Cerimônia do Jaleco. Ela acontecerá como forma de enaltececer a importância do profissional de saúde e as responsabilidades que devemos ter em relação à sociedade, incluindo a de mudar a realidade [dos pacientes]. A cerimônia tem um intuito de boas-vindas aos novos estudantes e futuros profissionais”, comenta a professora Bárbara Karen Matos, coordenadora do curso.

De acordo com o protocolo do evento, cada aluno receberá de forma simbólica o jaleco de um padrinho escolhido por ele próprio. Além deste rito, os discentes também fazem o juramento de honra, que firma a responsabilidade maior para com o paciente futuro.

Lana Michelle Castro compartilha empolgação para a cerimônia (Foto: Acervo Pessoal)

Graduada em Enfermagem pela Unifor em 2006,  Lana Michelle de Castro escolheu o curso de Estética e Cosmética como segunda graduação e revela que esta será sua primeira solenidade do tipo. “A Cerimônia do Jaleco é um evento novo para mim! Terá um significado muito especial nessa nova trajetória acadêmica, pois representa a responsabilidade, seriedade, satisfação e felicidade pela carreira escolhida. É o início da construção de nova carreira profissional. A minha expectativa é que o evento me proporcione grandes emoções!”, compartilha a estudante.

Cerimônia do Jaleco 2022.1 - Estética e Cosmética
Data: 07 de março de 2022