angle-left Curso de Fisioterapia recebe goleiro do Fortaleza para avaliação no laboratório da Unifor

Qua, 29 Maio 2019 09:23

Curso de Fisioterapia recebe goleiro do Fortaleza para avaliação no laboratório da Unifor

Alunos de Fisioterapia têm acompanhado procedimento com jogador de futebol Matheus Inácio em equipamento de ponta do laboratório do curso


Os alunos de Fisioterapia estão realizando procedimentos para avaliar o desempenho dos membros inferiores e a evolução da recuperação do jogador. Foto: Arquivo pessoal.
Os alunos de Fisioterapia estão realizando procedimentos para avaliar o desempenho dos membros inferiores e a evolução da recuperação do jogador. Foto: Arquivo pessoal.

O curso de Fisioterapia da Universidade de Fortaleza recebe o jogador Matheus Inácio para uma avaliação de força. O atleta é goleiro reserva do Fortaleza Esporte Clube e sofreu um rompimento no ligamento cruzado do joelho esquerdo. 

Supervisionados pelo professor Paulo Henrique Palácio, os alunos de Fisioterapia estão realizando procedimentos para avaliar o desempenho dos membros inferiores e a evolução da recuperação do jogador.

Os procedimentos avaliativos são feitos em um dinamômetro isocinético, equipamento de alta performance. “Aqui no Ceará, apenas a Unifor e outras duas instituições possuem essa máquina. É considerado  ‘padrão ouro’ para avaliar o pico de força máxima que o atleta tem”, afirma o professor Paulo Palácio.

Já foram realizados quatro procedimentos com o goleiro. A partir dessas avaliações, o grupo de alunos e o professor podem elaborar uma possível estratégia de recuperação e acompanhar a evolução do quadro. O equipamento permite a análise da performance da força muscular de partes do corpo, como membros inferiores, superiores e tronco. 

“Os dados que são coletados, em relação a força, e podem ser associados com outros indicadores, como mobilidade, flexibilidade, estabilidade, coordenação, equilíbrio, entre outros, que são importantes para uma avaliação bem contextualizada do atleta”, explica o professor. 

O estudante do 5º semestre de Fisioterapia, Pedro Luan, pretende seguir na área esportiva da sua futura profissão e tem acompanhado as avaliações do atleta. “Por mais que o atleta venha fazer um único exercício com o dinamômetro isocinético, que por acaso é um dos únicos da cidade, é uma oportunidade valiosa para seguir quem quer seguir na área esportiva”, garante. 

Fisioterapia na Unifor

A graduação em Fisioterapia da Unifor garante diferenciais para quem deseja atuar na área de mobilidade humana. As diversas áreas de atuação, como a hospitalar, esportiva e clínica, são algumas das possibilidades da profissão. 

O curso proporciona experiências práticas para o estudante, seja nos laboratórios com equipamentos de ponta, como o dinamômetro isocinético, ou no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). 

O curso de Fisioterapia da Unifor possui 4 estrelas no Guia do Estudante e Nota 4 em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil.