null Curso de Odontologia realiza sua primeira “Cerimônia do Jaleco”

Curso de Odontologia realiza sua primeira “Cerimônia do Jaleco”

Evento acontecerá na manhã deste sábado, 20 de novembro

Ocasião denota
Ocasião denota "rito de passagem" para estudantes (Foto: Getty Images)

O curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza neste sábado, 20 de novembro, a sua 1ª “Cerimônia do Jaleco”. A solenidade acontecerá às 8h, no Hotel Sonata de Iracema, localizado na Praia de Iracema.

Tradicional aos cursos de saúde, a cerimônia é um rito de passagem que contempla os alunos cursando o 1º semestre de estudos universitários. “Chamamos de ‘Cerimônia do Jaleco’ porque existe um momento em que o pai ou a mãe do aluno o veste com um jaleco, geralmente na hora em que ele faz os juramentos relacionados à profissão”, explica Luiz Carlos Trevia, um dos docentes responsáveis pela organização do evento.

Ainda de acordo com ele, “os alunos estão bem empolgados. É um momento muito legal e divertido de se celebrar com os colegas e a família”. Luiz conta que a manhã iniciará com um discurso do coordenador do curso, Prof. Saulo Ellery, seguido da fala de um representante do corpo docente. Por fim, os alunos lerão dois juramentos: o ético e o da OMS.

O que dizem os estudantes sobre a cerimônia?

“A Cerimônia do Jaleco é um símbolo importante no início da carreira. Estou muito feliz e grata pela Unifor oferece-la à nós. Será, com certeza, um momento de muita alegria e emoção em que poderemos nos apresentar aos nossos familiares como futuros cirurgiões dentistas! Além disso, também servirá para tomarmos consciência de que temos muitas responsabilidades a cumprir, e precisamos honrar nossa profissão que começa desde já! Colocar o jaleco neste momento simbolizará nosso compromisso em oferecer o melhor de nós aos nossos pacientes.”

Júlia Fernandes, aluna do 1º semestre de Odontologia

“Acredito que, para qualquer pessoa, momentos não são somente memórias, mas são cenas históricas que construímos repetidas vezes em nossa mente. São recheados de enredos dramáticos, são cheios de clímax, são volumosos em emoções; mas, principalmente, são divisores na nossa vida. Sendo assim, chegamos na Universidade como crianças em um novo mundo: queremos fazer amigos, queremos nos divertir, sonhar, crescer; certamente, temos diversos pensamentos e vontades, mas nada tão importante como o reconhecimento da maior responsabilidade. Portanto, acredito que a Cerimônia do Jaleco representa justamente esse momento de glória tão sonhado, onde finalmente somos reconhecidos como mais maduros, como jovens adultos, onde nossos pais olham com orgulho para nós.”

João Felipe Nunes, aluno do 1º semestre de Odontologia

1ª Cerimônia do Jaleco - Odontologia Unifor
Data: 20 de Novembro
Local: Hotel Sonata (Av. Beira Mar, 848 - Praia de Iracema)