null Confira os laboratórios do curso de Design de Moda

Qui, 17 Janeiro 2019 09:42

Confira os laboratórios do curso de Design de Moda

O curso de Design de Moda da Unifor, um dos mais “antenados” do país com o mercado, é voltado para quem deseja trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e acessórios em confecções.

O parque tecnológico de aulas práticas do curso, formado por sete laboratórios com equipamentos modernos e integradores, contribui para a formação do profissional em Design de Moda.

Confira os laboratórios da Unifor

• Laboratório de Modelagem Plana – serve para desenvolver peças a partir do papel kraft, com moldes básicos, utilizados para a confecção das peças.
  • Laboratório de Modelagem Tridimensional - composto por moulages e manequins, é voltado para os estudos do corpo humano e dos volumes e formas e para a criação de modelagens de peças diferenciadas.
  • Laboratório de Projetação I – utilizado para a criação de desenhos de moda e técnico e para o desenvolvimento de projetos de coleções e produtos.
  • Laboratório de Projetação – nele, os alunos recebem aulas de desenho técnico e de moda. Também é usado pelos alunos para o desenvolvimento de coleções e produtos.
  • Laboratório de Design Têxtil - tem como principal funcionalidade explorar as técnicas de cor e de design de superfície por meio das mesas e prensas para trabalhar com silk e sublimação. Além disso, o laboratório está equipado com estereoscópios para aprofundar o conhecimento sobre fios e fibras e de teares manuais voltados a construção de tecidos artesanais.
  • Laboratório do Audaces – nele o aluno pode desenvolver a modelagem no próprio software ou transferir os moldes de papel, graduar, fazer encaixes para garantir o máximo de aproveitamento dos tecidos;
  • Laboratório de Confecções - composto por 26 máquinas de costura (atendendo à demanda de um aluno por mesa), o laboratório é utilizado para as montagens das peças produzidas.

Experiência comprovada

Com nota 5 concedida pelo Ministério da Educação, o curso de Design de Moda da Unifor é formado por cinco módulos e a cada semestre os alunos participam do Programa Integrador onde têm a oportunidade de desenvolver um projeto de moda de forma interdisciplinar.

Ao final deste projeto, os alunos criam um produto que participa de uma seleção para ser apresentado a profissionais do setor em um desfile no Unifor Moda Integra (UMI), evento promovido pelo curso de Design de Moda da Unifor.

Ao longo do curso, os alunos desenvolvem suas pesquisas por meio de temas de inspiração na história da arte, da moda e nas histórias de vida das marcas e das pessoas. Para tanto, a Unifor oferta bibliotecas com livros didáticos e obras raras, além de exposições de arte no Espaço Cultural que alicerçam ainda mais a pesquisa e o desenvolvimento da criatividade.

Outro fato positivo é o relacionamento com profissionais renomados no mercado de moda e fazer parte de uma educação voltada à gestão e ao empreendedorismo em negócios de moda.

Ao final do terceiro semestre, por exemplo, o aluno pode adquirir certificação como assistente Design de Moda. E, ao final do curso, o aluno está apto a interpretar e reconhecer as diferentes linguagens simbólicas, estruturais e funcionais, bem como gerenciar o desenvolvimento de produtos de moda.

(85) 3477.3124 – https://www.unifor.br/web/graduacao/design-de-moda