null Série de reportagens resgata memórias de famílias inteiras que estudaram na Unifor

Qua, 30 Dezembro 2020 10:01

Série de reportagens resgata memórias de famílias inteiras que estudaram na Unifor

Universidade de Fortaleza realiza projeto "Diploma Tamanho Família" e apresenta histórias de gerações familiares que escolheram a instituição como favorita na formação profissional. Confira detalhes sobre o projeto que estreia dia 10 de janeiro.


Projeto
Projeto "Diploma Tamanho Família" será publicado aos finais de semana de janeiro e fevereiro de 2021. (Foto: Ares Soares)

Vale o spoiler: o pai foi da primeira turma do já extinto Curso de graduação em Informática e, ainda na faculdade, encantado com a excelência do parque desportista do campus verdejante recém-inaugurado, acabou tomando gosto pela prática de esportes, hábito que cultiva desde a década de 1970 até hoje. Já o filho do meio, que cursou Engenharia Civil para impulsionar o negócio paterno, surfou na onda do empreendedorismo e tem feito do hobby, no caso o próprio surf, um empreendimento rentável. Há ainda a história da mãe fonoaudióloga que se tornou Chefe de Gabinete da Reitoria e hoje vibra diante da experiência de publicar artigos científicos junto com os filhos estudantes de Medicina. E o relato emocionado da filha que surpreendeu a própria mãe ao aparecer na solenidade de conclusão do seu mestrado com o mesmo vestido que ela, ainda jovem, havia usado na formatura. 

A série de reportagens "Diploma Tamanho Família", que passa a ser publicada a partir do dia 10 e sempre aos finais de semana de janeiro e fevereiro de 2021, investiga histórias e memórias de famílias inteiras que estudaram na Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz. São pais, mães, filhos e filhas que contam como e por quê escolheram dar vazão às suas vocações profissionais numa mesma universidade, confirmando, de geração para geração, a preferência pela Unifor justo no  momento em que desenvolver habilidades e competências para o futuro se tornou imperativo. 

Intergeracionais, os relatos memorialísticos evocam imagens. Assim, cada dito e escrito também abre passagem para álbuns de fotografias, relíquias familiares, baús de guardados, roteiros sentimentais, mapas mentais e acervos digitais domésticos capazes de dar forma e colorido às narrativas. Puxado o fio do novelo de um tempo rejuvenescido pelo conhecimento, os olhos que olharam para o passado, repisando o chão da mesma universidade, cruzam-se àqueles que estão atentos ao presente para dizer sobre o quanto os modos de ensinar e aprender tecidos na Unifor continuam a influenciar seus modos de ser e estar no mundo, seja enquanto estudantes ou profissionais diplomados. 

“Um elogio à educação como herança de valor inestimável”

Para a reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras, essa é a síntese do que está por trás e vem dar consistência aos conteúdos mobilizados pela série Diploma Tamanho Família. “A Universidade de Fortaleza chega aos 48 anos de existência muito orgulhosa de já ter formado cerca de 120 mil pessoas, a grande maioria do Ceará. São famílias inteiras que, desde a fundação da Unifor, acreditam numa formação de qualidade no ensino superior como legado. A indicação pelos cursos de graduação ou pós-graduação da instituição passa dos avôs para os filhos e netos, numa corrente que se estende a todos de uma forma contagiante. Se pararmos para ouvir essas histórias, teremos relatos de experiências que modificaram vidas a partir de uma profissão aprendida na Unifor. Histórias de saudade, de vínculo para sempre, de parceria e de aprendizado. É comovente e inspirador!”, defende.

Intrincada e desafiadora, mas sempre afetuosa. Para a Reitora, a tarefa de educar é a aliança que historicamente torna indissolúvel o casamento entre família e escola. Cúmplices, educadores e familiares cumprem assim a missão de olhar para o novo, reafirmando valores éticos atemporais em meio a processos formativos que primam pela excelência. “Como nos satisfaz e nos dá um sentimento de missão cumprida saber que a indicação para estudar na Unifor vem de mãe e pai para filhos. Para a Unifor, é um atestado de qualidade, porque imaginamos que a família cuida e, se cuida, a Universidade de Fortaleza cumpre também um papel neste sentido. Afinal, o que eu quero ensinar para os meus filhos e netos? Quando alguém da família faz esse tipo de questionamento e lembra da nossa instituição nos sentimos também parte dessa família”, complementa Veras.

Família como lugar de florescimento e cultivo da educação

É dando primazia à interação familiar e sua influência sobre os processos educativos que o Vice-reitor de Graduação, Henrique Sá, enfatiza a importância de se refletir sobre as histórias e memórias compartilhadas entre diferentes gerações que passaram pela Unifor. “É inegável que a educação é um processo cultural, uma aquisição social que se dá no contexto da relação entre seres humanos. Portanto, é fortíssima a influência da família quando entendemos educação como essa complexa interação entre pessoas com o objetivo de promover o desenvolvimento, o amadurecimento e o aperfeiçoamento das habilidades e competências. Sendo assim, é papel primordial da família a gestação do ambiente do aprendiz ou do educando: famílias com hábitos orientados para a aprendizagem, que, por exemplo, estimulam a leitura, promovem a discussão dos fenômenos do mundo, refletem sobre eventos de pequena escala ou globais, como a pandemia, se convertem em um ambiente natural de desenvolvimento humano. Mas é preciso lembrar: isso pode acontecer de diferentes formas, entre livros ou músicas e também nos ambientes mais inóspitos e improváveis, onde também pode haver sabedoria”, aponta.

Para ele, se há promoção da educação em espaços íntimos de convivência onde as reflexões são rotineiras, as opiniões têm valor e as trocas de ideias fluem de forma prazerosa e afetuosa quem pega o bastão para seguir educando lida com o sentimento da responsabilidade e da alegria a um só tempo.  “Na Universidade de Fortaleza nos é muito caro o conceito Triplo L da aprendizagem: Life, Long, Learn. Aprendizagem ao longo da vida. Ou seja, a educação se dá em ciclos de formação formais e institucionalizados, mas a aprendizagem é um percurso que segue ao longo da vida. Até o momento em que a última célula deixa de existir há aprendizagem. Todo um percurso de uma vida é um percurso de aprendizagem. E isso reforça a lógica adotada pela Unifor de ensinar e aprender, de se investir em desenvolvimento permanente e múltiplo, sem comprometimento da autonomia”, defende.  

Uma jornada de conhecimento em direção ao novo sim, mas a partir do desenvolvimento e aperfeiçoamento de recursos de aprendizagem de excelência estruturados de acordo com as demandas de jovens e adultos interessados não só em se atualizar, mas, sobretudo, em refletir sobre o seu próprio tempo. “No século XXI, as experiências de aprendizagem não são aquisição de novidades ou de informação apenas. Educação vem aprofundar, traduzir, interpretar, aprofundar, relevar essa informação. Educação ao longo da vida é o processo em que o sujeito aprendiz vivencia o mundo a partir do convívio com outras pessoas, como os professores, que mediam essa reflexão sobre o mundo e significam os acontecimentos. Essa é a experiência que uma Universidade pode oferecer a quem recorre a ela, ano após ano e, cada vez mais, por toda uma vida. E é por isso que o tempo e a reflexão sobre ele estará nas linhas e entrelinhas das trajetórias acadêmicas relatadas e rememoradas por famílias que levam para vida a marca do ensino-aprendizagem na Unifor”, conclui Henrique Sá.