null Em passeio virtual, Sérgio Helle propõe olhar atento para a resistência da vida em “Águas de Março”

Sex, 7 Maio 2021 16:09

A exposição do artista cearense convida o público a reparar nos ciclos da natureza por meio das obras das séries Paradisus e Resurgentis

O artista chama a atenção para a importância que a natureza tem e a urgência de atuarmos pela preservação  dos recursos naturais (Fotos: Ares Soares)

Você é o convidado para um passeio virtual pelas galerias térreas do Espaço Cultural Unifor para apreciar as 50 obras que compõem a exposição Águas de Março, de Sérgio Helle. A visita virtual guiada pelo artista está disponível no Youtube da Unifor a partir as 16h deste sábado, 08 de maio. Logo após o lançamento do vídeo, às 17h, o público é convidado à interação e pode ganhar prêmios (um fone e um kit com brindes da Unifor) por meio das redes sociais da Universidade de Fortaleza.

“Se pode olhar, vê. Se podes ver, repara”, diz a epígrafe do livro Ensaio sobre a Cegueira, do português José Saramago. O trabalho do único escritor de Língua Portuguesa a ganhar o prêmio Nobel de Literatura (1998) inspirou uma das obras que fazem parte da exposição de Sérgio Helle. O artista fotografou vários estágios de uma flor que foram sobrepostos em poliéster. A obra já foi exposta em diversos países. “O livro tem tudo a ver com o que estamos vivendo agora”, compara Sérgio Helle relacionando a cegueira branca do enredo da obra ficcional com a pandemia de Covid-19 que foi declarada em março de 2020.

“Eu queria que a gente visse a força que a natureza tem e a necessidade de preservar isso, de lutar por essa preservação e de mudar nossos hábitos de consumo”, ressalta o artista que apresenta as séries Paradisus e Resurgentis na mostra em cartaz.

O artista mescla ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho/pintura. Entre os primeiros na cidade a usar o computador como instrumento artístico, realizou em 1995 a primeira exposição de infogravuras. Tem quatro livros publicados: Acqua (2010), Sérgio Helle – infogravuras (2013), Perfil Cearense (2013) e Paradisus – Uma reverência ao sagrado (2018).

A curadora da exposição, Izabel Gurgel, destaca que “Águas de Março”, a 13ª mostra individual do artista, faz conexões com os acervos e os espaços da Fundação Edson Queiroz. "Águas de Março" se conecta com três acervos da Unifor: os jardins, os livros e as obras de arte. Há intenções claras, como um convite, a “olhar melhor” e de “usufruir” dessas conexões, ressalta. Edições de livros da artista plástica e botânica inglesa Margaret Mee (1908-1988) e da escritora cearense Rachel de Queiroz (1910-2003) também integram a exposição.

Fundação Edson Queiroz

Instituição genuinamente cearense, a Fundação Edson Queiroz se orgulha por promover o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste há 50 anos. Criada em 26 de março de 1971, a Fundação foi uma das formas encontradas pelo industrial Edson Queiroz de retribuir, em forma de responsabilidade social, tudo o que a sua terra já lhe concedera. O maior entre os projetos sociais encampados pela Fundação Edson Queiroz se materializou na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Inaugurado em 1988, o Espaço Cultural Unifor é um dos mais importantes instrumentos de disseminação da arte no Brasil. Por meio do acesso gratuito às exposições, promove renovação e democratização do conhecimento das identidades artísticas, históricas e culturais do país. O espaço já abrigou mostras exclusivas, nacionais e internacionais, como Rembrandt, Candido Portinari, Miró, Beatriz Milhazes, Antonio Bandeira, Vik Muniz e Burle Marx.

A Universidade de Fortaleza tem adotado todas as medidas necessárias para conter a pandemia do novo coronavírus. Por enquanto, não é possível comparecer presencialmente à exposição; mas você pode fazer um passeio virtual através dos nossos vídeos e galerias. Aproveite!

A mostra “Águas de Março” comemora os 50 anos da Fundação Edson Queiroz (FEQ) e pode ser vista em passeio virtual em vídeo disponível às 16h neste sábado no Youtube da Unifor. Logo em seguida, o público que assistir ao vídeo pode interagir por meio das redes sociais da Unifor e concorrer a brindes.