angle-left Encontro virtual promove debate sobre a produção de soros antivenenos

Ter, 28 Abril 2020 14:40

Encontro virtual promove debate sobre a produção de soros antivenenos

Organizada pelo curso de Farmácia, a palestra intitulada “A experiência de um farmacêutico na gestão da produção de soros antivenenos no Instituto Vital Brasil”, acontece nesta quarta, 29 de abril, às 14h.


Palestra terá como tema a experiência na produção de soros antivenenos (Foto: Divulgação)
Palestra terá como tema a experiência na produção de soros antivenenos (Foto: Divulgação)

O curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz,  promove, nesta quarta-feira (29 de abril), a partir das 14h, a palestra virtual com o tema “A experiência de um farmacêutico na gestão da produção de soros antivenenos no Instituto Vital Brasil”

O evento será promovido na plataforma online Google Meet e terá como palestrante o Professor Doutor Ranieri Carvalho Camuzi, docente da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Na discussão, Ranieri irá compartilhar sua experiência na gestão da produção de soros antivenenos no Instituto Vital Brasil, que produz soros antivenenos semelhantes aos do Instituto Butantan. 

Rogildo Carlos, professor do curso de Farmácia, afirma que o debate pode ser uma experiência importante para os alunos do curso. A palestra está sendo articulada a partir do estágio em toxicologia que os estudantes têm a oportunidade de realizar no Centro de Informação Toxicológica do Instituto Doutor José Frota (IJF). O estágio é voltado para a parte de toxicologia clínica, onde participam do atendimento pacientes intoxicados por plantas tóxicas, picadas de animais, medicamentos e agrotóxicos. 

“No momento estamos trabalhando a parte de intoxicação por animais peçonhentos, então achamos que seria interessante convidá-lo para que falasse a respeito de como ocorre a produção do soro. Esperamos que seja um bom momento para que os alunos possam obter mais conhecimento através dessa palestra”, afirma o professor Rogildo. 

Inicialmente, o debate seria ofertado apenas para alunos que estivessem na condição de estágio no IJF. Porém, Rogildo e a professora Geyza Aguiar, afirmam que  por ser uma área de grande interesse por parte de estudantes do curso de Farmácia, a coordenação do curso decidiu que a palestra será aberta a todos os graduandos do curso. 

Sobre o palestrante

Docente do Departamento de Farmácia e Administração Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica. Tem experiência nas áreas de Gestão, Assistência em Saúde e Ensino, atuando principalmente em: gestão pública, assistência farmacêutica e multidisciplinar, farmácia hospitalar, administração farmacêutica, legislação farmacêutica, adesão terapêutica, atenção farmacêutica e farmácia clínica. 

Serviço

Palestra - A experiência de um farmacêutico na gestão da produção de soros antivenenos no Instituto Vital Brasil 

Data: 29 de abril de 2020 (quarta feira)

Horário: 14h às 15h

Link: meet.google.com/yph-wvio-pyh