null Entrevista Nota 10: Antônio Barbosa, o educador-inspiração

Ter, 5 Janeiro 2021 10:41

Entrevista Nota 10: Antônio Barbosa, o educador-inspiração

Professor do interior do Ceará desenvolve o projeto “Cooperando Saberes”, vencedor da 1ª edição do Prêmio Alpha Lumen de Criatividade na Educação

Para realizar o sonho de se tornar professor, Antônio Barbosa conciliava o bom desempenho nos estudos com o trabalho na lavoura (Foto: Arquivo pessoal)

Natural do sertão central do Ceará e filho de agricultores, Antônio Barbosa cultivou desde cedo o sonho de transformar sua realidade por meio da Educação. Aos 17 anos de idade decidiu sair do distrito de Malhadinha, zona rural da cidade de Quixeramobim, para investir na formação superior na cidade, distante 40 km de sua família.

Aos 29 anos, o pedagogo já possui duas graduações e três pós-graduações, além de aprovações em concursos públicos. Em 2020 o projeto “Cooperando Saberes”, coordenado por ele, venceu o Prêmio Alpha Lumen de Criatividade na Educação, que valoriza iniciativas pedagógicas e socioemocionais realizadas em escolas públicas e filantrópicas do Brasil.

No ano de 2017 tornou-se responsável por uma das 50 melhores turmas escolares do País, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e em 2016 recebeu o título de Professor-Inspiração de Quixeramobim.

Com exclusividade ao Entrevista Nota 10, o educador fala sobre os passos trilhados em sua trajetória profissional e enfatiza o poder da Educação no estímulo à autonomia dos estudantes para uma formação cidadã. Confira:

Entrevista Nota 10 - Primeiramente, gostaria de saber: como surgiu o sonho de se tornar um educador?

Antônio Barbosa - Desde criança gostava muito de estudar, e queria ser professor, porém trabalhei em outros segmentos e em 2013 comecei na educação, onde me sinto realizado na profissão, pois é onde posso contribuir para formação dos meus alunos e assim da sociedade.

Entrevista Nota 10 - Que ferramentas você considera de suma importância em sua trajetória e que o ajudaram a trilhar os passos que desejou?

Antônio Barbosa - O apoio da minha família, e a vontade de estudar, pesquisar, estar sempre procurando novas formas de aprendizagem.

Entrevista Nota 10 - Atualmente, como é sua rotina de trabalho?

Antônio Barbosa - Até 2020 estava trabalhando com fundamental I e Educação de Jovens e Adultos e a partir de agora, 2021, estarei trabalhando na Secretaria Municipal de Educação de Quixadá.

Entrevista Nota 10 - Você foi eleito Professor-Inspiração de Quixeramobim (2016) e responsável por uma das 50 melhores turmas escolares do Brasil, segundo o Ideb de 2017. O que isso representa?

Antônio Barbosa - Representa um trabalho conjunto da escola, professores e família. É o resultado de um trabalho feito a muitas mãos que junto tinha como prioridade a aprendizagem do aluno e como consequência os resultados vieram.

Entrevista Nota 10 - Como funciona o projeto “Cooperando Saberes”, vencedor da 1ª edição do Prêmio Alpha Lumen de Criatividade na Educação?

Antônio Barbosa - Devido os baixos índices compreendeu-se a necessidade de tornar mais significativo o ensino com metodologias mais atrativas e significativas, aulas mais prazerosas com mais interação entre alunos, professores e família, e nesta perspectiva, nasceu este projeto, inspirado na aprendizagem cooperativa com o objetivo de melhorar a aprendizagem por meio da cooperação e socialização dos saberes entre estudantes, superando a competição e o individualismo, e investindo no protagonismo juvenil a serviço de uma educação cidadã, na qual os alunos trabalham em grupos de estudos e cada um tem uma função predefinida e ajudam-se na aprendizagem do grupo.

Entrevista Nota 10 - Quais os impactos positivos da iniciativa na vida dos estudantes?

Antônio Barbosa - A vivência do projeto proporcionou uma relação de confiança mais forte entre professores e alunos, bem como é visível o clima de solidariedade estabelecido entre os participantes que, pouco a pouco, começam a desenvolver habilidades de convivência e responsabilidade social, avançando na autonomia e elevando a autoestima positiva, à medida em que socializam seus conhecimentos, aprendendo e ensinando uns com os outros, viabilizando a aprendizagem cooperativa. Também é interessante destacar que a experiência do Projeto como metodologia em algumas aulas conclui-se uma socialização dos saberes e construção coletiva do conhecimento.

Entrevista Nota 10 - O ano de 2020 findou com grandes desafios para a educação em todo o mundo. Como você acredita que podemos superar as dificuldades e fortalecer o processo ensino-aprendizagem?

Antônio Barbosa - Precisamos ainda mais unir forças, professores, alunos e família para que juntos possamos amenizar os impactos e construirmos juntos uma aprendizagem significativa e que nossos alunos sejam ainda mais protagonistas de seu conhecimento.