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Seg, 26 Fevereiro 2024 15:51

Entrevista Nota 10: Rayssa Thomaz e o mercado do marketing de moda

CEO da agência Yssa fala sobre os desafios e tendências do mercado de marketing moda, além de pontuar os diferenciais da Pós-Unifor para quem busca se capacitar na área


Publicitária e especialista em marketing de moda e gestão, Rayssa é curadora e professora do MBA em Marketing de Moda da Universidade de Fortaleza (Foto: Divulgação)
Publicitária e especialista em marketing de moda e gestão, Rayssa é curadora e professora do MBA em Marketing de Moda da Universidade de Fortaleza (Foto: Divulgação)

A indústria da moda possui diversas áreas de atuação, desde o planejamento de coleções, passando pelas fábricas e confecções, desfilando pelas passarelas até chegar ao guarda-roupa das pessoas e tomar as ruas. Só é possível concluir esse ciclo ao se vender tendências, produtos e marcas, e é para isso que existe o marketing de moda.

Em um contexto de redes sociais, o profissional desse ramo é cada vez mais requisitado. Mas com o aumento da procura por pessoas que trabalhem com o assunto, também vem crescendo a exigência por experts dedicados, capacitados e inovadores. 

Segundo Rayssa Thomaz, CEO da Yssa — agência de marketing de moda 360º que tem projeção nacional e atende nichos variados dentro do segmento —, o conhecimento e a dedicação são essenciais para se destacar no mercado.

“Para trabalhar com marketing de moda tem que ter conhecimento, precisa estudar diariamente. Eu estudo todos os dias há mais de 13 anos nessa área e é indispensável, porque em pouco tempo você fica para trás”, revela a publicitária, que já atuou como gerente de marketing em grandes empresas, como Cholet e Florinda.

Ela é especialista em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e em Gestão pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Já ajudou, por meio da Yssa, mais de 300 marcas de moda a se tornarem cada vez mais fortes, relevantes e lucrativas. Hoje também ministra treinamentos, por onde já passaram mais de cinco mil alunos.

A partir do próximo mês, Rayssa também será professora do MBA em Marketing de Moda da Universidade de Fortaleza. A formação inédita, que está com inscrições abertas, conta com a curadoria da empresária e dará início às aulas neste mês de março. 

Na Entrevista Nota 10 desta semana, a publicitária fala sobre os desafios e tendências do mercado de marketing moda, além de pontuar os diferenciais da Pós-Unifor para quem busca se capacitar na área.

Confira na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 — Como podemos definir o marketing de moda? Qual a diferença crucial entre ele e o marketing de outras áreas?

Rayssa Thomaz — A diferença crucial entre o marketing de moda e as outras áreas é que o marketing de moda trabalha diretamente com a autoestima e com o desejo. Então, trabalhamos com o emocional 100%. Nas outras áreas, tem muito do racional e do custo benefício, já no marketing de moda, não. É sempre o aspiracional.

Entrevista Nota 10 — Em tempos de redes sociais, o marketing de moda assume novas formas e possibilidades. Quais são os principais desafios para quem busca trabalhar nesse ramo? E as perspectivas de atuação?

Rayssa Thomaz — Hoje as possibilidades são infinitas. Desde a parte de um criador de conteúdo até um profissional que é focado na experiência com o cliente. Hoje há muitas funções [disponíveis para atuação]. Eu, como contratante para a minha agência [Yssa], sinto muita dificuldade para contratar. Então, precisamos muito de profissionais que busquem conhecimento, que busquem se dedicar e crescer no mercado porque ele está implorando por profissionais [capacitados].

Entrevista Nota 10 — Você é fundadora e diretora da Yssa, além de ter sido gerente de marketing em marcas como Cholet e Florinda. Estando há mais de uma década atuando frente a grandes nomes, como você vê as mudanças que vêm acontecendo no marketing de moda, tanto no Brasil quanto pelo mundo? Que tendências podemos esperar para os próximos anos?

Rayssa Thomaz — As mudanças, para algumas pessoas, podem parecer desesperadoras. Para nós, as mudanças são oportunidades, porque quanto mais atentos estamos no mercado, mais inovadora a Yssa é. Então vemos sempre as mudanças como oportunidade e abraçamos elas com muita rapidez para trazer inovação para os nossos clientes. Quanto mais mudança tiver, melhor! E podem vir mais e mais mudanças, que vamos estar prontos para testar, validar e aplicar.

Entrevista Nota 10 — O que é preciso para ser um profissional que se destaca no mercado do marketing de moda? Ter formação na área é um diferencial importante? 

Rayssa Thomaz — O conhecimento, sem dúvida nenhuma, é um grande pilar. E atrelado a ele, com o mesmo grau de importância, é a dedicação. Vemos hoje pessoas muito acomodadas, sabe? Precisamos de gente com sangue no olho, que é uma geração que fez acontecer muito. Precisamos dessa inspiração, dessa vontade, dessa garra.

Realmente, para trabalhar com marketing de moda tem que ter conhecimento, precisa estudar todos os dias. Eu estudo todos os dias há mais de 13 anos nessa área e é indispensável, porque em pouco tempo você fica para trás. Então, para se diferenciar, é muito estudo e muita dedicação, é ser uma pessoa acessível para estar ali disposta a contribuir, a colaborar. Pode parecer que é simples, mas na verdade não é. O mercado está muito carente desse profissional.

Entrevista Nota 10 — O MBA em Marketing de Moda, do qual você é curadora e professora, é uma das formações oferecidas pela Unifor para quem quer seguir carreira no ramo. Quais são os principais diferenciais do curso? O contato com o corpo docente de excelência é um plus no networking?

Rayssa Thomaz — Eu tenho muito orgulho de ser curadora e professora do MBA em Marketing de Moda da Unifor. Já tinha recebido outros convites de outras instituições, mas o meu relacionamento com a Raquel Bastos [coordenadora do curso] realmente fez com que eu abraçasse esse projeto com muito carinho. E o maior diferencial é que quem vai te ensinar são pessoas que estão fazendo, que estão no mercado aplicando exatamente aquilo que elas ensinam. Não é só teoria, é prática em formato de teoria.

Entrevista Nota 10 — Para finalizar, de que forma o aluno pode esperar sair ao final do curso enquanto profissional? O que ele terá confiança de fazer ao ter o título do MBA em Marketing de Moda pela Unifor? 

Rayssa Thomaz — Com certeza o networking também é um grande plus. O que o profissional pode esperar depois de se formar — depois de ter tido essa rede de contatos, todo esse conhecimento e em toda oportunidade que ele tiver de ter aplicado esse negócio — é que ele vai sair, com certeza, um especialista. Mas, como tudo na vida, o importante é aprender e aplicar.