null Espaço Cultural Unifor estará fechado até quinta-feira para montagem de novas exposições

Seg, 4 Abril 2022 17:55

Espaço Cultural Unifor estará fechado até quinta-feira para montagem de novas exposições

A mostra "100 anos da Semana de Arte Moderna em Acervos do Ceará" será reaberta também no dia 7 à noite.


No dia 8 de abril, as atividades de visitação, que são gratuitas e abertas ao público, serão retomadas normalmente (Foto: Ares Soares)
No dia 8 de abril, as atividades de visitação, que são gratuitas e abertas ao público, serão retomadas normalmente (Foto: Ares Soares)

A Fundação Edson Queiroz informa que o Espaço Cultural Unifor não funcionará para visitas de amanhã até quinta-feira à noite (dias 5, 6 e 7 de abril), em função da montagem de duas novas exposições. O espaço abrirá às 19 horas para a vernissage das mostras “O Céu como Limite” e “Macedônia”, além de dar continuidade à mostra “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará”, em cartaz desde o último dia 22 de março. No dia 8 de abril, as atividades de visitação, que são gratuitas e abertas ao público, serão retomadas normalmente.

A residência artística na República da Macedônia do Norte, em 2019, foi a gênese da exposição “Macedônia”, dos artistas Daniel Chastinet e Wilson Neto. As 23 telas em técnica mista sobre tecido também contam sobre expandir olhares e viajar no cotidiano, tudo em dupla. Por meio das pinturas e dos relatos de viagem, eles reduzem a distância geográfica e cultural entre o Ceará e o país do sudeste europeu, localizado a cerca de oito mil quilômetros de Fortaleza, cidade natal de ambos.

Já “O Céu como Limite”, mostra individual do artista plástico e designer Mario Sanders,  apresenta 44 obras que, entre telas e outros suportes, trazem uma abordagem sobre o desconhecido acerca do universo. O experimentalismo reina na exposição, que incorpora objetos como toalhas, sandálias de borracha e cadeiras. “A exposição trata das relações físicas e emocionais sobre a vida, sobre a morte, o infinito e o desconhecido, questionamentos acerca da vida material, espiritual, e comportamental representadas por objetos e imagens do cotidiano”, destaca o artista.

Tendo como obra-símbolo a tela “Figuras (Seresta)”, de Emiliano Di Cavalcanti, a mostra “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará” reúne cerca de 150 trabalhos que manifestam uma vontade de renovação, mesmo sentimento que serviu como mote para a Semana de Arte Moderna de 1922, um marco na história da arte brasileira que celebra seu centenário este ano.

Serviço

Abertura das exposições “O Céu como Limite” e  “Macedônia”
Data: 7 de abril de 2022, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Unifor
Mais informações: (85) 3477.3319

Espaço Cultural Unifor
Local: Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 19h – sábados e domingos, das 10h às 18h
Não haverá funcionamento regular nos dias 5, 6 e 7 de abril