angle-left Feira de Profissões apresenta carreiras a alunos de Ensino Médio

Feira de Profissões apresenta carreiras a alunos de Ensino Médio

Os estudantes experimentam atividades dentro do campus, associadas às diversas profissões (Foto: Ares Soares/Unifor)
Os estudantes experimentam atividades dentro do campus, associadas às diversas profissões (Foto: Ares Soares/Unifor)

A Fundação Edson Queiroz promove a 5ª edição da Feira de Profissões Unifor dias 4 e 5 de maio próximos. Na oportunidade, professores, alunos e funcionários da Universidade de Fortaleza estarão à disposição para tirar as principais dúvidas dos visitantes. Também serão realizadas exposições, oficinas, visitas guiadas aos laboratórios de práticas profissionais e palestras. 

Henrique Sá, vice-reitor de Graduação da Unifor, explica que a Feira das Profissões Unifor já é reconhecida pelo calendário educacional do Estado do Ceará. “Nós criamos um espaço para aprendizagem e para o mergulho em experiências voltadas para as carreiras, momento em que os estudantes experimentam atividades dentro do campus, associadas às diversas profissões”, salienta Henrique Sá.

A escolha profissional é motivo de muitas dúvidas para os jovens que estão no ensino médio. Por isso é preciso avaliar com cautela a universidade que pretende estudar, a carreira a seguir, assim como as expectativas do mercado de trabalho. A programação da Feira de Profissões prevê visitas guiadas aos quatro Centros de Ciências da Unifor, no período da manhã e tarde. No segundo dia, haverá encontros de professores da Unifor com alunos de escolas de Fortaleza. Em pauta, conversa franca e objetiva, olho no olho, sobre as diferentes carreiras.

O evento é um dos mais expressivos da Unifor, chegando a ter na edição de 2017 mais de 10 mil inscritos. Michelle Galvão, coordenadora geral do evento, explica que, durante a organização, são mobilizados mais de 1.000 professores e alunos para o atendimento aos visitantes e planejamento das atividades. “Todo o campus se prepara para esse acontecimento. A Feira de Profissões tem uma proposta de valor muito relevante para os estudantes, para as escolas e para as famílias, pois facilita o processo de escolha profissional. É muito gratificante ver o engajamento de muitos estudantes vindos de até mesmo de outras cidades, exclusivamente para esse momento. A chegada ao ensino superior é um bem social, e portanto, uma conquista coletiva”, ressalta.

Além da programação técnica, a Feira de Profissões terá atrações culturais, com o show de encerramento do evento, no sábado, e o Espaço Cultural Unifor, que abrirá na sexta-feira (4), das 8h às 18h, e no sábado (5), das 10h às 18h, para visitas à exposição “Da Terra Brasilis à Aldeia Global”, que reúne cerca de 260 obras do acervo da Fundação Edson Queiroz, de artistas renomados como Miró, Dali, Renoir, Matisse, Aleijadinho, Di Cavalcante, Lasar Segall e Anita Malfatti.

A área de Estágios e Carreiras realizará atividades lúdicas de orientação profissional na sexta-feira (4), das 8h às 17h, além de promover, durante o horário de almoço, a exibição de um filme seguida de conversa sobre o futuro do trabalho, na sala da videoteca.

O Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) prestará Orientações sobre Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior na sexta-feira (4), das 8h às 17h. O PAP atende às demandas de acessibilidade de alunos com necessidades educacionais específicas, tanto nas provas como na utilização de livros em braile ou na locomoção pela Universidade, por exemplo.

A Biblioteca da Unifor, que também está envolvida no projeto, oferece acesso ao software NVDA, que converte texto para áudio, possibilitando ao aluno o acesso à plataforma Unifor Online. Atualmente, a Biblioteca Central dispõe de mais de 206 mil livros, dos quais, 21 mil também em formato digital. Além desse acervo, a biblioteca disponibiliza aos alunos da Unifor vídeos e periódicos e outros conteúdos digitais.

A Universidade de Fortaleza possui relacionamento permanente com as escolas de ensino médio, a partir do agendamento de visitas ao campus, atividades de oficinas, palestras em áreas específicas e participação em feiras na escola. Os grupos de escolas podem agendar atividades conforme a área de interesse dos alunos, por meio do e-mail ou por telefone.

Serviço

Período: 4 e 5 de maio de 2018
Horário: 8h às 18h (sexta-feira) e 8h às 12h (sábado)
Local: Campus da Unifor (Av. Washington Soares, 1321)
Mais informações: 3477-3113 | feiradeprofissoes@unifor.br
Inscrições e programação completa em: www.unifor.br/feiradeprofissoes