angle-left Filósofo francês Gilles Lipovetsky vem a Fortaleza para palestra no Mundo Unifor 2019

Filósofo francês Gilles Lipovetsky vem a Fortaleza para palestra no Mundo Unifor 2019

Uma das principais vozes mundiais nos estudos sobre consumo e hipermodernidade chega à capital cearense como principal atração do evento


O autor realizará a palestra “A Sociedade da Sedução: emoção, mídias e economia”. Foto: Reprodução.
O autor realizará a palestra “A Sociedade da Sedução: emoção, mídias e economia”. Foto: Reprodução.

Referência a mundial em estudos sobre o consumo, o filósofo francês Gilles Lipovetsky é a principal atração do Mundo Unifor 2019. O autor realizará a palestra “A Sociedade da Sedução: emoção, mídias e economia”, no dia 17 de outubro, às 17h30, na Praça Central da instituição de ensino. 

Por que você não pode faltar

Moda, consumo e hedonismo estão entre os principais temas discutidos pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky. Considerado uma das principais vozes mundiais em estudos sobre a hipermodernidade, o autor possui livros traduzidos em mais de 18 idiomas. Entre eles, clássicos como “O Império do Efêmero - a moda e seu destino nas sociedades modernas” e “A Era do Vazio - ensaios sobre o individualismo contemporâneo”. 

Lipovetsky transita com facilidade nas discussões que buscam entender o consumo para além do luxo, como algo fundamental para contemplar as necessidades básicas humanas. Nesse contexto, aborda os papéis das instituições sociais e governos na caracterização da “hipermodernidade”, marcada pelo pensamento individualista, pelo desencantamento com as ideologias e pelo culto ao prazer.

Quem for ao evento terá a oportunidade entender questões fundamentais que caracterizam a hipermodernidade, como a economia de mercado, a revolução tecnológica e a autonomia individual. “Ele faz parte de um conjunto de pensadores contemporâneos , talvez um dos mais influentes, que reflete essa discussão de uma sociedade apática do ponto de vista da expressão de valores, apesar de extremamente rica de preceitos culturais nos pequenos espaços”, reflete Henrique Sá, vice-reitor de Graduação da Unifor.

Sobre o Mundo Unifor

A 9ª edição do Mundo Unifor tem como tema “A experiência do conhecimento no mundo em transformação: ética e estética”. De 17 a 19 de outubro, a Universidade de Fortaleza se apresenta, novamente, como palco de troca de conhecimento sobre temas contemporâneos. 

A programação inclui palestras com personalidades renomadas. Além do filósofo francês Gilles Lipovetsky, o evento traz a Fortaleza o dramaturgo e escritor italiano radicado no Brasil Contardo Calligaris e o especialista em gestão educacional Conrado Schlochauer. 

Paralelamente, de 16 a 19 de outubro, serão realizados os Encontros Científicos, espaço de destaque para refletir o conhecimento e a pesquisa produzidos pela Unifor e incentivar a formação de pesquisadores.

Além disso, a edição do Mundo Unifor 2019 celebra a 20ª edição da Unifor Plástica, iniciativa da Fundação Edson Queiroz voltada para o estímulo e fortalecimento da arte cearense e para a formação de público. A mostra, que neste ano terá curadoria de Denise Mattar, estará em exibição de 8 de outubro de 2019 a 16 de fevereiro de 2020.

Serviço

Gilles Lipovetsky no Mundo Unifor 2019
Data:
 17/10/19
Horário: Às 17:30 horas 
Local: Praça Central da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 - Edson Queiroz)
Entrada gratuita