null Grupo “Para Além do Peso” trata obesidade feminina de forma interdisciplinar

Sex, 23 Setembro 2022 15:20

Grupo “Para Além do Peso” trata obesidade feminina de forma interdisciplinar

Com proposta de traçar mudanças nos hábitos alimentares por meio de abordagens nutricionais e psicológicas, serviço oferecido pelo NAMI é aberto ao público

Entender o porquê das escolhas alimentares ajuda a melhorar a relação das pessoas com a comida e o corpo (Foto: Getty Images)

Em tempos de sedentarismo e fast-food, manter uma vida saudável é um desafio. Apesar da maioria da população saber que alimentação balanceada e exercícios físicos são essenciais, nem todo mundo consegue manter o ponteiro da balança equilibrado.

O consumo exagerado de calorias sem que haja um gasto calórico proporcional pode levar à obesidade. Tal condição costuma aumentar o risco de complicações de saúde física – como diabetes, pressão alta e problemas cardiovasculares –, além de afetar, por vezes, a saúde mental da pessoa.

Visando melhorar a relação com a comida e o corpo por meio da percepção mais apurada sobre a alimentação, foi criado o grupo de atendimento interdisciplinar “Para além do peso”. A iniciativa é realizada pelo setor de Nutrição do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino mantida pela Fundação Edson Queiroz.

Desde 2019, os encontros auxiliam mulheres com obesidade a buscar meios de equilibrar saúde mental e física com a alimentação. Nesta sétima edição, as reuniões começarão no próximo dia 28 de setembro, das 15h30 às 17h, e serão realizadas às quartas-feiras. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 3477-3621 ou pelo WhatsApp (85) 99211-2700.

Nutricionista Ana Paula Queirós, estudante de psicologia Dhebora Fonseca e psicóloga Raquel Barsi, na 4ª edição do grupo “Para Além do Peso”, em 2020 (Foto: Arquivo pessoal)

Foco na saúde feminina

Segundo a nutricionista Ana Paula Queirós e a psicóloga Raquel Barsi, profissionais que estão à frente do projeto, a decisão por contemplar apenas mulheres foi estratégica, haja vista a maior demanda do público feminino por essa área. Além disso, a segmentação por gênero permite uma melhor identificação de dificuldades entre as participantes.

Ana Paula destaca que a ideia é oferecer um atendimento interdisciplinar às integrantes do grupo. "Como comer é um ato biopsicosociocultural, o elo entre a nutrição e a psicologia é fundamental para abordar as atitudes alimentares, entender o que influencia as escolhas e a forma de comer. Com essas informações, é possível programar mudanças alimentares viáveis e realistas, conforme a realidade de cada indivíduo”, explica.

Isabelle Fontenele, participante da 5ª edição do “Para Além do Peso”, procurou o grupo porque sua aparência a levava a um excesso de autocobrança. Ela conta que, quando começou a participar dos encontros, estava com quase 80kg.

“Pensava que era compulsiva e, com o tempo, entendi que não era compulsão alimentar, e sim fome emocional”, explica. Hoje, em paz com a própria aparência, Isabelle afirma: “Sou feliz por esse grupo me proporcionar o conhecimento do meu corpo”.

IMC e obesidade

Para quem está acima do peso, mas não sabe se atingiu a obesidade, um diagnóstico simplificado baseado no Índice de Massa Corporal (IMC) pode ser o primeiro passo para identificar o sobrepeso. Para isso, é necessário duas informações: peso e altura. O IMC é o resultado da divisão do peso (em quilos) pelo quadrado da altura (em metros), ou seja:

Segundo os parâmetros adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há três graus de obesidade:

• IMC entre 30 e 34,9 kg/m2 - Obesidade grau um
  • IMC entre 35 e 39,9 kg/m2 - Obesidade grau dois
  • IMC acima de 40 kg/m2 - Obesidade grau três

A nutricionista Ana Paula Queirós é coordenadora do Programa Interdisciplinar de Nutrição aos Transtornos Alimentares e Obesidade (Pronutra) da Unifor (Foto: Ares Soares)

Dicas para manter uma vida equilibrada

Para Ana Paula, comer bem não está atrelado ao peso, a uma medida ou a um número na balança. A nutricionista ressalta que “o ‘comer normalmente’ é flexível e varia em resposta a emoções, atividades, fonte e proximidade com o alimento”. Ela dá dicas para uma relação saudável com a comida. Confira abaixo:

• Rejeitar a mentalidade de dieta;
  • Honrar a fome;
  • Fazer as pazes com a comida;
  • Sentir a saciedade;
  • Descobrir o fator de satisfação;
  • Preferir alimentos in natura ou minimamente processados;
  • Lidar com as emoções sem usar comida;
  • Respeitar seu corpo;
  • Encontrar formas prazerosas de se exercitar;
  • Honrar a saúde.

Inscrições no grupo

Para participar do grupo “Para Além do Peso”, é cobrada uma tarifa social no valor de R$80,00 no cartão de crédito ou de R$70,00 à vista por cada quatro encontros. As inscrições são abertas ao público e podem ser feitas pelo telefone 3477.3621 ou por WhatsApp, no número (85) 99211.2700. Ao todo, serão 12 encontros semanais.

Grupo Interdisciplinar Para Além do Peso
Local: Setor de Nutrição do NAMI
Data: Às quartas-feiras, a partir de 28 de setembro
Público-alvo: mulheres com obesidade