null Hemoce inicia campanha de doação de sangue e lança aplicativo em parceria com a Unifor

Seg, 1 Abril 2019 18:02

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Estande estará na Unifor até dia 5 de abril (Foto: Ares Soares)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, inicia nesta terça-feira, 2 de abril, a nova campanha para doação de sangue. O lançamento será às 9 horas, na sede do Hemocentro, em Fortaleza. Na oportunidade, também será apresentado o aplicativo DoeSangue, que facilitará o processo da doação.

“O feriado da Semana Santa costuma ter uma necessidade de transfusão maior até do que no Carnaval. Por isso, a gente lança essa campanha para relembrar à população para se programar e antes do feriado ajudar a quem espera pela solidariedade do outro”, ressalta Luciana Carlos, diretora geral do Hemoce.

A campanha “Vidas que salvam vidas, o amanhã de alguém depende do seu hoje” objetiva reforçar a importância da doação sanguínea como uma atitude voluntária e regular. A abertura da programação terá a participação do cantor Waldonys que receberá os doadores de sangue ao som da sanfona.

O músico é padrinho da campanha de doação de sangue há seis anos e voluntariamente participa das ações do Hemoce. “Poder levar através da música uma mensagem de bem, incentivar as pessoas a realizar esse gesto tão valioso, eu me sinto honrado e muito feliz em contribuir”, declara.

Aplicativo DoeSangue

A parceria estabelecida entre o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e o Laboratório de Inovação do Núcleo de Aplicação e Tecnologia da Informação (Nati) da Unifor resultou no aplicativo DoeSangue. A ferramenta é tema da dissertação da aluna do curso de Mestrado em Saúde Coletiva, Joélia Rodrigues, e do trabalho de conclusão de curso do aluno da graduação em Engenharia de Computação, Vinícius Freire, ambos da Unifor.

“O aplicativo tem com o objetivo aliar os conhecimentos da saúde às novas tecnologias na captação e fidelização de doadores de sangue. Qualquer pessoa, independente de já ter doado sangue ou não, pode gratuitamente baixar o aplicativo e navegar nas funcionalidades como, por exemplo: agendar a doação de sangue, verificar quais os locais para doar e se informar sobre as dúvidas mais frequentes”, relata Christina Praça, professora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Unifor e orientadora da pesquisa em parceria com o professor Eurico Vasconcelos.

O projeto contou também com a contribuição do hematologista Francisco Wandemberg e os alunos da Liga do Sangue do curso de Medicina da Unifor.

Inicialmente, o DoeSangue será lançado nesta terça-feira, 2, para sistema Android. Em breve também disponível para o sistema iOS. O aplicativo possibilitará que o usuário tenha acesso ao histórico de doações realizadas, saber qual seu tipo sanguíneo e se já estão no período de realizar uma nova doação.

“Hoje, o celular tem múltiplas funcionalidades. E trazer a doação de sangue para esse universo com certeza irá ajudar a conquistar e fidelizar os doadores”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Doe sangue, salve vidas

Para facilitar o acesso da população aos locais de coleta, um estande do Hemoce estará na Unifor para coleta de sangue. O atendimento será aberto ao público e acontecerá do dia 1º a 5 de abril, das 15h às 20h na segunda-feira, 1º, e das 9 às 20 horas nos demais dias.

Quem estiver saudável, bem alimentado, com idade entre 16 e 69 anos, e apresentando um documento oficial e com foto, pode ser doador de sangue. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal.

O termo de consentimento está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br). Todo o processo de doação leva em média de 40 a 60 minutos. Os homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes por ano e as mulheres a cada três meses, no máximo três vezes ao ano. Uma bolsa de sangue com cerca de 450 ml pode ser utilizada por até quatro pessoas após a separação dos componentes do sangue.