null Inscrições abertas para a etapa de e-sports do Desafio Unifor de Escolas

Inscrições abertas para a etapa de e-sports do Desafio Unifor de Escolas

Atletas de FIFA, Street Fighter, Counter-Strike: Global Offensive e League of Legends concorrem dias 29 de outubro e 5 de novembro

Esporte eletrônico cresce ganhando atletas profissionais e público fiel (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove, anualmente, o Desafio Unifor de Escolas, evento que reúne mais de 600 atletas de 20 escolas públicas e privadas de ensino médio de Fortaleza, competindo em nove modalidades, entre elas o esporte eletrônico, conhecido como e-sports, que já faz parte das competições desde 2019.

Os desafios de FIFA e Street Fighter acontecerão em 29 de outubro, já os atletas de CS:GO e LoL terão seu embate no dia 5 de novembro. Para participar, os alunos devem estar regularmente matriculados na escola, no entanto, é necessário realizar inscrição.

Entre o público cearense, a modalidade vem alcançando cada vez mais adeptos. Existente há cerca de um ano, a Federação Cearense de E-sports já conta com mais de 1.500 filiados cadastrados. Segundo Washington Lemos, presidente da Federação, outro sintoma desse crescimento é o fato de atletas locais já ocuparem posições de destaque no cenário nacional.

Ele ressalta o desempenho de vários jogadores, como Lzinn, Vrauu e Leka, esta última, jogadora de FIFA, que já participou de várias competições nacionais e internacionais, alcançando o vice-campeonato mundial. Washington destaca também o trabalho do treinador Otávio “Nightt” Melo, paulista radicado no Ceará, responsável por treinar a iNCO Gaming, equipe que conquistou recentemente o campeonato nacional de PUBG Mobile.

O presidente da Federação aposta no crescimento da modalidade no Ceará e faz uma previsão: “Nosso estado vai crescer gigantescamente dentro do esporte eletrônico e, com certeza, vai estar no top cinco nacional em uma média de quatro anos”.

Para ser considerado um jogador profissional, o atleta precisa participar das competições de alto nível e fazer parte de uma equipe cadastrada dentro dessas competições. “Assim você pode dizer que é um jogador profissional da categoria de esporte eletrônico”, enfatiza Lemos.

“Os esportes eletrônicos passaram a fazer parte das modalidades disputadas nos jogos universitários brasileiros, então nada mais coerente do que trazer a modalidade para o Desafio Unifor e observar os talentos que temos nas escolas”, declara Ralciney Barbosa, gestor da Divisão de Atividades Esportivas (DAD) da Unifor. Ele diz que a boa receptividade dos e-sports junto aos adolescentes também influenciou na decisão de incluir a modalidade no calendário do evento.

Barbosa cita ainda o aprimoramento da qualidade dos equipamentos para a prática da modalidade e a acessibilidade como fatores favoráveis ao crescimento dos e-sports, e afirma não ter dúvidas sobre o desenvolvimento da modalidade nos próximos anos.

Etapa E-Sports do Desafio Unifor de Escolas 2022
Datas: 29 de outubro (FIFA e Street Fighter) e 5 de novembro (League of Legends e Counter-Strike)
Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio
Local: Parque Desportivo da Universidade de Fortaleza