null Laboratório de Pesquisa da Pós-Unifor participará de evento científico online sobre ócio na quarentena

Grupo OTIUM, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, participará ativamente da VIII Jornada de Estudos Sobre Ócio e Tempo Livre, evento que terá como tema “Recriando a vida em tempos de pandemia”.

Professor Clerton Martins, coordenador do OTIUM (Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre) (Foto: Ares Soares)

“O que fazer em tempos de não fazer nada?”. Essa é uma das muitas reflexões que surgem nesse momento de quarentena, e também um dos objetos de estudo do OTIUM (Grupo de Estudos Multidisciplinares sobre Ócio e Tempo Livre), Laboratório do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Sabendo da importância dessa discussão para o atual cenário, o Grupo realizará uma série lives que irão compor a VII Jornada de Estudos Sobre Ócio e Tempo Livre, cujo tema será “Recriando a vida em tempos de pandemia”. A escolha das transmissões online para o evento se dá pela facilidade ao livre acesso, sendo uma alternativa ideal para compartilhar ideias e fomentar debates neste período de isolamento social.

Sobre o objetivo dos encontros virtuais, o professor de Psicologia Clerton Martins, que é integrante da iniciativa, comenta que “o OTIUM, enquanto Laboratório de Pesquisa que estuda sobre o ócio e o tempo livre como valores subjetivos e coletivos, e como possibilidades para a dignidade da existência, da consciência, do sentido pessoal e da apreensão de si, reafirma seu compromisso com a sociedade neste momento de recolhimento, compartilhando algumas pontuações a partir do conhecimento científico desenvolvido ao longo de seus anos de estudo e pesquisa”.

É relevante destacar que o Laboratório atua desde 2005 e é parceiro da Associação Ibero-Americana de Estudos de Ócio. As lives irão acontecer via Instagram, entre os dias 05 e 29 de Maio de 2020, sempre a partir de 15h30.

05/05 - “Contribuições da Psicologia Analítica em Tempos de Pandemia”.
Mediação: Rafaela Paiva - UNIFOR
Convidado: Heráclito Aragão - Instituto Dédalos

07/05 - “Isolamento Social: entre Ócio e Tédio”.
Mediação: Laís Moraes - Universidade do Minho Portugal
Convidado: Marlo Renan - UNIFOR/ OTIUM

12/05 - “Entre a Solidão e a Solitude: Faces da Quarentena”.
Mediação: Lucas Bonfim - UNIFOR
Convidado: Cybele Nogueira - IFCE

14/05 - “Apreensões sobre o Sagrado na Quarentena”.
Mediação: Cristina Bessa - UNIFOR
Convidado: Gileno Nunes - UNIFOR/IFCE

19/05 - “Sobre a Criatividade de Reinventar-se em meio ao Isolamento”.
Mediação: Renata Mota -  UNIFOR
Convidado: Sidarta Cavalcante -  UNIFOR/ AION

21/05 - “Experiências de Leitura Literária em Tempos de Isolamento”.
Mediação: Welligton B. Jr. - Universidade de Aveiro - Portugal
Convidado: Marlo Renan - UNIFOR/OTIUM

22/05 - “Ócio e Processo de Individuação”.
Mediação: Raphaella Paiva - UNIFOR
Convidado: Júlio Guedes - UFC

26/05 - “Atividade Física Humanizada em Tempos de Quarentena”.
Mediação: Zuleika Araújo - UNIFOR
Convidado: Marcos Maciel - UEMG

28/05 - “Educação e Vulnerabilidade durante a Pandemia”.
Mediação: Francisco Chagas - UNIFOR
Convidado: Fabiana Neiva - UNIFOR/ OTIUM/ LINIC

29/05 - “Sobre Escritas de Si no Ser(Tão) em Isolamento”.
Mediação: Welligton B. Jr - Universidade de Aveiro - Portugal
Convidado: Mailson Furtado Viana - Prêmio Jabuti 2018 Brasil