null Liga de Medicina da Unifor produz podcast sobre doação de órgãos

Ter, 19 Setembro 2023 09:45

Liga de Medicina da Unifor produz podcast sobre doação de órgãos

Iniciativa da Liga de Doenças Crônicas Degenerativas não Transmissíveis (LADEC) foi realizada em prol da campanha “Doe de Coração”

Médico convidado, dr. Glauber Gean explica, no conteúdo, funcionamento da fila de transplante e esclarece dúvidas frequentes sobre o tema (Foto: Arquivo pessoal)

Em consonância com a campanha “Doe de Coração” de 2023, estudantes do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, produziram um podcast abordando a temática do transplante de coração e do processo de doação de órgãos.

Iniciativa dos integrantes da Liga de Doenças Crônicas Degenerativas não Transmissíveis (LADEC) da Universidade, a produção contou com a participação do dr. Glauber Gean, médico transplantista cardíaco do Hospital de Messejana e professor da graduação em Medicina da instituição. Para ouvir o conteúdo clique no link abaixo.

+ Ouça agora

Conscientização gera doação

A ideia de produzir o podcast veio de forma espontânea por meio dos integrantes da LADEC. Conforme relata a estudante de Medicina da Unifor e presidente da liga acadêmica, Beatriz Memória Feitosa, os estudantes desejavam abranger a maior quantidade de pessoas possíveis. Para isso, levaram em consideração a popularização atual dos podcasts e a facilidade de abrangência da internet, assim como das redes sociais.

Para a futura profissional de saúde, o envolvimento dos estudantes de Medicina na Campanha Doe de Coração 2023 é de extrema relevância para os acadêmicos e para a população em geral.

Por meio dessa integração dos discentes, há uma maior quantidade de ações em diferentes esferas da extensão, concomitantemente, uma maior diversidade de público abrangido pela campanha, e, assim, a maior captação de possíveis doadores por meio da conscientização geral” - Beatriz Memória Feitosa, estudante de Medicina da Unifor

Conhecimento a favor da vida

Convidado escolhido pelos alunos para participar do podcast, Dr. Glauber Gean é especializado em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, mestre em transplante pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e médico concursado da secretaria estadual de saúde do Ceará no Hospital do Coração de Messejana, atuando na unidade de transplante e insuficiência cardíaca.

“Dr. Glauber Gean é um profissional de extrema sabedoria e detentor  de imensurável conhecimento acadêmico e social. Contar com a participação dele, que também é nosso professor no curso de Medicina na Universidade de Fortaleza, foi uma imensa honra para nós”, ressalta Beatriz.

Estudantes integrantes da LADEC receberam o professor Glauber Gean para gravação de podcast sobre transplante e doação de órgãos (Foto: Arquivo pessoal)

Critérios da fila de transplante, trâmites legais para o procedimento de doação de órgãos, questões de compatibilidades, doação em vida e importância da doação de órgãos para a saúde pública foram alguns dos tópicos abordados no conteúdo.

Liga de Doenças Crônicas Degenerativas não Transmissíveis

Ofertadas para os cursos de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), as ligas são definidas pelo estatuto universitário como “entidades estudantis, de caráter multidisciplinar, sem fins lucrativos e sem qualquer vinculação política ou religiosa”. Elas possuem diversos interesses de estudo e podem ser constituídas por professores e alunos de áreas distintas.

Estudantes integrantes da LADEC participam de atividades como congressos, treinamentos, publicações de artigos científicos, discussão de casos clínicos e promoção de cursos e ações de extensão (Foto: Arquivo pessoal)

A Liga de Doenças Crônicas Degenerativas não Transmissíveis (LADEC) foi regulamentada em 15 de maio de 2017 e tem como objetivos estudar temas das doenças crônicas degenerativas não infecciosas e respostas imunológicas e assuntos afins, complementando a capacitação teórico-prática dos acadêmicos graduandos da área da saúde.

Doe de Coração

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Unifor, lançou dia 5 de setembro a 21ª edição da Doe de Coração. Desde 2003, a campanha desenvolve ações para informar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos. Durante todo o mês de setembro são realizadas ações de conscientização e sensibilização no Campus da Unifor e em hospitais, clínicas e empresas parceiras.

Os números de doadores efetivos e de transplantes no Ceará já apresentam aumento em comparação a 2020, período em que houve uma queda brusca nos registros de doações e transplantes de órgãos no Ceará devido à pandemia de Covid-19.

Se naquele ano o número total de transplantes chegou a 1.122, o menor desde 2010, a partir de 2021 os transplantes voltaram a ultrapassar a marca de 1.500 anuais, segundo dados do IntegraSUS, portal de transparência da Saúde do Ceará. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, mais de 65 mil pessoas estão na fila de transplante de órgãos no Brasil, um dos maiores números do século 21.

Ficha técnica

Produção e Roteiro: Beatriz Memória Feitosa, Gabriel Lima, Isabella Pita, Mayara Madeira, Márcia Marinheiro e Marcos Júnior.
Apresentação: Beatriz Memória Feitosa, Gabriel Lima e Isabella Pita.
Fotografia e audiovisual: Nathália Bastos Oliveira e Rádio Unifor.
Ouça o conteúdo clicando aqui.