null Livro de Gilmar de Carvalho é relançado pela Unifor na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

“O gerente endoidou” reúne ensaios sobre a propaganda cearense. Relançamento comemora 20 anos do curso de publicidade da Universidade de Fortaleza.

O professor Gilmar de Carvalho (Foto: Bruno Bressam)

A Universidade de Fortaleza promove, em 23 de agosto às 16h, o lançamento da nova edição do livro “O gerente endoidou”, de Gilmar de Carvalho, na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. A publicação possui contribuição histórica para a memória da propaganda cearense.

O título do livro remete a um antigo bordão da publicidade cearense, “O gerente endoidou e o preço baixou”, veiculado em comercial histórico da tradicional loja de variedades  Esmeralda, localizada no Centro de Fortaleza. A frase inspirou o escritor e professor Gilmar de Carvalho, ainda em 1982, quando fez o primeiro ensaio do livro.

A Unifor foi a primeira instituição de ensino superior a ofertar o curso de Publicidade e Propaganda no Ceará. O livro, cujo conselho editorial foi composto pelos professores Cláudio Sena, Kalu Chaves e Tarcísio Bezerra, é uma edição comemorativa referente ao recém completados 20 anos do Curso de Publicidade e Propaganda da Unifor.

Sobre o autor

Gilmar de Carvalho graduou-se em Direito em 1971 e em Comunicação Social em 1972 pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Trabalhou em agências de publicidade (Scala e Mark). É Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1991) e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo (1998),quando sua tese ganhou o Prêmio Silvio Romero. Neste mesmo ano, ganhou o Prêmio Érico Vanucci Mendes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Foi vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2014, com a pesquisa “Rabecas de Tradição”. Sua área de interesse é o das relações entre a Comunicação e a Cultura. Fomenta e pesquisa atividades de ateliês xilográficos da região do Cariri como a Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte, acompanhando a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes.

Relançamento do livro “O gerente endoidou: ensaios sobre Publicidade e Propaganda no Ceará”
Autor: Gilmar de Carvalho
Data: 23 de agosto de 2019