null No Agosto Lilás, Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor debate sobre violência contra a mulher

O encontro conta com a presença da pesquisadora Juliana Guimarães, doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz, com pós-doutorado em Saúde Coletiva

O Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas nas Redes de Atenção à Saúde (GPRAS) incorpora duas linhas de pesquisa: Planejamento e Organização dos Serviços de Saúde e Políticas e Práticas no Enfrentamento às Violências (foto: Getty Images)

A violência doméstica e familiar contra a mulher é tema fundamental no Brasil, país que ocupa o quinto lugar entre os que mais registram mortes de mulheres em condições violentas. O Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas nas Redes de Atenção à Saúde (GPRAS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realiza evento sobre o tema no dia 17 de agosto. Intitulado “Diálogos sobre o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, o encontro virtual será às 18 horas.

O evento contará com a presença da pesquisadora Juliana Guimarães, doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz, Rio de Janeiro, Pós-Doutora em Saúde Coletiva pelo PPGSC. Segundo a professora do PPGSC e do curso de Enfermagem da Unifor, professora Luiza Jane Eyre de Souza Vieira, que tem pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2017), no encontro serão compartilhados conhecimentos e experiências sobre a trajetória relacionada ao tema violência, com ênfase no Enfrentamento às Violências Contra a Mulher, em cenários brasileiros e lusitanos.

O mês de agosto é voltado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher (Foto: Getty Images)

A docente ressalta ainda a importância de se debater sobre essa temática, que faz referência ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. “É importante discutirmos e aprimorarmos conhecimentos sobre as tipologias das manifestações de violência contra a  mulher na formação acadêmica. Estes diálogos tornam-se subsídios para a tomada de decisão nas situações cotidianas do exercício profissional.”, comenta Luiza Jane Eyre.

Sobre o grupo de pesquisa

Coordenado pela professora Luiza Jane Eyre, o Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas nas Redes de Atenção à Saúde tem como objetivo colaborar com a formação de recursos humanos em pesquisas que reverberam na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como, de recursos humanos aptos para lidar com situações de violência e os mecanismos de enfrentamento.

A professora Luiza Jane Eyre coordena o Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas nas Redes de Atenção à Saúde (GPRAS) (foto: acervo pessoal)

O grupo de estudo incorpora duas linhas de pesquisa: Planejamento e Organização dos Serviços de Saúde e Políticas e Práticas no Enfrentamento às Violências. O GPRAS articula-se entre pesquisadores, alunos da graduação em Enfermagem, mestrado e doutorado em Saúde Coletiva e preza por debates interdisciplinares.

Conheça o PPGSC

No Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Unifor, os estudantes se formam em docente e pesquisador na área da Saúde Coletiva, sendo capazes de articular pesquisa, ensino e extensão de forma interdisciplinar e transdisciplinar com vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico. O Programa valoriza o potencial científico, filosófico, cultural e ético, desenvolvendo a liderança de cada pós-graduando para atuação nos diferentes contextos da saúde, assim como o pensamento crítico e reflexivo.

O PPGSC proporciona formação acadêmica em pesquisa por meio da incorporação dos avanços recentes, com aprofundamento dos procedimentos metodológicos e desenvolvimento das habilidades científica e tecnológica para lidar com as problemáticas de saúde local/regional/nacional e propor soluções, ao tomar como base as tendências atuais da Promoção da Saúde no ensino, serviço e comunidade.

Um dos diferenciais da formação oferecida pelo PPGSC é a utilização de metodologias não tradicionais. Elas despertam nos alunos interesse pelo ensino com pesquisa numa perspectiva crítica e transformadora. A utilização de estudos de caso abordados a partir de metodologias ativas tem despertado nos discentes o interesse pela carreira docente, cujo percentual de 85% se efetiva na própria Unifor e em outras instituições locais e nacionais após a conclusão do curso.

Outro destaque são as Ligas de Ensino, Extensão e Pesquisa com a participação de doutorandos, mestrandos e alunos de graduação na realização atividades com transferência de tecnologias nas escolas públicas de ensino médio, inclusive com produção de material didático, instrumental e educativo sobre temáticas contempladas nos pilares da promoção da saúde e sua interface com a prevenção de riscos e cidadania.

Serviço:

Diálogos sobre o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Palestrante: pesquisadora Juliana Guimarães, doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fiocruz, Rio de Janeiro, Pós-Doutora em Saúde Coletiva pelo PPGSC
Data: 17 de agosto
Link de inscrição