null Nova disciplina contribui para a formação de alunos na área de responsabilidade social

Qui, 3 Dezembro 2020 10:57

A disciplina também fortalece a política da colaboração já cultivada entre a Unifor e o Dendê, por meio de equipamentos como a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz. (Foto: Ares Soares)

A lógica de um ecossistema saudável está na base da criação da disciplina optativa Responsabilidade Social e Ambiental, que a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino superior da Fundação Edson Queiroz, passa a ofertar a alunos e alunas de todas as graduações, a partir de 2021.

“Quando falamos em Sistema Ecológico isso inclui o conjunto das relações dos seres vivos entre si e destes com o ambiente em que vivem. Portanto, nosso foco recai justamente no desenvolvimento harmônico com o meio, seja ele uma cidade, uma comunidade ou uma empresa. Assim é que, através do aporte e aplicação do conhecimento científico, levaremos estudantes e professores a propor soluções para problemas reais já observados em territórios próximos, como o do Dendê, estimulando assim o empreendedorismo comunitário e a gestão dos pequenos negócios. O saber aplicado ao fazer, impactando positivamente na vida dos que convivem naquela região e há muito já atuam juntos em prol do todo”, conceitua o professor Henrique Sá, vice-reitor do Ensino de Graduação da Unifor.

O sentir-se socialmente responsável entra em sala de aula para também ensinar sobre o desenvolvimento de competências complexas capazes de responder ao volátil século XXI. Para Henrique Sá, é experimentando e vivenciando na prática o conhecimento que a Universidade de Fortaleza busca preparar seus estudantes para responder de forma inovadora aos desafios socioeconômicos e ambientais que têm pautado e ressignificado negócios e empreendimentos em todo o mundo.

Conteúdos e habilidades profissionais que se restringem ao conhecimento técnico são limitados e não atendem às necessidades de um contexto tão dinâmico e incerto como o que a gente vive hoje. Daí porque é preciso lidar, desde a graduação, com problemas complexos que também irão moldar os valores e a visão de mundo dos futuros profissionais. Portanto, quando propomos uma disciplina voltada à responsabilidade social e ambiental também estamos investindo em inteligências múltiplas e formação de excelência”, complementa.

Sob coordenação do Centro de Comunicação e Gestão (CCG), a nova disciplina Responsabilidade Social e Ambiental deve culminar assim em projetos a serem implantados na comunidade do Dendê ou ações que possam aperfeiçoar negócios já implantados, sempre visando o empoderamento comunitário.

A ordem, portanto, é trabalhar em consonância com os saberes e fazeres locais, respeitando a vocação do lugar e afirmando propósitos compartilhados, o que deve gerar uma contribuição assertiva a partir de conhecimentos e experiências. Iniciativa da vice-reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex), a disciplina também fortalece a política da colaboração historicamente cultivada entre a Unifor e o Dendê, por meio de equipamentos como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI), a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz, o Centro de Formação Profissional (CFP) e o Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ), entre outros. Haverá, portanto, ainda mais capilaridade entre as modalidades extensivistas e curriculares, além de um acompanhamento pedagógico e técnico de projetos e empreendimentos com potencial transformador e que se pretendem duráveis”, conclui Henrique Sá.