angle-left Nutrição: o que existe de novo no mercado de trabalho?

Qua, 8 Maio 2019 17:15

Nutrição: o que existe de novo no mercado de trabalho?

Novas áreas de atuação ampliam o leque de quem busca melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir da alimentação balanceada.


O Curso de Nutrição da Unifor tem como proposta formar profissionais capazes de exercer a profissão nas três grandes áreas da Nutrição (Foto: Ares Soares)
O Curso de Nutrição da Unifor tem como proposta formar profissionais capazes de exercer a profissão nas três grandes áreas da Nutrição (Foto: Ares Soares)

O profissional de Nutrição continua sendo lembrado como aquele que prescreve dietas personalizadas e de acordo com as necessidades nutricionais do indivíduo. Até aí tudo bem, mas essa visão clássica da profissão contrasta com outros campos de atuação em que o nutricionista tem atuado com louvor. 

A área de segurança alimentar é uma das que mais cresce no mercado e está diretamente relacionada à alimentação coletiva. De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Unifor, Carolinne Reinaldo, a preocupação com a segurança nutricional está em alta e é cada vez mais comum encontrar nutricionistas atuando efetivamente na construção de cardápios de restaurantes e refeitórios de empresas. 

“Hoje, ter um nutricionista cuidando da Unidade de Alimentação e Nutrição de um restaurante, hotel, lanchonete, refeitórios industriais entre outros, além de ser um atrativo (propaganda), também é sinal de atenção e preocupação com a saúde e bem-estar de seus clientes internos (funcionários) e externos”, avalia. 

A pesquisadora também aponta uma outra área de atuação que tem crescido nos últimos anos: o ambiente escolar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 41 milhões de crianças menores que 5 anos sejam obesas ou estejam acima do peso no mundo. Cuidar para que meninas e meninos cresçam saudáveis também é papel dos nutricionistas que trabalham em escolas. 

“Tendo em vista que a maioria das crianças passa a maior parte do tempo nas escolas, muitas vezes em tempo integral, elas fazem a maioria das refeições nesse ambiente. O profissional nutricionista, portanto, se tornou um grande aliado”, analisa.

Mas quem opta pela clínica tradicional também precisa buscar a inovação. Cada vez mais os nutricionistas estão imersos no universo das redes sociais, buscando oferecer serviços além das consultas tradicionais. Aqui no Ceará, um exemplo de sucesso é o complexo de serviços criado pela nutricionista Mirella Freire. Além de serviços na área de Nutrição, o espaço oferece especialidades como Endocrinologia e Fisioterapia Dermatofuncional. 

A professora Carolinne ressalta a importância dessa visão diferenciada. Segundo ela, o curso de Nutrição da Unifor condensa o estímulo ao empreendedorismo sem esquecer a natureza da formação na área. “É muito importante estar atento às inovações, mas também ao que realmente tem relevância científica, não esquecendo da essência da ciência da Nutrição”.

Outra novidade, também influenciada pelas redes sociais, tem sido a busca por uma vida mais equilibrada, focada em uma dieta que reúne nutrientes capazes não só de atender às necessidades do organismo, mas também de prevenir doenças. Nesse aspecto, a Nutrição Comportamental também ganha destaque no atual mercado de trabalho do profissional de Nutrição. Essa abordagem nos convida a ter um olhar ampliado sobre o processo de saúde e doença, buscando conhecer o paciente a fundo, e não somente a doença em si.

Sobre o assunto, a professora Carolinne destaca a importância do profissional questionar, junto ao paciente, a eficácia de shakes e pílulas que prometem resultados impossíveis. “A promessa de efeitos milagrosos e passageiros podem ser prejudiciais e pouco sustentáveis. Em alguns casos, podem gerar o 'efeito sanfona' (o indivíduo emagrece e ganha novamente o peso perdido, ou até mais). Casos de transtornos alimentares começam com a adoção de dietas restritivas”, alerta.

Viu só a diversidade de possibilidades de atuação de um Nutricionista no mercado atual? Lembre-se que uma formação de qualidade será um diferencial importante na sua atuação depois de formado (a). Venha para a Unifor e busque o destaque que você tanto busca!

Mais informações: 
(85) 3477.3282 | nutricao@unifor.br | www.unifor.br/web/graduacao/nutricao