null Orgulho Unifor: Egressa é destaque à frente da Secretaria de Saúde de Fortaleza

Seg, 29 Agosto 2022 11:51

Orgulho Unifor: Egressa é destaque à frente da Secretaria de Saúde de Fortaleza

Aline Gouveia é a primeira enfermeira a ocupar o cargo de secretária adjunta da pasta municipal

Secretária adjunta da Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia é egressa do curso de Enfermagem da Unifor (Foto: Arquivo pessoal)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, tem a tradição de revelar profissionais de destaque Brasil afora. Diversos egressos da instituição chegam a assumir importantes cargos de liderança. Esse é o caso de Aline Gouveia, graduada pelo curso de Enfermagem, que se tornou a primeira enfermeira a ocupar o cargo de secretária Adjunta da Saúde de Fortaleza e vem ganhando destaque à frente da pasta.

Aline ingressou na Unifor em 1995. Apesar de ter sido aprovada em outros cursos, optou em realizar a graduação em Enfermagem pois sua mãe trabalhava na área administrativa de um grande hospital em Fortaleza. Desde então, se apaixonou pela profissão. “Nasci vendo minha mãe dentro do hospital e, a partir disso, pude ter um contato direto com diversos profissionais, principalmente os enfermeiros”, pontua.

Na Universidade, a hoje enfermeira teve a oportunidade de se engajar em projetos e realizar estágios que a introduziram no mercado de trabalho. Formou-se em 1999 e pôde, já no início da sua trajetória profissional, participar da implantação do Programa Saúde da Família – hoje chamado Estratégia Saúde da Família (ESF) –, projeto do Ministério da Saúde voltado para a atenção básica no Brasil.

A partir da iniciativa, Aline acumulou diversas experiências como servidora pública municipal de Fortaleza e estadual do Ceará. Atuou, por exemplo, como coordenadora de atenção primária, vigilância epidemiológica e sanitária no interior do Estado; e coordenou as Regionais de Saúde em Fortaleza. Já na parte acadêmica, realizou mestrado em Saúde da Família, além da Especialização em Epidemiologia e da Profissionalização dos Trabalhadores da Área da Enfermagem.

+ Enfermagem: amor, desafios e mudanças na pandemia

Em 2021, tornou-se a primeira enfermeira a assumir o cargo de secretária adjunta na pasta de Saúde de Fortaleza. “Foi muito honroso ter sido designada para essa vaga. É um desafio muito grande. Hoje, a maior parte da minha vida se traduz na Secretaria Municipal da Saúde”, declara.

No cargo,  Aline presta apoio técnico de gestão a toda rede de Fortaleza, que engloba mais de 116 postos de saúde, 10 hospitais e outros diversos equipamentos. A secretária destaca ainda a importância da Universidade de Fortaleza para ter alcançado o sucesso na sua profissão.

“A Unifor foi a minha base, me proporcionou uma estrutura de excelência e professores que guardo com muito carinho. Ela me deu as condições técnicas para eu assumir todos os cargos que necessitei. Sem dúvidas, o meu tempo dentro da universidade foi muito proveitoso e rico de conhecimento”
Aline Gouveia, secretária Adjunta de Saúde de Fortaleza e enfermeira egressa da Unifor

Atuação de destaque

Aline Gouveia (ao centro) na cerimônia de entrega da medalha Dr. Periguary de Medeiros (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Neste mês de agosto, Aline foi contemplada com a medalha Dr. Periguary de Medeiros. A homenagem foi proposta pela vereadora Nêga do Henrique Jorge e realizada em decorrência ao trabalho prestado pela secretária à frente da pasta de Saúde de Fortaleza. A solenidade de entrega aconteceu na Câmara Municipal.

A medalha, que foi criada em 1998 e batizada em homenagem ao médico e obstetra fortalezense Periguary de Medeiros, é concedida para profissionais da saúde que tenham se destacado em suas atribuições. Honrada com a homenagem, Aline pretende “seguir trabalhando para prestar assistência de qualidade à população”.