Menos30 Fest: palestra “Daqui para onde?” aborda tendências profissionais do século XXI

qua, 27 novembro 2019 08:39

Menos30 Fest: palestra “Daqui para onde?” aborda tendências profissionais do século XXI

A iniciativa trouxe debate sobre as mudanças tecnológicas, suas transformações exponenciais, e como isso impacta na construção do futuro


Os convidados discutiram sobre mudanças tecnológicas e suas transformações exponenciais, inteligência artificial, automação robótica, internet das coisas, e como esses aspectos influem no futuro que desejamos construir. Foto: FotoNIC.
Os convidados discutiram sobre mudanças tecnológicas e suas transformações exponenciais, inteligência artificial, automação robótica, internet das coisas, e como esses aspectos influem no futuro que desejamos construir. Foto: FotoNIC.

A jornalista e repórter do programa Fantástico, Renata Ceribelli comandou a mediação da palestra “Daqui pra onde?”, que aconteceu no Palco Grandes Atrações, alocado no Teatro Celina Queiroz, durante o Menos30 Fest.

Os convidados Ivan Patriota, Eduardo Perez e Vasco Furtado discutiram sobre mudanças tecnológicas e suas transformações exponenciais, inteligência artificial, automação robótica, internet das coisas, e como esses aspectos influem no futuro que desejamos construir. 

A revolução tecnológica, todas as suas vertentes e ramificações já fazem parte ou farão parte do cotidiano em qualquer sociedade. Como os seres humanos fazem uso dessas tecnologias, como se empenham para transformar o mundo a partir ferramenta foi a questão de enfoque principal discutida durante a iniciativa

Entender tendências, interpretar dados, analisar informações, capacidade de adquirir novos conhecimentos, saber se relacionar com o outro e não ter medo da tecnologia, além de se adaptar e criar com essa ferramenta, foram pontos ressaltados pelos palestrantes e pela mediadora como indispensáveis para a construção de um futuro de sucesso. 

Renata Ceribelli afirmou a importância de aliar tecnologia para o crescimento de qualquer profissão. “Eu estou me reinventando em meus 30 anos de profissão. Por isso devemos sair da nossa zona de conforto e usar a tecnologia a nosso favor. E o principal, nunca devemos parar de aprender”, declarou. 

Segundo Ivan Patriota, transformar a sociedade em um local menos desigualdade é de extrema importância. “Acredito que um bom futuro, seja aquele menos desigual, no nosso país e no mundo, em que as pessoas tenham mais oportunidade. E transformar a sociedade em um local mais igual é uma responsabilidade do governos, da academia, das empresas e dos cidadãos. Isso acontecendo vai ser benéfico para a nossa economia, quanto para o nosso social”, ressaltou. 

O Diretor de Data & Analytics do time de Inteligência Digital da Globo, Eduardo Perez acredita que sem uma boa educação ambiental o futuro não será como todos desejam. “Não temos duas terras para explorarmos recursos e não temos pessoas que entendam o potencial estrago que o ser humano faz no planeta. Por mais que esse assunto seja divulgado pela mídia, ninguém muda o seu estilo de vida para tentar melhorar essa situação. Então, acredito que um bom futuro só vai existir se nos empenharmos nessa questão”, afirma Eduardo. 

Saiba mais sobre os Palestrantes

Ivan Patriota, Diretor Executivo do CESAR Labs, área de Experimentação e Empreendedorismo do CESAR. Graduado em Ciência da Computação (Unicap), Especialista em Gestão de Projetos (UPE).

Eduardo Perez é Diretor de Data & Analytics do time de Inteligência Digital da Globo. Lidera equipes que atuam com as ferramentas AdTech e com as plataformas de dados para a publicidade digital. Participou da transformação digital de várias empresas desde o início da Internet no Brasil. Bacharel em Economia (USP), possui pós-graduação em Engenharia de Software (FASP) e MBA em Environmental Management and Technology (USP). Em sua trajetória profissional, conduziu equipes de engenheiros de software e cientistas de dados que criaram produtos baseados em análise estatística preditiva/machine learning, inteligência artificial, desenvolvimento de software e infraestrutura de TI.

Vasco Furtado é professor e Diretor de Pesquisa e Inovação da Universidade de Fortaleza. Formado em computação pela Universidade Federal do Ceará, fez mestrado na Universidade Federal da Paraíba e doutorado na Universidade de Aix-Marseille III, França.  Realizou o pós-doutorado no KSL (Knowledge Systems Laboratory), berço do nascimento da Inteligência Artificial, na Universidade de Stanford.